fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Opositor russo Alexei Navalny é preso ao desembarcar em Moscou

(Last Updated On: 18 de janeiro de 2021)

Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe acima, via Facebook e WhatsApp

DW – O ativista russo Alexei Navalny, um dos principais opositores do presidente Vladimir Putin, foi detido logo após desembarcar em Moscou neste domingo (17/01). Ele retornava a seu país natal pela primeira vez desde que foi envenenado na Sibéria em agosto de 2020.
Em comunicado, o serviço penitenciário federal da Rússia, FSIN, afirmou que Navalny foi detido por “múltiplas violações” de uma sentença de liberdade condicional de sete anos atrás, e que ele “será mantido sob custódia” até uma decisão judicial sobre o caso.
Em 2014, o ferrenho crítico do Kremlin foi condenado por fraude, num processo considerado politicamente motivado e declarado ilícito pelo Tribunal Europeu de Direitos Humanos.
Segundo afirmaram testemunhas à agência de notícias Reuters, Navalny foi preso assim que mostrou seu passaporte para os agentes de fronteira, antes de entrar formalmente na Rússia. Sua esposa Yulia, sua porta-voz e seu advogado foram autorizados a ingressar no país.
O opositor russo vinha da Alemanha, onde passou os últimos cinco meses se recuperando de um ataque com um agente neurotóxico que ele atribuiu ao governo russo. O Kremlin, por sua vez, nega qualquer participação no envenenamento.
Apesar de ter sido advertido pelas autoridades russas de que seria detido ao desembarcar, Navalny decidiu voltar a seu país por conta própria, não estando sob qualquer pressão aparente para deixar o território alemão.
Em conversa com jornalistas que o acompanhavam no voo, ele disse não estar com medo e que não acreditava que seria preso. Também a repórteres que o questionaram ao embarcar em Berlim neste domingo, Navalny replicou: “Eu, preso? Impossível. Sou inocente.”
Apoiadores do opositor e jornalistas chegaram a se dirigir ao aeroporto Vnukovo, em Moscou, onde o avião estava programado para chegar, mas a aeronave acabou pousando no aeroporto Sheremetyevo, a cerca de 40 quilômetros de distância.
As autoridades não explicaram imediatamente por que ordenaram o desvio do voo no último minuto, mas pareceu ser um esforço para frustrar os repórteres e apoiadores que o aguardavam.
Reações à prisão
A prisão de Navalny foi rapidamente condenada por líderes europeus. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, classificou a prisão de “inaceitável” e pediu sua libertação.
“A detenção de Alexei Navalny na chegada a Moscou é inaceitável. Peço às autoridades russas que o libertem imediatamente”, escreveu Michel no Twitter.
Os governos da Lituânia, Letônia e Estônia, membros da União Europeia (UE), também pediram a soltura de Navalny e a “imposição de medidas restritivas” contra a Rússia.
“A detenção de Navalny pelas autoridades russas é completamente inaceitável. Exigimos sua libertação imediata”, escreveu no Twitter o ministro do Exterior lituano, Gabrielius Landsbergis. “A UE deve agir rapidamente, e se ele não for libertado, precisamos considerar a imposição de medidas restritivas em resposta a esse ato flagrante.”
Reação semelhante foi adotada pelo primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, que também apelou às autoridades da Rússia para que o liberem “imediatamente”.
“A detenção de Navalny é mais uma tentativa de intimidar a oposição democrática na Rússia. Uma resposta rápida e inequívoca da UE é essencial. Respeito pelos direitos dos cidadãos é a pedra angular da democracia”, disse o premiê no Twitter.
O envenenamento
Em agosto de 2020, Navalny foi transportado de avião em coma para tratamento médico em Berlim, após sobreviver a uma tentativa de assassinato com o agente nervoso Novichok na Sibéria.
Moscou vem rechaçando todas as imputações de ter envenenado o ativista anticorrupção, embora cientistas da Alemanha, Suécia e França tenham atestado nele vestígios de Novichok – diagnóstico confirmado por testes da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq).
Além disso, alegando pertencer ao serviço de inteligência russo FSB, o próprio Navalny gravou um telefonema com um agente que admitiu ter participado do atentado com a substância tóxica procedente da era soviética. Moscou alega que a gravação é falsa.
O envenenamento do oposicionista russo e seu posterior tratamento na Alemanha têm sido objetos de atrito entre a Rússia e a União Europeia. No fim de 2020, a UE impôs proibições de ingresso e congelou as contas bancárias de diversas autoridades russas, entre as quais o diretor do FSB, Alexander Bortnikov.
EK/ap/afp/rtr

.fb-background-color {
background: !important;
}
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe {
width: 100% !important;
}

O post Opositor russo Alexei Navalny é preso ao desembarcar em Moscou apareceu primeiro em Gazeta Brasil – Notícias do Brasil e do Mundo atualizadas a cada minuto..

FONTES: AGÊNCIA BRASIL/GAZETA BRASIL

___________________________________________

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 22 times, 1 visits today)
Tags

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook