A Acadêmicos de Niterói, escola que fará sua estreia no Grupo Especial do Rio de Janeiro, trará uma homenagem emocionante em seu desfile de Carnaval. No domingo, 15 de fevereiro, a agremiação apresentará um samba-enredo narrado em primeira pessoa por Dona Lindu, Eurídice Ferreira de Mello, mãe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O enredo, intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, celebra a vida da retirante nordestina e a trajetória do próprio presidente.
A História de Dona Lindu no Samba
A letra do samba detalha a significativa jornada de Dona Lindu e sua família. Por treze noites e treze dias, ela percorreu o caminho de Garanhuns, no interior de Pernambuco, até a periferia do Guarujá, no litoral paulista. A travessia, realizada a bordo de um caminhão “pau-de-arara”, foi motivada pelo amor e o desejo de reunir a família, seguindo o pai de seus oito filhos. Essa narrativa de superação e afeto é o ponto central da homenagem.
A cantora e compositora Teresa Cristina, uma das autoras do samba-enredo, ao lado de André Diniz, Paulo César Feital, Fred Camacho, Junior Fionda, Arlindinho Cruz, Lequinho, Thiago Oliveira e Tem-Tem Jr., revelou a emoção de Lula ao ouvir a obra. Segundo Cristina, o presidente se comoveu profundamente, com os olhos marejados e chorou copiosamente ao relembrar a história de sua mãe, falecida em 1980, aos 64 anos. Ele expressou grande felicidade por ver a história familiar imortalizada em um samba-enredo.
Enredo: Esperança e Resistência
O título do enredo faz referência ao mulungu-da-caatinga, uma árvore de copa larga e flores avermelhadas, comum no agreste, onde Lula e seus irmãos costumavam brincar. O presidente da Acadêmicos de Niterói, Wallace Palhares, destacou a importância de reconhecer a jornada de Lula. Em entrevista, Palhares afirmou que, independentemente de preferências políticas, a trajetória de uma pessoa que saiu do interior de Pernambuco, se tornou operário em São Paulo e alcançou a presidência do país merece respeito.
Além de abordar a trajetória política de Lula e a melhoria das condições de vida da população em seus três mandatos – com foco no combate à fome e na ampliação do acesso à educação –, o samba-enredo incorpora diversas referências históricas. A letra menciona figuras como o ex-deputado Rubens Paiva, a estilista Zuzu Angel e o jornalista Wladimir Herzog, vítimas da ditadura militar (1964-1985), além do sociólogo Betinho (Herbert de Sousa) e seu irmão, o cartunista Henfil. Teresa Cristina também incluiu uma alusão sutil ao samba “Vai Passar” de Chico Buarque, com os versos “Olê, olê, olê, olá/Vai passar nessa avenida mais um samba popular”, reforçando a admiração pelo artista, que sempre esteve ao lado do Brasil e “nunca se dobrou à bruta autoridade”.
Esta não é a primeira vez que o presidente Lula é tema de um enredo carnavalesco. Em 2012, a Gaviões da Fiel, de São Paulo, o homenageou com “Verás que um filho teu não foge à luta – Lula, o retrato de uma nação”. Mais recentemente, em 2023, a escola Cidade Jardim, de Belo Horizonte, desfilou com o enredo “Sem medo de ser feliz”.
Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de MatoGrossoAoVivo
- Banco Central confirma retirada de dinheiro físico com o avanço do Pix - 24 de maio de 2026
- Deolane Bezerra é presa por suposta ligação com o PCC e investigação expõe conexões financeiras com o crime organizado - 21 de maio de 2026
- Nova denúncia contra OSS de hospital em Diamantino amplia pressão sobre modelo de terceirização - 20 de maio de 2026
↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓
↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓
Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) -















Assine o Canal










Adicionar comentário