fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

EM DESTAQUE MUNDO JURÍDICO STF ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zanin recebe críticas da esquerda por votar contra a liberação do porte de maconha

(Last Updated On: 25 de agosto de 2023)

GRATA SURPRESA

Parlamentares situados no centro e na ala direita expressaram aprovação ao voto proferido pelo ministro.

Defensores e simpatizantes do governo liderado por Lula demonstraram desapontamento com a decisão do ministro Cristiano Zanin, membro do Supremo Tribunal Federal (STF), que votou contra a legalização do porte pessoal de maconha.

Devido ao fato de Zanin ter sido advogado de defesa de Lula no caso da Operação Lava Jato e ter sido indicado pelo próprio Lula para o cargo no STF, a expectativa era de que ele votasse a favor das pautas de tendência progressista.

Centro e direita aprovam o voto de Zanin

Parlamentares alinhados ao centro e à direita receberam o voto contrário à descriminalização do porte de maconha por parte de Zanin como uma surpresa bem-vinda.

Esses legisladores, que são contrários à legalização das drogas, argumentam que revogar uma lei aprovada pelo Congresso em 2006 é uma invasão da competência legislativa.

O deputado Filipe Barros (PL-PR) expressou essa perspectiva, declarando: “O voto do ministro Zanin demonstra respeito pela nossa Constituição Federal, que estabelece a independência e a harmonia entre os poderes. O Congresso Nacional já se pronunciou sobre o tema recentemente, decidindo em duas ocasiões que a posse de drogas é um crime.”

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) compartilhou uma opinião semelhante: “Foi uma surpresa positiva. Esse julgamento equivale a uma usurpação do trabalho que já realizamos duas vezes no Congresso Nacional em menos de 13 anos. O STF não está respeitando uma decisão do Congresso, mas, essa posição do ministro Cristiano Zanin, é uma posição que vai ao encontro do que os parlamentares fizeram.”

Já o deputado Silas Câmara, (Republicanos-AM), líder da bancada evangélica, disse que não ficou surpreso com o voto, por que antes da sua aprovação no Congresso, Zanin disse claramente que ele era um homem de família, e tinha as convicções dele em defesa de uma sociedade saudável. 

VEJA O VOTO DO MINISTRO CRISTIANO ZANIN:

Por outro lado…

Segundo informações da Folha de S.Paulo, em grupos de comunicação de membros do Partido dos Trabalhadores (PT), surgiram diversas críticas em relação a Zanin.

Os membros do PT classificaram o voto como lamentável e até mesmo trágico. Algumas críticas foram direcionadas também a Lula, alegando que ele não teria levado em consideração as opiniões do ministro sobre questões relevantes para a base do partido, como a legalização das drogas.

Apesar disso, nenhum membro do PT optou por expressar publicamente sua opinião sobre o voto de Zanin.

Um dos poucos a fazer um comentário aberto a respeito foi o deputado Zeca Dirceu (PR), líder da bancada do PT, que defendeu Zanin, afirmando que é prematuro fazer uma avaliação e que confia plenamente que ele se tornará um excelente ministro.

Enquanto isso, apoiadores de Lula recorreram às redes sociais para demonstrar sua insatisfação com o voto de Zanin.

O youtuber Felipe Neto, foi um deles, caracterizando Zanin como “ultraconservador“. Ele declarou:

Teremos que lidar com 27 anos desse indivíduo no STF. Defenderei o voto em Lula até 2022, mas considero este o seu maior erro até agora. Imperdoável, inexplicável e inaceitável. Agora temos três ministros ultraconservadores no tribunal.”

 

A deputada Sâmia Bonfim (Psol-SP), rotulou o voto de Zanin como lamentável e destacou a importância da descriminalização da posse de drogas como meio de combate ao encarceramento em massa e à chamada “guerra às drogas“, que afeta principalmente a população de baixa renda e negra.

Ela estendeu suas críticas a Lula, argumentando que a próxima indicação dele para o STF deve representar causas democráticas e progressistas.

Outra deputada do Psol, Erika Hilton (SP), comentou sobre o voto de Zanin e também mencionou o “progressismo”, ressaltando a necessidade de ter uma ministra negra e progressista no STF.

 

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 1.327 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook