POLÍTICA EM FOCO

Deputada do PL faz blackface na Alesp e ataca Erika Hilton

A deputada estadual de São Paulo Fabiana Bolsonaro (PL) protagonizou um incidente na última quarta-feira, dia 18, ao realizar blackface durante um discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O ato foi motivado por uma crítica à eleição da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) para a presidência da Comissão da Mulher da Câmara dos Deputados.

O blackface é reconhecido como uma prática de cunho racista, na qual indivíduos brancos utilizam maquiagem escura, perucas ou outros acessórios para simular, de maneira caricata e estereotipada, características físicas de pessoas negras. Esta prática teve origem nos Estados Unidos, onde artistas brancos se apresentavam em palcos com rostos pintados de preto para satirizar e degradar a imagem de pessoas afrodescendentes.

Durante sua fala, a deputada Fabiana Bolsonaro defendeu a utilização do blackface com a argumentação: “Eu estou pintada de negra por fora. Eu me reconheço como negra. Por que então eu não posso presidir a Comissão sobre racismo, antirracista? Por que eu não posso cuidar dessa pauta? Porque eu não sou negra”. Em outro momento, ela proferiu declarações consideradas transfóbicas, afirmando: “Eu sou uma mulher. Não adianta se travestir de mulher. Eu não estou aqui ofendendo transexual, muito pelo contrário, eu estou dizendo, eu sou mulher, quero ser vista como mulher. A mulher do ano não pode ser trave (sic) transsexual”.

Repercussões e Medidas Legais

Até o momento, o presidente da Alesp, André do Prado (PL), e a deputada federal Erika Hilton não se manifestaram sobre o ocorrido, embora tenham sido procurados para comentários.

Em resposta ao incidente, a deputada estadual paulista Mônica Seixas (PSOL) e a vereadora de São Paulo Luana Alves (PSOL) compareceram à Delegacia de Repressão aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância para registrar um boletim de ocorrência. Mônica Seixas expressou sua indignação nas redes sociais, declarando: “Crime de racismo é inafiançável, aconteceu de forma televisionada sem nenhuma reação da presidência da Assembleia Legislativa ao fato da deputada Fabiana Bolsonaro ter feito blackface enquanto dizia impropérios transfóbicos na tribuna da Assembleia Legislativa”.

A deputada Mônica Seixas também mencionou dificuldades no registro do flagrante, apesar do regimento interno da Assembleia Legislativa prever, em seu Artigo 282, que autoridades policiais devem agir em casos de crime flagrante no plenário da Casa. Ela reiterou o compromisso de tomar medidas criminais contra a deputada do PL. “Nós vamos representar no Conselho de Ética. Estou exigindo da presidência da Assembleia Legislativa uma resposta e uma atuação agora, porque a população do estado, a população negra do estado de São Paulo merece respeito que não teve nessa Casa”, complementou Seixas, destacando a necessidade de uma ação imediata por parte da Alesp.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de MatoGrossoAoVivo

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 9 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 302 days 20 hours 8 minutes 4 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com