NOTÍCIA EM DESTAQUE

Entrada de Zé do Pátio fortalece bloco de esquerda na ALMT

O ex-prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, deverá oficializar nos próximos dias sua filiação ao Partido Verde (PV) e, com isso, reforçar a chapa de candidatos da Federação Brasil da Esperança – formada por PT, PV e PCdoB – à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Pátio, político conhecido pela forte identificação com o eleitorado da Região Sul do Estado, é considerado peça estratégica para ampliar a presença da esquerda no Legislativo estadual. A expectativa interna da federação é elevar o número de cadeiras de duas para três na próxima legislatura.

Disputa interna

Segundo projeções de articuladores das três legendas, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) tende a repetir o bom desempenho das últimas eleições e desponta como favorito para ser o mais votado do grupo. Já Pátio e o também petista Valdir Barranco aparecem, hoje, como principais nomes na briga pela segunda vaga da federação.

Cabral e Barranco buscarão a reeleição, enquanto Zé do Pátio tentará alcançar o sétimo mandato como deputado estadual. Caso obtenha sucesso, o ex-prefeito consolidará mais de duas décadas de atuação parlamentar alternada com gestões no Executivo municipal.

Capital político

Com trajetória marcada por forte presença em bairros populares, Pátio acumula capital eleitoral expressivo em Rondonópolis e cidades vizinhas. Sua migração para o PV, partido da federação que apoia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), busca aproveitar essa base para fortalecer a composição proporcional e, ao mesmo tempo, agregar maior capilaridade ao campo progressista em Mato Grosso.

Lulista declarado, o ex-prefeito já protagonizou gestos públicos de apoio ao chefe do Executivo federal, incluindo episódios emocionados que repercutiram entre militantes regionais. A ida ao PV representa, para aliados, a formalização de um alinhamento político que vinha se desenhando nos bastidores desde o início da atual gestão federal.

Efeito no tabuleiro eleitoral

Dirigentes da federação consideram que a presença de Zé do Pátio tende a atrair voto de segmentos populares pouco alcançados pelas lideranças tradicionais da capital e do médio norte mato-grossense. Para observadores do processo eleitoral, o movimento pode obrigar legendas de centro e direita a reavaliar estratégias de campanha no interior.

Embora a filiação ainda não tenha data divulgada, correligionários dão como certa a entrada do ex-prefeito no PV antes do prazo final de registro de candidaturas. O ato de filiação deve ocorrer em Rondonópolis, com participação de representantes estaduais e nacionais dos três partidos que compõem a federação.

Sem mudanças nas regras de distribuição de vagas, a Federação Brasil da Esperança precisará alcançar votação proporcionalmente superior à obtida em 2022 para conquistar a terceira cadeira projetada. Para dirigentes, Pátio pode ser o diferencial capaz de converter votos suficientes para atingir a meta.

Com o tabuleiro ainda em movimento, a oposição acompanha de perto as articulações: legendas como PL, União Brasil e MDB trabalham para evitar que o avanço da esquerda comprometa seus espaços na Assembleia Legislativa.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de RDNews

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 13 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 299 days 13 hours 19 minutes 42 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com