NOTÍCIA EM DESTAQUE

Safra de laranja 2025/26 recua para 292,6 mi de caixas

A terceira reestimativa da safra 2025/26 de laranja no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste de Minas Gerais aponta produção de 292,6 milhões de caixas de 40,8 kg, segundo dados divulgados pelo Fundecitrus nesta terça-feira (10/02). O volume representa:

  • queda de 0,7% frente à segunda revisão, de dezembro de 2025, que projetava 294,81 milhões de caixas;
  • redução de 7% em comparação com a estimativa inicial, divulgada em maio, de 314,6 milhões de caixas.

Fruto menor derruba rendimento

O principal fator para o ajuste negativo foi o menor calibre das laranjas das variedades tardias Valência, Folha Murcha e Natal. A redução de tamanho está associada ao período de chuva abaixo da média em grande parte do ciclo.

De acordo com a Climatempo Meteorologia, entre maio de 2025 e janeiro de 2026 o parque citrícola recebeu 862 mm de precipitação, 10% a menos que a média histórica de 959 mm registrada entre 1991 e 2020.

Colheita já atinge 87% da área

Até a metade de janeiro, 87% da colheita estava finalizada. O peso médio do fruto ficou em 153 g, ligeiramente inferior ao previsto anteriormente (154 g). Com isso, foi necessário aumentar de 265 para 267 o número de frutos por caixa de 40,8 kg.

Nas variedades tardias o comportamento foi semelhante:

  • Valência e Folha Murcha: 75% colhidos; peso médio revisto de 165 g para 161 g; 253 frutos por caixa;
  • Natal: 77% colhidos; peso médio ajustado de 165 g para 163 g; 250 frutos por caixa.

Chuvas irregulares nas regiões produtoras

Entre as 12 regiões acompanhadas, 10 registraram volumes pluviométricos abaixo da média. Apenas o setor Sul — que engloba Porto Ferreira (+15%) e Limeira (+4%) — apresentou excedente hídrico.

No setor Norte, onde o déficit foi mais intenso, os acumulados ficaram distantes dos valores históricos:

  • Triângulo Mineiro: 644 mm ante média de 916 mm (-30%);
  • Bebedouro: 629 mm ante 922 mm (-32%);
  • Altinópolis: 768 mm ante 1.045 mm (-26%).

Queda de frutos segue elevada

A taxa de queda prematura permanece em 23%, a mais alta dos últimos 11 ciclos, influenciada principalmente pelo avanço do greening, doença que compromete a sanidade dos pomares. As perdas variam conforme a variedade:

  • Hamlin, Westin e Rubi: 16,9%;
  • Outras precoces: 18,5%;
  • Pera: 22%;
  • Valência e Folha Murcha: 25,6%;
  • Natal: 28,5%.

Os índices mais elevados de queda se concentram nos setores Sul, Centro e Sudoeste, enquanto o Norte apresenta os menores percentuais.

Levantamento confirma tendência de baixa

A Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) é conduzida pelo Fundecitrus em parceria com o professor José Carlos Barbosa, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp (FCAV/Unesp). O estudo reforça a influência das condições climáticas e do greening na produtividade, consolidando a perspectiva de safra menor em 2025/26 no maior cinturão citrícola do país.

Com as revisões sucessivas, o mercado volta a acompanhar de perto o andamento da colheita nas regiões ainda em campo e o comportamento climático nos próximos meses, fatores que poderão definir o resultado final da temporada.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de Portal do Agronegócio

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 17 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 360 days 8 hours 52 minutes 28 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com