fbpx
PUBLICIDADES
ALTA FLORESTA DESTAQUE EMPRESARIAL DIREITOS DO CONSUMIDOR ECONOMIA MATO GROSSO POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova Lei dos Vendedores Ambulantes de Alta Floresta mostra força dos lojistas e corrige desigualdades comerciais

(Last Updated On: 9 de novembro de 2019)

Apesar de já ter sido aprovada na Câmara Municipal a lei depende ainda sanção do prefeito Asiel Bezerra, que deve promulgar a lei em até 15 dias.

Comerciantes locais também compareceram a sessão para cobrar de perto os vereadores do município.

A Câmara Municipal de , aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 2.011/2019 de autoria do Poder Executivo que trata sobre a regulamentação do comércio ambulante no município, na sessão da última terça feira (05/11), e contou com a presença de alguns representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas, entidades de classe como o Rotary Club, na pessoa do Sr Manoel Esteves e empresários locais.

A Taxa de Licença para exercício de comércio ambulante será cobrada de acordo com o Código Tributário Municipal. A lei prevê ainda a cassação da licença sendo determinada a proibição do exercício da atividade, desde que deixem de existir as condições que legitimaram sua concessão.

A lei veda o comércio ambulante de cigarros, medicamentos, óculos de grau, produtos inflamáveis, corrosivos e explosivos, armas brancas ou objetos considerados perigosos, armas de fogo ou réplicas, eletrônicos, eletroeletrônicos, material pirotécnico e venda de produtos com marcas de terceiros não licenciados.

Quem descumprir a legislação sofrerão sanções como multa, apreensão de mercadorias, suspensão de até 10 dias e nos casos mais graves haverá até cassação da licença. As penalidades poderão ser aplicadas cumulativamente, não sendo obrigatória a aplicação na ordem acima especificada.

Os ambulantes não poderão mais vender eletro-eletrônicos e produtos que tragam riscos a saúde, segurança e procedência clandestina.

A lei permite que as atividades do comércio ambulante e da prestação de serviços ambulantes sejam exercidas de forma itinerante, quando o ambulante carregar suas mercadorias junto ao corpo, e forma especial, quando facultar a utilização de bem público de uso comum para atividade de comércio ou prestação de serviços ambulantes em que é utilizado suportes ou equipamentos de apoio desmontáveis ou removíveis ou ainda de veículos automotivos.

A lei também prevê que os vendedores ambulantes, residentes ou não em Alta Floresta, deverão ter sempre o prévio licenciamento da Fiscalização Municipal, inclusive com o pagamento da Taxa de Fiscalização para Licença de Comércio Ambulante conforme determina o Código Tributário Municipal. O vendedor ambulante que não estiver licenciado para o exercício da atividade prevista na lei estará sujeito as penalidades jurídicas.

Além de ter que carregar o alvará de licença para apresentar aos fiscais sempre que for solicitado, o vendedor deverá manter os dados cadastrais sempre atualizados perante a prefeitura, principalmente quando houver qualquer modificação nas características do exercício da atividade, ou quando houver renovação da licença.

Além de disciplinar a atividade no município, a lei também define como comércio ou prestação de serviços ambulantes a atividade lícita e lucrativa, sem estabelecimento, instalações ou localização fixa, realizada por pessoa física ou jurídica que envolva a venda direta ao consumidor.

Com informações Assessoria da CMAF

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Seguir:

DIRETO DA REDAÇÃO

Departamento de Jornalismo em MatoGrossoAoVivo
Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do , do e do , para manter nosso leitores sempre bem informados.
Seguir:
(Visited 272 times, 1 visits today)
APOIE A INDEPENDÊNCIA DO SITE! DOANDO QUALQUER VALOR.
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Comente aqui usando suas redes sociais.

PERGUNTINHA DA SEMANA:

Você concorda com a receita de dipirona e Ibuprofeno que está sendo aplicada a população de Alta Floresta em pacientes que apresentam sintomas de Covid-19?

RAPIDINHAS DA SEMANA

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

FAÇA PARTE

Mato Grosso Ao Vivo no Google News

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

CLIMA MONITORADO AO VIVO

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

APOIAMOS ESTA CAUSA:

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2021/5/11
11 30 31 35 37 50
Dupla Sena 2
2021/5/11
06 10 31 35 38 39
Quina
2021/5/12
11 13 31 51 69
LotoMania
2021/5/11
06 07 08 24 29 31 34 36 43 50 51 52 57 65 68 87 88 91 96 97
LotoFacil
2021/5/12
01 04 05 06 07 11 12 13 16 17 18 19 20 22 23
TimeMania
2021/5/11
04 20 30 37 40 50 74