NOTÍCIA EM DESTAQUE

Brasil apresenta estratégias contra o crime organizado em cúpula da ONU em Viena

Brasil apresenta estratégias contra o crime organizado em cúpula da ONU em Viena
Brasil apresenta Plano Brasil Contra o Crime Organizado em fórum da ONU em Viena, focando em cooperação internacional e combate ao tráfico de pessoas.

O governo brasileiro marcou presença na 35ª edição da Comissão das Nações Unidas sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal (CCPCJ), realizada em Viena, na Áustria. Entre os dias 1º e 5 de junho, a delegação nacional, liderada pela secretária nacional de Justiça, Maria Rosa Loula, utilizou o fórum internacional para detalhar as diretrizes do Plano Brasil Contra o Crime Organizado, principal iniciativa do país para desarticular facções e redes criminosas.

Cooperação internacional como pilar de segurança

Durante as plenárias, a representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública enfatizou que o combate à criminalidade moderna não pode ser conduzido de forma isolada. Segundo Maria Rosa Loula, a natureza transnacional das organizações criminosas, que exploram avanços tecnológicos e fluxos financeiros globais, exige uma resposta coordenada entre as nações soberanas.

A secretária destacou que o Brasil tem investido em mecanismos de cooperação mais robustos para enfrentar o tráfico internacional de armas e a lavagem de dinheiro. Para o governo, a eficácia no enfrentamento a esses delitos depende diretamente da integração entre autoridades competentes de diferentes países, superando as limitações de estratégias unilaterais.

Avanços legislativos e recuperação de ativos

O Brasil aproveitou o evento para apresentar inovações em sua legislação interna. Entre os destaques, foi mencionada a implementação da Ação Civil de Perdimento de Bens, um instrumento jurídico desenhado para facilitar a recuperação de ativos financeiros ligados a atividades ilícitas, mesmo quando envolvem ramificações internacionais.

Além disso, o país apresentou a modernização do Sistema Nacional de Armas (Renarme). O sistema passou por aprimoramentos técnicos que ampliaram significativamente a capacidade de rastreabilidade e controle de armamentos, alinhando as práticas brasileiras aos padrões internacionais de segurança pública discutidos pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Combate ao tráfico de pessoas e trabalho forçado

Além da plenária principal, a agenda brasileira incluiu debates sobre o enfrentamento ao tráfico de seres humanos. Em um painel específico sobre a resposta do sistema de justiça criminal a esse crime, Maria Rosa Loula defendeu uma atualização nas abordagens judiciais. Ela ressaltou que a justiça precisa estar preparada para identificar formas contemporâneas de exploração, valorizando provas digitais, financeiras e contextuais.

O Brasil apresentou o IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (2024–2028) como uma das ferramentas centrais para garantir a proteção e assistência às vítimas. A secretária reforçou que o país mantém parcerias estratégicas com nações da América do Sul para fortalecer o combate ao trabalho escravo e garantir que a vulnerabilidade das vítimas não seja confundida com consentimento em processos judiciais.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de Ministério da Justiça e Segurança Pública

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Diretor de Jornalismo
Siga-me
(Visited 7 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

Danny Bueno - Diretor de Jornalismo

Especializado em jornalismo investigativo e político.
Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia.
É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, consultor e analista de política e marketing social.
É associado à ABI - Associação Brasileira de Imprensa, membro da FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas e filiado ao SINDJOR/MT - Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso e membro da FIJ - Federação Internacional de Jornalismo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online: RÁDIO ADRENALINA.
Disponível tanto em IOS quanto em ANDROID, que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 313 days 4 hours 17 minutes 47 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com