ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senado francês barra reprodução assistida para lésbicas e solteiras

Last Updated on: 5 de fevereiro de 2021

Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe acima, via Facebook e WhatsApp

RFI – O Senado aprovou na madrugada desta quinta-feira (4) a nova lei de bioética no país, sem sua medida mais emblemática: o direito à reprodução assistida aos casais de lésbicas e às mulheres solteiras, uma promessa do presidente Emmanuel Macron. O texto também passa a proibir a conservação voluntária de óvulos pelas mulheres para fins reprodutivos.
A votação no plenário do Senado ocorreu após dois dias de intensos debates, com direito a momentos de confusão. Na noite de terça-feira (2), o artigo 1˚, que tratava sobre a “PMA pour toutes” (Reprodução Assistida para Todas), foi retirado do documento.
Sob protestos da oposição de centro e esquerda, que se absteve ou votou contra a nova versão, o texto foi aprovado pela maioria de direita. O resultado final foi de 132 votos a favor, 48 contra e 152 abstenções.
“Vocês adotarão este texto sem a gente, porque este texto é um fracasso”, reclamou o relator do projeto, Bernard Jomier, do Partido Socialista.
O secretário de Estado encarregado da Infância e da Família, Adrien Taquet, lamentou “assistir a um recuo” em relação à proposta que havia passado na Câmara dos Deputados em julho de 2020, dando esperança a milhares de casais de lésbicas ou mulheres solteiras de terem um bebê com assistência médica especializada.

Com a aprovação, o tratamento hormonal e a realização de fertilização in vitro poderiam ser financiados pelo sistema público de saúde.
Protestos a favor e contra o projeto
O tema gerou nos últimos tempos manifestações a favor e contra o projeto de lei. Na semana passada, organizações feministas e integrantes do movimento conservador Manif Pour Tous, que defende a família tradicional, foram às ruas para criticar o projeto.
Agora, os senadores também vetaram a conservação voluntária de óvulos pelas mulheres – muitas preferem garantir os seus na juventude para poderem adiar os planos de engravidar, conforme seus projetos pessoais.
Na nova versão do projeto, apenas casais com infertilidade comprovada poderão recorrer a este método ou para evitar a transmissão genética de uma doença grave a um bebê.
Reversão na Assembleia 
Para o senador republicano Dominique de Legge, que apresentou o veto à reprodução por mulheres solteiras, a medida se justifica “devido à grande vulnerabilidade a que fica submetida uma pessoa sozinha na educação de uma criança”.
Apesar da decepção das entidades feministas e homossexuais, as restrições dos senadores ainda podem ser revertidas. O presidente da Comissão Especial de Bioética, Alain Milon, pode reintroduzir o artigo 1˚ para uma segunda deliberação na Assembleia Nacional. Na primeira votação, o texto foi aprovado com uma margem estreita, de 10 votos. A última palavra caberá aos deputados.

.fb-background-color {
background: !important;
}
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe {
width: 100% !important;
}

O post Senado francês barra reprodução assistida para lésbicas e solteiras apareceu primeiro em Gazeta Brasil – Notícias do Brasil e do Mundo atualizadas a cada minuto..

FONTES: AGÊNCIA BRASIL/GAZETA BRASIL

___________________________________________

[wpdevart_like_box profile_id=”1959921194250357″ connections=”show” width=”800″ height=”200″ header=”small” cover_photo=”show” locale=”pt_BR”]
COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 26 times, 1 visits today)
Tags

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 325 days 23 hours 53 minutes 41 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com