NOTÍCIA EM DESTAQUE

Congresso internacional de autismo em Cuiabá reunirá 2 mil participantes em 2026

Congresso internacional de autismo em Cuiabá reunirá 2 mil participantes em 2026
Cuiabá sediará Congresso Internacional sobre Autismo em 2026, com 20 especialistas e foco na inclusão e apoio.

Cuiabá se prepara para sediar um evento de grande relevância para a comunidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Mato Grosso. Nos dias 25 e 26 de julho de 2026, a capital mato-grossense receberá o CISITEA – Congresso Internacional Semeando a Inclusão do Autismo. O encontro, que acontecerá no Cenarium Rural, localizado no Centro Político Administrativo, tem a expectativa de reunir cerca de 2 mil participantes, incluindo profissionais das áreas de saúde e educação, familiares de pessoas com autismo e gestores públicos.

O principal objetivo do congresso é expandir o conhecimento sobre o autismo no estado, promovendo um ambiente de troca de experiências e fortalecendo a rede de apoio existente. A iniciativa visa estimular a implementação de práticas mais inclusivas e qualificadas, tanto no atendimento direto quanto na convivência social das pessoas com TEA.

Ampliando o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista

A programação do CISITEA foi cuidadosamente elaborada para oferecer um panorama abrangente sobre o autismo. Serão realizadas palestras e diversas atividades conduzidas por um corpo de 20 especialistas renomados em suas respectivas áreas. Esses profissionais trarão as mais recentes pesquisas e abordagens em neurologia, psicologia, terapia ocupacional e educação, entre outras.

Entre os nomes já confirmados para o evento, destacam-se figuras importantes no cenário nacional e internacional. O neuropediatra Dr. Paulo Liberalesso, o psicólogo Dr. Thiago Lopes e a terapeuta ocupacional Dra. Natália Rocha são alguns dos especialistas que compartilharão seus conhecimentos técnicos e científicos. A neuropsicopedagoga Janaine Assis também integra o painel de palestrantes, trazendo uma perspectiva multidisciplinar para os debates.

Vivências familiares e fortalecimento da rede de apoio

Além das discussões técnicas e científicas, o congresso dará voz às experiências pessoais e familiares. A empresária Sarita Melo, por exemplo, abordará a vivência das famílias atípicas, oferecendo um olhar sensível e prático sobre os desafios e as conquistas diárias. Essa perspectiva é fundamental para que os participantes compreendam a realidade de quem convive diretamente com o autismo.

O encontro também se propõe a ser um espaço de escuta e acolhimento. Profissionais e familiares poderão compartilhar suas dificuldades, buscar apoio e encontrar soluções conjuntas, reconhecendo a importância do cuidado com aqueles que dedicam suas vidas ao acompanhamento de pessoas autistas. A troca de informações e o suporte mútuo são pilares para a construção de uma sociedade mais inclusiva e compreensiva.

A realização do CISITEA em Cuiabá reforça o compromisso de Mato Grosso em avançar nas políticas e práticas de inclusão, buscando qualificar o atendimento e promover a conscientização sobre o autismo em todas as esferas da sociedade.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de RepórterMT

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Diretor de Jornalismo
Siga-me
(Visited 1 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

Danny Bueno - Diretor de Jornalismo

Especializado em jornalismo investigativo e político.
Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia.
É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, consultor e analista de política e marketing social.
É associado à ABI - Associação Brasileira de Imprensa, membro da FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas e filiado ao SINDJOR/MT - Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso e membro da FIJ - Federação Internacional de Jornalismo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online: RÁDIO ADRENALINA.
Disponível tanto em IOS quanto em ANDROID, que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 299 days 12 hours 2 minutes 34 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com