fbpx

RADIO ADRENALINA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ao apoiar Bolsonaro, Pivetta e Zeca vilipendiam memória de Brizola

(Last Updated On: 4 de outubro de 2018)

Jacques Gosch

O apoio dos pedetistas Otaviano Pivetta e Zeca Viana ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) no eventual segundo turno das eleições presidenciais com o pretexto de não permitir o retorno do PT ao poder agride os ideais históricos do trabalhismo representado pelo PDT e vilipendia a memória de Leonel Brizola.  Falecido em 2004, o líder maior da sigla dedicou boa parte da sua trajetória política ao combate a ditadura civil militar reivindicada como melhor período da história brasileira pelo candidato que mobiliza a direita conservadora neste processo eleitoral.
Ao anunciar o apoio a Bolsonaro, Pivetta e Zeca parecem ter esquecido que Brizola foi implacavelmente perseguido pelo regime  defendido pelo presidenciável do PSL, ficando 10 anos exilado no Uruguai. E ao retornar beneficiado pela Lei da Anistia em 1979, por articulação dos próprios generais que comandavam o país, perdeu o direito de usar a sigla do antigo PTB de Getúlio Vargas e foi obrigado a fundar o PDT para reagrupar os trabalhistas dispersos pela repressão.
Os próceres do PDT mato-grossense também esquecem que Brizola, enquanto governador do Rio Grande do Sul comandou a Campanha da Legalidade dos porões do Palácio Piratini em 1961.  A articulação política,  somada com a mobilização popular e apoio de setores progressistas das Forças Armadas, impediu a deposição do presidente da República João Goulart e conseguiu adiar para 1964 a tomada do poder pelos militares através do golpe de estado saudado por Bolsonaro como a salvação do Brasil que defende publicamente a memória de torturadores como o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.
Além dos elementos históricos envolvendo a figura de Brizola, o apoio de Pivetta e Zeca a Bolsonaro fica ainda mais constrangedor considerando que o PDT tem Ciro Gomes como candidato a presidente da República.  Isso porque seu programa de governo, alicerçado em bases nacionalistas, nada tem a ver com as teses ultraliberalizantes e de desregulamentação da economia defendidas por Paulo Guedes, guru do adversário do PSL na área econômica.
Enquanto Ciro defende o incentivo a indústria nacional, recuperação do crédito popular para aquecer o consumo e auditoria na dívida pública para conter a lucratividade dos rentistas, a campanha de Bolsonaro apresenta teses contrárias. Além de questionar direitos trabalhistas consagrados como licença-maternidade, adicional de férias e 13º salário, já falou em unificação da alíquota do imposto de renda, o que na prática aumenta a carga sobre os mais pobres e classe médio enquanto alivia para o setor mais abastado da sociedade.
Uma das bandeiras históricas do PDT é a educação em tempo integral, colocada em prática por Brizola e Darcy Ribeiro quando o dirigente trabalhista governou o Rio de Janeiro. Neste aspecto, o programa de Bolsonaro não vai além de propor o fortalecimento do ensino à distância e o programa Escola Sem Partido que pode resultar na perseguição de docentes por questões ideológicas.

“Esses argumentos seriam suficientes para demonstrar que Pivetta e Zeca, na condição de lideranças maiores do PDT no Estado, estão sendo no mínimo incoerentes, ao anunciarem apoio a Bolsonaro”

Esses argumentos seriam suficientes para demonstrar que Pivetta e Zeca, na condição de lideranças maiores do PDT no Estado, estão sendo no mínimo incoerentes, ao anunciarem apoio a Bolsonaro. Entretanto, não há como desconhecer que ambos são milionários e a afinidade com o presidenciável que assumidamente defende os mais ricos é natural mesmo que venha acompanhada com suas posições indigestas  como machismo, misoginia, racismo e homofobia.
 O presidente nacional do PDT Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho no governo da ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT), ainda não se manifestou sobre a novidade. Certamente, o apoio a Bolsonaro será reprovado já que o dirigente foi obrigado a engolir a aliança com DEM do candidato a governador Mauro Mendes de quem Pivetta é vice.
Vale lembrar que Pivetta se apressou em anunciar apoio a Bolsonaro por conta da repercussão de uma entrevista em que o chama de comediante e despreparado. Mesmo requentada por setores da mídia, causou a ira dos chamados bolsominions e ameaçou até votos dos conservadores em Mauro.
Outro constrangimento gerado pelo anunciado apoio a Bolsonaro foi a esculhambação por parte candidata ao Senado Selma Arruda (PSL). A juíza aposentada tachou Pivetta e Zeca de oportunistas que deixam Ciro de lado para pegar carona na popularidade do presidenciável do PSL com objetivo raso de angariar votos.
Em conversa informal, Pivetta já me disse que tem orgulho de ser brizolista  e que inclusive se alfabetizou numa brizoleta, uma das centenas de escolas rurais fundadas por Brizola para garantir educação aos filhos dos trabalhadores rurais gaúchos na década de 1950. Zeca também falou coisas semelhantes e exaltou o legado do dirigente trabalhista. Então, ainda podem examinar as consciências, rever os posicionamentos e retornar ao prumo ideológico do PDT.
Jacques Gosch é jornalista, repórter de Política do #rdnews  Ao apoiar Bolsonaro, Pivetta e Zeca vilipendiam memória de Brizola Ao apoiar Bolsonaro, Pivetta e Zeca vilipendiam memória de Brizola Pivetta e Zeca parecem ter esquecido que Brizola foi implacavelmente perseguido pelo regime  defendido pelo presidenciável do PSL.

___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Ao apoiar Bolsonaro, Pivetta e Zeca vilipendiam memória de Brizola
FONTE: RD NEWS
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 8 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
45 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Ednei Blasius
27 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook