O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, comentou nesta terça-feira (11) a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de suspender temporariamente os voos da companhia aérea Voepass. Segundo a agência, a medida é válida até que seja comprovada a “correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamento”
Segundo o ministro, a decisão da Anac de suspender temporariamente as operações da Voepass foi uma “medida necessária”. O Ministério de Portos e Aeroportos vinha acompanhando a situação de perto, e essa ação tem como objetivo garantir que a empresa fortaleça sua governança e reforce ainda mais a segurança operacional”, avaliou.
A empresa é responsável pelo voo que se envolveu em um acidente aéreo em agosto do ano passado, no município de Vinhedo (SP). Na ocasião, 62 pessoas morreram. Após o episódio, a empresa foi alvo de uma fiscalização da Anac, que exigiu medidas como a redução da malha, aumento do tempo de solo para manutenção, troca de administradores e planos para correções de irregularidades nas aeronaves.
Porém, no fim do mês passado, após uma nova rodada de vistorias, foi identificada “a degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa em relação às atividades monitoradas” e o descumprimento sistemático das exigências feitas pela Anac.
- CNH para idosos tem nova regra e pode pegar você de surpresa
- “Lua de Sangue”: primeiro eclipse total da Lua de 2025 acontece na sexta-feira (14)
No mês passado, após nova rodada de auditorias, a Anac identificou novos problemas no sistema de gestão da empresa e o descumprimento ‘sistemático’ das exigências feitas pela Agência. Além disso, foi constatada a reincidência de irregularidades, gerando uma ‘quebra de confiança’ em relação aos processos internos da empresa – o que justificou a decisão da Anac.
A agência orienta que os passageiros afetados pelos cancelamentos dos voos devam procurar a empresa ou a agência de viagens responsável pela passagem para realizar o reembolso ou a reacomodação para outras companhias aéreas.
Atualmente, a Voepass, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas, conta com seis aeronaves e tem operação em 15 localidades diferentes, com voos comerciais e contratos de fretamento.
O que diz a empresa?
Em nota, a Voepass disse que foi notificada pela Anac sobre a suspensão de suas operações e está trabalhando para comprovar sua capacidade de atender aos padrões de segurança exigidos. A empresa assegura que sua frota é aeronavegável e reforça o impacto da decisão para os passageiros da aviação regional. A companhia se compromete a retomar as operações rapidamente e a atender os clientes afetados conforme as regras da Anac.
O post Ministro justifica suspensão de voos da Voepass: ‘medida necessária’ apareceu primeiro em Agora Notícias Brasil.
- Nikolas Ferreira apresenta nove pré-candidatos à ALMG - 25 de julho de 2026
- ONGs perdem cadeiras no Consema para entidades do agro - 25 de julho de 2026
- Ações conjuntas ampliam acesso de crianças à leitura - 25 de julho de 2026
↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓
↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓
Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) -








Assine o Canal










Adicionar comentário