fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

CIDADES MATO GROSSO MUNDO JURÍDICO POLICIAIS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito de Diamantino é alvo da Operação Avaritia, por suposto recebimento de propina

(Last Updated On: 18 de agosto de 2023)

Dono de construtora diz que pagava 10% para gestor; TJ nega pedido de afastamento do cargo.

O prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto (MDB), foi alvo da “Operação Avaritia“, desencadeada na manhã de Terça-feira (15/8), pelo Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Núcleo de Competência Originária (Naco).

Ele foi flagrado em vídeo por um empresário, verificando uma quantia em dinheiro suspeita de ser propina.

As imagens fazem parte das evidências apresentadas pelo Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT), em um pedido de busca e apreensão, concedido pelo desembargador Rondon Bassil Dower Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Segundo a decisão, baseada no requerimento do MP-MT, o prefeito teria repetidamente solicitado propina ao empresário Alesandro Souza de Carvalho.

Esses pagamentos eram exigidos pelo prefeito para viabilizar a liberação dos pagamentos devidos à empresa Construtora Alto Monte Ltda. Os pagamentos eram intermediados por Fernando Tenório Cavalcante dos Santos, motorista de Manoel Loureiro Neto.

A ação judicial relata que o empresário compareceu à sede do MP-MT em Diamantino, levando consigo documentos e materiais audiovisuais que, supostamente, indicavam os pedidos indevidos feitos pelo prefeito. Alesandro Souza de Carvalho também cedeu seu telefone celular para extrair o histórico de conversas entre ele e o prefeito.

O empresário relatou que sua empresa ganhou três licitações em Diamantino, no entanto, em 2022, o prefeito, com quem ele tinha conhecimento há mais de 30 anos, começou a exigir propina para agilizar os pagamentos das faturas emitidas pela Construtora Alto Monte Ltda. Inicialmente, os pedidos eram disfarçados como “ajuda de custo” e aumentaram gradualmente para 10% de cada medição.

O prefeito também teria usado ameaças, afirmando que as licitações vencidas pela Alto Monte continham supostas irregularidades. Um dos vídeos gravados pelo proprietário da construtora, obtido pelo portal FOLHAMAX, mostra Manoel Loureiro Neto conferindo valores que supostamente seriam propina.

Embora o MP-MT tenha buscado o afastamento do prefeito, o desembargador negou essa medida, destacando que não havia comprovação de que o gestor planejava fugir, intimidar pessoas ou continuar a usar recursos públicos para obter propina. A decisão também considerou que os acusados tinham residência fixa e ocupações lícitas, e que a conduta criminosa parecia ser um incidente isolado.

Com as evidências emergentes e o escândalo em questão, é provável que o prefeito enfrente a cassação de seu mandato. O Núcleo de Competência Originária já compartilhou as provas da investigação com a Câmara de Vereadores de Diamantino, indicando que um pedido de abertura de processo para cassação do mandato de Manoel Loureiro seja protocolado nos próximos dias.

A prefeitura de Diamantino emitiu uma Nota a Imprensa.

VEJA O MOMENTO DA CONTAGEM DO DINHEIRO:

NOTA A IMPRENSA

O prefeito Manoel loureiro reafirma que não coopera ou contribui com atividades ilegais seja por quaisquer forma. Repudia as atribuições destes atos a sua conduta.

É importante esclarecer que o vídeo apresentado foi tirado do contexto e não reflete a realidade dos fatos.

Por isso mesmo, continua à disposição das autoridades para os devidos esclarecimentos em relação a seu comportamento pessoal e enquanto figura pública, no intuito de restabelecer a verdade.

Além disso, aguarda o trâmite do inquérito em andamento no Ministério Público e se pronunciará no momento e foro oportunos.

Na oportunidade, Manoel Loureiro Neto reafirma o compromisso com a transparência, a boa gestão do dinheiro público, o cuidado com o cidadão e desenvolvimento de políticas públicas que fomentem o desenvolvimento do município.
Manoel Loureiro Neto

Com informações do FolhaMax

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 1.216 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook