BRASIL EM DESTAQUE ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O homem que convenceu Trump a recuar em tarifas e aliviar mercados

O presidente Donald Trump surpreendeu Washington e Wall Street nesta quarta-feira (9) ao anunciar uma pausa de 90 dias na aplicação das tarifas mais duras contra países que não retaliaram os Estados Unidos. A reviravolta, segundo fontes próximas ao governo, foi atribuída à atuação decisiva do secretário do Tesouro, Scott Bessent, que teria convencido o presidente a abrir espaço para negociações comerciais.

A decisão ocorre após uma semana marcada por forte queda nos mercados financeiros e crescente pressão de empresários, parlamentares, lobistas e líderes estrangeiros. A medida foi anunciada poucas horas depois que as tarifas “recíprocas” haviam entrado em vigor, surpreendendo até mesmo integrantes da própria administração.

Trump usou a Truth Social, sua rede social, para comunicar o adiamento. Ao mesmo tempo, endureceu o tom contra a China, elevando as tarifas sobre produtos chineses de 104% para 125%, alegando “falta de respeito” por parte de Pequim após sua mais recente retaliação comercial.

Recessão no radar

A principal motivação para o recuo, segundo fontes, foi o temor de uma recessão nos Estados Unidos. Trump teria se sensibilizado com alertas públicos de grandes empresários, como Jamie Dimon, CEO do JPMorgan Chase, que advertiu sobre os riscos econômicos de uma política tarifária agressiva.

Em reuniões internas, Trump também foi informado por governadores e congressistas sobre os efeitos negativos nas indústrias americanas, especialmente o setor automotivo. A governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, afirmou que as tarifas já impactavam a produção local.

Influência crescente de Bessent

A mudança de posição também revelou uma reestruturação na equipe econômica da Casa Branca. Scott Bessent passou a ter maior influência nas decisões comerciais após uma reunião estratégica no último domingo. Segundo apurações, o secretário teria recebido mais de 75 contatos de países interessados em negociar, com destaque para o Japão.

“Não queremos prejudicar países que não precisam ser prejudicados. Todos querem negociar”, disse Trump, ao justificar a mudança, que teria sido redigida “do coração” com apoio de Bessent e do secretário de Comércio, Howard Lutnick.

Reações no Congresso e no mercado

O anúncio inesperado gerou desconforto entre parlamentares. O deputado democrata Steven Horsford criticou a comunicação caótica da Casa Branca: “Isso aqui é amadorismo. Como vocês negociam se o presidente está tuitando sobre isso de onde quer que esteja?”

Já em Wall Street, o recuo tarifário foi recebido com entusiasmo. Os principais índices dispararam, e as ações de grandes empresas tecnológicas lideraram a recuperação. Pouco antes do anúncio oficial, Trump já havia publicado mensagens otimistas como “Fiquem tranquilos!” e “Este é um ótimo momento para comprar!!!”

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 22 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 374 days 17 hours 8 minutes 38 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com