fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

ALTA FLORESTA COLUNA AF - ANÁLISE DOS FATOS CRIMES DE RESPONSABILIDADE DENÚNCIAS MATO GROSSO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em Nota, prefeitura confirma isolamento tardio de secretário de Alta Floresta e autoridades se omitem

(Last Updated On: 25 de março de 2021)

PAU QUE BATE EM CHICO, NÃO BATE EM FRANCISCO – 

Nem o Ministério Público, Câmara de Vereadores, autoridades competentes ou mesmo o prefeito Chico Gamba tomaram atitude a altura da conduta criminosa do secretário Lauriano Barella.

Nas redes sociais a população exige uma ação enérgica do poder público contra o secretário.

Responsável pela pasta da Saúde no município de Alta Floresta, testou positivo para a Covid-19 e  mesmo sabendo estar contaminado saiu contagiando a “Deus e todo mundo” no município.

Em uma Nota inócua de “Esclarecimento“, a prefeitura municipal ainda tenta dar uma lição de moral na população com recomendações de que o mal exemplo do secretário deve ser seguido como um “alerta“, porém, se esquece que lembrar, ou se lembra de esquecer que em tais casos a punição legal tem que ser aplicada, mas, tegiversa (dá as costa) ao assunto como se o secretário tivesse cometido um mero deslize (no meu entendimento, de deslize caráter é obvio).

Mesmo o Instituto Federal de Mato Grosso  – IFMT /Alta Floresta, tendo emitido Nota Técnica assinada pelas mesmas responsáveis pelo exame conclusivo e irrefutável do secretário Lauriano Antonio Barella, que teve a infeliz ideia de desqualificar os profissionais e a própria instituição com a apresentação de uma exame confiabilidade inferior, para justificar sua conduta reprovável, nada foi dito ou feito pela prefeitura municipal ou autoridades competentes diante de tamanho despropósito social.

A necessidade de isolamento social, entre 10 e 14 dias, conforme orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a própria secretaria Municipal de Saúde foram deliberadamente negligenciadas por aquele que hoje já não possui qualquer moral para cobrar da população o cumprimento de qualquer norma sanitária em defesa das vidas em risco no município.

Recentemente (17/03), uma mulher, cidadã do município foi investigada e caçada pela fiscalização sanitária com força policial como criminosa, ao se ter a notícia de que a mesma estava circulando pela cidade estando com resultado positivo para a Covid-19,  mulher foi acusada de “infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”. (LEIA AQUI)

Mas, diferentemente do caso do secretário de Saúde, que ao que se sabe tem as “costas quente” por possuir proximidade parental com um “Bam Bam Bam” da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, o protecionismo seletivo chega a ser enojante por parte das autoridades bem como da prefeitura perante a sociedade de Alta Floresta.

Enquanto isso, os fatos falam por si só, o secretário testou positivo no dia 18/03 (Quinta), momento em que já deveria ter se recolhido imediatamente ao isolamento absoluto, teve o conhecimento de que estava contaminado no dia 19/03 (Sexta) e mesmo assim, escondeu de todos seus subordinados na secretaria de Saúde,  atendeu normalmente em expediente da secretaria e ainda saiu pelos quatro cantos da cidade dando entrevistas e atuando como não oferecesse risco algum a população.

Descumprindo assim o artigo 268, da lei federal 2.848 de 1940, que trata sobre “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”.

Como se já não bastasse, começam a chegar denúncias anônimas de servidores de dentro da secretaria de Saúde afirmam que contraíram a doença do secretário, que indiferente ao risco proporcionado a sua equipe, simplesmente continua suas rotinas dentro e fora órgão que administra.

Na última Sexta-feira (19/03) por exemplo, o secretário gravou entrevista a repórter Daiane Carvalho, da Tv Nativa (Record), no meio da rua, em frente a Unidade Básica de Saúde  – Ana Nery, e já tinha pleno conhecimento seu resultado do exame, conforme vídeo abaixo.

https://www.facebook.com/watch/?v=122144413204577

Em vídeo publicado e exibido nas páginas do Facebook da própria prefeitura municipal de Alta Floresta, o secretário Lauriano Barella aparece em público, no aeroporto municipal, ao lado do prefeito Chico Gamba, para receber mais um respiradores que chegava de Cuiabá, com a mesma informalidade de quem veio a uma festa com amigos, conforme o vídeo abaixo.

https://www.facebook.com/PrefeituraAltaFloresta/videos/346508733411253

Ou seja, do 18/03 (Quinta) até a tarde do dia 20/03, o secretário teve um espaço de 72 horas de ampla circulação pelo município, em contato com equipes médicas, servidores, populares, repórteres, vereadores e a população em geral, configurando o mais completo descaso com a saúde pública de Alta Floresta.

Na última Segunda-feira (22/03), um cidadão de Alta Floresta fez o que qualquer outro pode fazer a qualquer momento diante de tantas provas cabais de um crime em andamento, prestou um Boletim de Ocorrência, de nº 2021/73778, contra o secretário municipal de Saúde, que agora terá que dar explicações a justiça quanto ao seu deplorável exemplo.

Não satisfeito com as improbidades morais que causou ao município, o secretário ainda teve a brilhante ideia de declarar ao portal RDNEWS (de Cuiabá), em Nota dirigida aquele portal, que tudo não passava de “falácia política” contra sua gestão a frente da pasta da Saúde, dando a entender que os errados são aqueles que estão cobrando das autoridades a responsabilização do ato em si.

LEIA TAMBÉM:

VEJA A NOTA EMITIDA PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTA FLORESTA SOBRE O CASO:

<strong>NOTA DE ESCLARECIMENTO</strong>
O secretário de saúde realizou um teste de Swab cujo resultado foi positivo.

Cumpre dizer que o Secretário encontra-se em isolamento e assim deverá permanecer até 28/03.

Diversamente do que foi veiculado o secretário está assintomático até o momento, e reitera que o episódio serve de alerta de como essa doença exige cautela.

Em tempo, o Município de, Alta Floresta está desenvolvendo diversas frentes de trabalho para tentar conter a disseminação da COVID-19, buscando formas de atender mais e melhor os nossos munícipes, criando leitos de UTI, leitos clínicos, contratando profissionais de saúde, reformando as estruturas, e vacinando a população.

Estamos em Guerra contra esta maldita doença, devemos nos unir e não poupar esforços nessa luta, que deve ser somente contra o vírus.

E aproveitamos e pedimos para que nossa população use máscara, evitar aglomerações e higienizar sempre as mãos. Vamos cuidar uns dos outros.

Vale ressaltar que o secretário só passou ao isolamento a partir desta Segunda-feira (22/03), após tomar conhecimento de que poderia ser denunciado a polícia, resta saber se aqueles que deveriam prestar satisfações a sociedade de Alta Floresta vão agir ou continuar na mais completa omissão conscensual?

Em entrevista concedida ao G1, a prefeitura errôneamente afirma que o secretário fez o teste no dia 19/03 (Sexta), quando na verdade foi no dia 18/03 (Quinta) e que teria recebido o resultado após as 17:00hs, dando assim uma margem de dúvida de 24 horas, caso fosse verdade. (ESTE TRECHO DA NOTÍCIA JÁ FOI DEVIDAMENTE CORRIGIDO NO SITE G1 APÓS NOSSA COLUNA APONTAR OS ERROS COMETIDOS PELO PORTAL).

Mas a questão é que, além de ser mentira, conforme comprova o exame emitido pelo Laboratório Biologia Molecular da IFMT, ainda que tivesse recebido o resultado uma semana depois o isolamento imediato se dá a partir do momento que se realiza o exame, e não após a confirmação.

NOTA TÉCNICA E EXAME DO SECRETÁRIO LAURIANO BARELLA EMITIDOS PELO IFMT:

Nota técnica Lab BioMol IFMT (ALF)
COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 1.201 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook