fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

ALTA FLORESTA MATO GROSSO MUNDO JURÍDICO SINOP ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresa que atendeu saúde de Alta Floresta é investigada pelo MP de Sinop por serviços precários

(Last Updated On: 13 de dezembro de 2021)

Até Março/21, a mesma empresa atendia por contrato ao município de Alta Floresta, mas, a tentativa de renovação de contrato foi barrada pelo Controladoria Geral do Município.

A empresa também é investigada pela Polícia Judiciária Civil de Alta Floresta, desde Agosto/21, por fraudes em orçamentos e falsificação em documentos que foram anexados ao contrato de serviços  a serem prestados ao município.

Na época a Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta, sofreu uma ação de Busca e Apreensão no setor de T.I., que fica dentro da própria secretaria, tendo o responsável pelo setor sido conduzido a delegacia de polícia para prestar depoimento sobre sua participação no processo de contratação da empresa junto ao município.

Em Sinop, o Conselho Municipal de Saúde havia alertado a o município sobre a ineficiência do software e mesmo assim assinou contrato, coisa que aqui em Alta Floresta o Conselho Municipal de Saúde, que tinha na época como presidente Edmar Vila Nova da Silva, mesmo tendo um dos conselheiros, João Sutero Dantas, feito denúncias junto a Controladoria Interna do Município.

Após as denúncias apresentadas a Controladoria Geral da Prefeitura do Município de Alta Floresta – CGM/AF, o conselheiro, João Sutero Dantas foi terminantemente desligado do cargo de conselheiro, pela entidade social que o indicou na função junto ao Município.

Segundo servidores do setor de Saúde de Alta Floresta, as mesmas deficiências e mal funcionamento do sistema Nêmesis era frequentemente apresentado na base de dados dos registros de cadastros da população, mas, apesar das reclamações junto ao secretário municipal de Saúde, que na época era Lauriano Barella, nunca foi dado a devida atenção aos problemas apresentados e a empresa seguiu recebendo pelos serviços mal prestados.

EMPRESA INVESTIGADA EM SINOP POR SERVIÇO “INEFICIENTE”

Em Sinop, o Ministério Público Estadual instaurou um inquérito civil, no final do mês de Setembro, para apurar suposta prática de improbidade administrativa na execução do Contrato nº 78/2019, celebrado entre o Município de Sinop e a empresa E.C. Zocante & Cia Ltda, no valor de R$ 508,8 mil que devido à eventual ineficiência no serviço prestado pelo Sistema Nêmesis teria causado danos ao erário.
 
O Conselho Municipal de Saúde de Sinop, já havia alertado a Secretaria Municipal de Saúde sobre a ineficiência do sistema nas unidades de saúde e mandou ofício ao Ministério Público informando sobre a suposta má gestão dos recursos públicos. O contrato foi celebrado em 2019 e prorrogado em Outubro de 2020.

Também foi informado que a Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, já possuía o Contrato nº 087/2019, com empresa PMH – Produtos Médicos Hospitalares Ltda, sendo que neste estava previsto o fornecimento do sistema de interface para o Laboratório Municipal de Análises Clínicas para todos os equipamentos.

Ainda, restou destacado que o Ministério da Saúde fornece o sistema de informação denominado “e-SUS”, de forma gratuita e desenvolvido especialmente para a Atenção Primaria – “e-SUS APS” que, em tese, seria para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional.
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop esclareceu que o processo licitatório para contratação de software de gestão de saúde ocorreu em Outubro de 2019, no intuito de implantar um sistema de gestão que interligasse a Atenção Básica, média e de alta complexidade em saúde, faturamentos, cartão SUS, etc., a fim de promover maior agilidade nos processos.
 
Porém, a implantação do Sistema Nêmesis se iniciou com a assinatura do contrato e se estendeu no decorrer de 2020, até a sua implantação e funcionamento em todas as unidades. Contudo, os relatórios quadrimestrais deste contrato (período de Setembro/Dezembro de 2020 e de Janeiro/Abril de 2021) apontaram falhas na prestação do serviço.

O município informou ainda que foi elaborado um relatório e vícios foram identificados e foi aberto Processo Administrativo Sancionador (PAS), em face da empresa para adoção das providências cabíveis por vícios na prestação de serviço, bem como houve avaliação negativa por parte dos usuários do respectivo software.
 
Dentre outras obrigações, o promotor Guilherme Ignácio de Oliveira, determinou que a Secretaria Municipal de Saúde de Sinop informasse se houve regularização na prestação de serviços do Sistema Nêmesis, conforme se verifica nos relatórios quadrimestrais da fiscal do Contrato nº 78/2019, (Setembro/Dezembro de 2020 e de janeiro/abril de 2021), quais foram as providências cabíveis visando a resolução dos vícios na prestação de serviço, e o sistema “e-SUS” fornecido pelo Ministério da Saúde permanece sendo utilizado, mesmo após a implantação do Sistema Nêmesis. O município tem 20 dias para responder ao Ministério Público.  

Com informações do Portal:LEIAAGORA

LEIA TAMBÉM:

 

 

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 1.172 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook