Levantamento realizado pelo Instituto IDOC mostra que as iniciativas de fiscalização conduzidas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) contam com aprovação majoritária da população de Cuiabá. De acordo com a pesquisa, 79,3% dos entrevistados avaliam positivamente a cobrança feita pelo órgão ao Governo do Estado para acelerar as obras do sistema de transporte Bus Rapid Transit (BRT), que ligará Cuiabá a Várzea Grande.
O estudo também destaca que 73% dos participantes aprovam a criação de uma mesa técnica pelo TCE-MT destinada a discutir o superendividamento de servidores públicos estaduais provocado por empréstimos consignados. A mesma ação inclui auditoria sobre juros, prestações e correções aplicadas pelas instituições financeiras.
Metodologia do levantamento
A pesquisa foi realizada presencialmente entre 11 e 15 de outubro e ouviu 600 moradores de todas as regiões de Cuiabá. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Fiscalização do BRT
Para acompanhar o andamento das obras do BRT, o TCE-MT instaurou o Acompanhamento Simultâneo Especial referente ao Contrato nº 052/2022 da Secretaria de Infraestrutura. O presidente do tribunal, conselheiro Sérgio Ricardo, tem feito visitas mensais ao canteiro de obras. Na vistoria mais recente, em 2 de outubro, ele confirmou que os trechos previstos no acordo extrajudicial autorizado pela Corte foram entregues dentro do prazo e que o cronograma vem sendo cumprido.
Auditoria nos consignados
Paralelamente, o TCE-MT examina mais de 300 mil contratos de empréstimos consignados que, segundo denúncias, comprometem até 99% da remuneração de alguns servidores. Enquanto a auditoria não é concluída, estão suspensos os repasses a empresas de crédito investigadas e os descontos considerados abusivos em folha de pagamento.
Ao comentar os números do levantamento, o presidente Sérgio Ricardo afirmou que a resposta da sociedade reforça o papel do Tribunal de Contas na defesa do uso correto dos recursos públicos e na promoção da transparência.
Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de MT Esporte
- Morador reage à invasão de residência, atira contra suspeito e caso será investigado em Alta Floresta - 6 de julho de 2026
- Marcha para Jesus reúne fiéis e espera Flávio Bolsonaro - 20 de junho de 2026
- Governo de MT fecha pacto com Cuiabá e VG para ampliar saúde e educação - 3 de junho de 2026
↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓
↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓
Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) -








Assine o Canal










Adicionar comentário