BRASIL EM DESTAQUE ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Possível taxação dos EUA ameaça exportações de madeira de Mato Grosso e preocupa setor florestal

Exportações para os EUA representam parcela significativa

O setor madeireiro de Mato Grosso está em alerta diante da possibilidade de taxação de produtos brasileiros pelo governo dos Estados Unidos. Os EUA figuram entre os principais destinos da madeira produzida no estado.

Dados do Observatório da Indústria indicam que, somente nos primeiros meses de 2025, as indústrias mato-grossenses exportaram US$ 8,3 milhões em produtos de madeira para o mercado norte-americano, o que corresponde a 11,8% do total das exportações do setor no estado.

Impactos já sentidos no mercado e produção local

Ednei Blasius, presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), ressalta que a taxação imposta ainda no governo Trump, somada à atual instabilidade nas relações diplomáticas entre Brasil e EUA, já gera efeitos negativos concretos.

“Vários contratos foram cancelados, produtos estão paralisados nos portos e indústrias tiveram a produção suspensa. Só hoje recebi relatos de exportadores de Mato Grosso, Rondônia e Acre sobre prejuízos e incertezas”, afirma Blasius.

Consequências para a economia local na região norte de Mato Grosso

Blasius destaca que os municípios do norte do estado — como Alta Floresta, Sinop, Colniza, Aripuanã, Nova Bandeirantes e Juína —, onde o setor florestal é fundamental para a economia, enfrentam sérios riscos.

“O setor é um dos principais motores econômicos locais, gerando empregos e receita. Essa medida impacta diretamente essas comunidades”, explica o presidente do Cipem.

Apelo por diálogo e estabilidade

O presidente do Cipem critica o atual clima de conflito entre lideranças políticas, que, segundo ele, não traz soluções ao setor.

“Precisamos de uma postura responsável e estratégica do governo brasileiro para restabelecer o diálogo e garantir segurança aos produtores. O setor necessita de estabilidade, não de conflito”, defende Blasius.

Compromisso com a legalidade e sustentabilidade

O Cipem reforça seu compromisso com a legalidade, sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico das regiões florestais em Mato Grosso.

A entidade espera que uma solução seja construída com urgência para evitar danos irreversíveis à cadeia produtiva da madeira.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 19 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 327 days 15 hours 14 minutes 30 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com