fbpx
ATUALIDADES E VARIEDADES BARRACOS & ESCÂNDALOS BRASIL EM DESTAQUE FAKE NEWS POLÊMICAS E CONFUSÕES REDES SOCIAIS ÚLTIMAS NOTÍCIAS WHATSAPP

Pneu estoura e mata o primo do porteiro, mas atestado de óbito é de coronavírus! Será?

(Last Updated On: 30 de março de 2020)

Atestado de óbito compartilhado nas redes sociais mostra que Reginaldo Jacinto da Silva morreu de COVID-19, mas a causa da morte foi a explosão de um pneu de caminhão! Será verdade?

No final de março de 2020, a mensagem abaixo começou a se espalhar no Twitter e, depois, através de grupos do WhatsApp. De acordo com o texto acompanhado de uma certidão de óbito, o primo de um porteiro, Reginaldo Jacinto da Silva, teria morrido após um pneu de caminhão estourar na sua cara. No entanto, segue o relato, a causa da morte teria sido atestada como COVID-19!

Nos grupos de WhatsApp postagens sugerem que essa “manobra” estaria sendo feita pelos governadores numa tentativa de prejudicar o presidente Jair Bolsonaro, inflando os números a respeito de vítimas do novo coronavírus.

Será que isso é verdade ou mentira?

Verdade ou mentira?

O curioso em publicações como essas é que vários perfis publicaram o mesmo texto quase que ao mesmo tempo. O conteúdo do texto é vago e as postagens são exatamente iguais!

Nos grupos de WhatsApp, a mesma certidão de óbito foi compartilhada diversas vezes:

Nossas pesquisas

Uma busca pelo CRM nº 24689, da doutora Ingrid Rodrigues – citada no atestado de óbito – no portal CFM e é atestado que ela está devidamente cadastrada:   

Reprodução: CREMEPE

Ao conferir a autenticidade do selo digital 0076562.SBH01202002.00895 no portal do Tribunal de Justiça de Pernambuco, podemos verificar que o registro de óbito existe, de fato. No entanto, não tivemos acesso ao conteúdo do documento:

 

Primeira menção não fala sobre explosão de pneu

No dia 25 de março de 2020, o Portal da Prefeitura – de Recife – publicou uma reportagem a respeito da morte do borracheiro Reginaldo Jacinto da Silva, a causa da morte não havia sido confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (de Pernambuco), mesmo com a certidão autenticada pelo TJPE.

O Portal da Prefeitura citou uma apuração feita pelo blog Nelia Brito, que entrou em contato com a Secretaria de Saúde questionando as razões pelas quais o óbito não constava das estatísticas e boletins daquela Secretaria. No entanto, o blog não teve nenhum retorno das autoridades.

Perceba que em nenhum momento é citado que o homem teria morrido depois por causa da explosão de um pneu de caminhão. Essa parte surgiu em publicações feitas no Twitter 4 dias depois.

Certidão de óbito que circulou no final de março de 2020!

Atualização 29/03/2020 – 19h

Após a publicação desse artigo, nos chegou uma nota da Secretaria de Saúde de Pernambuco, explicando que a certidão de óbito é real, mas que o homem não morreu com o COVID-19. Leia a nota, na íntegra:

“Tem circulado pelas redes sociais uma certidão de óbito que coloca a Covid-19 como causa da morte de um homem. O caso não consta no boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, que é encaminhado diariamente ao Ministério da Saúde. Apesar da certidão ser documento verídico, o óbito não foi provocado pelo novo coronavírus. Após análises laboratoriais, foi detectada a presença de outro vírus respiratório nas amostras do paciente. A SES-PE reforça que a certidão de óbito é um documento sigiloso e que deve ser disponibilizada apenas para a família. A Secretaria conta com o apoio da população para não repassar esse tipo de informação, em respeito ao falecido e seus familiares e que não compartilhem notícias falsas.”

Também recebemos uma nota em nome do Hospital Maria Lucinda, assinado pelo médico infectologista Luciano Wagner Arraes, afirmando que o paciente deu entrada no dia 21 de março de 2020 com um quadro de pneumonia e que ele veio a falecer no dia 23. A nota atesta também que o paciente não morreu vítima de infecção por coronavírus:

Conclusão

Há uma certidão de óbito em nome de Reginaldo Jacinto da Silva, mas não há nenhuma prova de que ele teria morrido em decorrência da explosão de um pneu de caminhão. Em nota enviada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, foi constatado que o homem não morreu com o COVID-19!

Obs: O conteúdo desse artigo foi alterado minutos após a sua publicação para inserir a consulta positiva ao CRM da doutora Ingrid Rodrigues. Na postagem original não havíamos encontrado o CRM da doutora no Portal CRM.

Alteramos novamente o artigo às 19h para acrescentar a nota enviada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, atestando que o homem não morreu com o coronavírus! Também foi acrescentada uma nota enviada em nome do hospital, atestando que o paciente não apresentava infecção por coronavíus!

O post Pneu estoura e mata o primo do porteiro, mas atestado de óbito é de coronavírus! Será? apareceu primeiro em E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!.

 

___________________________________________

AUDIÊNCIA NAS REDES SOCIAIS 0 111.4K Deixe seu comentário e compartilhe, via Facebook e WhatsApp
COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 2.886 times, 1 visits today)
Tags

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook