fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

BRASIL EM DESTAQUE MUNDO JURÍDICO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF derruba “Revisão de Vida Toda” e aposentados perdem o direito de escolher regra mais vantajosa

(Last Updated On: 22 de março de 2024)

Essa decisão marca uma reviravolta em relação ao posicionamento anterior do STF.

O STF decidiu, por maioria de votos, derrubar o entendimento que permitia aos segurados do INSS escolher a regra mais vantajosa para o cálculo da aposentadoria.

Tal decisão, tomada nesta Quinta-feira (21/3), impede a aplicação da chamada “revisão da vida toda” e torna obrigatória a utilização do fator previdenciário para quem se aposentou sob a regra de transição da Reforma da Previdência de 1999.

Em 2022, a Suprema Corte reconheceu o direito à revisão da vida toda, permitindo que os aposentados solicitassem um novo cálculo do valor do benefício, incluindo salários anteriores a Julho de 1994, e optassem por uma regra mais favorável.

Com essa possibilidade, os aposentados poderiam obter um valor maior em comparação à regra de transição estabelecida pela reforma da previdência do governo Fernando Henrique, em 1999. Essa reforma estabeleceu uma regra de transição que modificou a forma de calcular o benefício, introduzindo o fator previdenciário e considerando as contribuições feitas a partir de Julho de 1994.

Entretanto, nesta Quinta-feira (21/3), por 7 votos a 4, os ministros do STF aprovaram uma tese que determina que o segurado não pode optar pela regra mais favorável. Estabeleceram que a aplicação da regra de transição é obrigatória para aqueles que contribuíram antes de 1999, sem exceções.

A decisão tem um impacto econômico significativo, com o governo estimando uma economia de R$ 480 bilhões com a derrubada da revisão da vida toda, que será analisada em outra sessão. O ministro Alexandre de Moraes considerou que é possível conciliar a constitucionalidade da lei com a possibilidade de o segurado escolher outra regra, a “revisão da vida toda”.

“Existem 3.045.065 aposentadorias por tempo de contribuição ativas desde 2009. Essa é a previsão do INSS, em torno de metade exatamente a metade mais baixa iria pedir a revisão. Em que pese os argumentos econômicos aqui, parece que é um ferimento gravíssimo ao direito de igualdade, a preservação de segurança jurídica e o que se pretende é tão somente que se realize a opção”, declarou Moraes.

Ele foi seguido por Luiz Edson Fachin, André Mendonça e Cármen Lúcia. Já o ministro Cristiano Zanin abriu divergência, entendendo que a regra deve ser obrigatória.

#stf #cristianozanin #alexandredemoraes #edsonfachin #carmemlucia #andremendonca #revisaodavidatoda #previdenciasocial #matogrossoaovivo #aposentadosepensionistas #inss 

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 3.336 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook