fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

BRASIL CIDADES EM DESTAQUE MATO GROSSO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Censo 2022 já contou quase 600 mil pessoas em Mato Grosso

(Last Updated On: 31 de agosto de 2022)

Esse é o resultado do primeiro balanço da coleta do Censo Demográfico 2022.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE já recenseou, de a 29 de Agosto, 586.270 pessoas em 199.072 domicílios de Mato Grosso. 

Em todo o país, no mesmo período, 58.291.842 pessoas foram recenseadas em 20.290.359 domicílios. Destas, 36,51% estavam na região Nordeste, 35,51% no Sudeste, 11,87% no Sul, 9,44% no Norte e 6,67% no Centro-Oeste.

No hotsite do Censo 2022 (https://censo2022.ibge.gov.br/), é possível acompanhar diariamente o total da população recenseada no país e a evolução dos setores trabalhados por unidades da federação.

A maior parte (99,65%) dos questionários de Mato Grosso foi respondida de forma presencial: em 198.380 dos 199.072 domicílios recenseados. Outros 356 responderam pela internet e 336 por telefone. Ao todo, 169.806 domicílios responderam ao questionário básico, que conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores.

Os outros 26.274 domicílios responderam ao questionário amostra, que conta com 77 questões e inclui, além dos quesitos presentes no questionário básico, outros mais detalhados, bem como temas específicos: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

O tempo mediano de preenchimento em todo o país tem sido de 6 minutos para o questionário básico e de 18 minutos para o questionário ampliado. Da população recenseada no estado até 29 de Agosto (586.270 pessoas), 49,54% eram homens (290.443), e 50,45%, mulheres (295.827).

O gerente técnico do Censo, Luciano Duarte, destaca ainda que cerca de 2,3% dos domicílios do Brasil se recusaram a responder, percentual que se espera ser reduzido até o final da operação, após aplicados todos os protocolos de insistência. Em Mato Grosso, esse número ficou em 2,77%, que é menor do que a recusa obtida no estado no segundo trimestre (3,72%) na coleta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD  Contínua.

Processos seletivos são abertos periodicamente

O IBGE está enfrentando dificuldades relativas à falta de pessoal para atuar como recenseador em determinados locais. Em todo o país, o instituto contava, em 29 de Agosto, com 144.634 recenseadores em ação, 78,8% do total de vagas disponíveis. O estado com maior déficit de recenseadores era o Mato Grosso, com 51,2% do número de vagas. Já Alagoas estava com 99,6% dos postos ocupados.

Mato Grosso tinha, até 29 de Agosto, 1.693 recenseadores contratados e ativos realizando a coleta dos dados do Censo Demográfico 2022. O total de vagas disponíveis inicialmente, porém, era de 3.103 recenseadores.

Segundo a Superintendente do IBGE em Mato Grosso, Millane Chaves, o estado possui a segunda menor taxa de desocupação do país –o primeiro é Santa Catarina. “Além disso, Mato Grosso possui renda média superior à média Brasil, assim sendo possuímos baixo desemprego, o que se traduz em grande oferta de vagas de trabalho e boas remunerações (principalmente no Agronegócio), o que faz com que tenhamos dificuldades de atrair pessoas para o trabalho temporário para realizar o Censo em Mato Grosso comparado com outros estados da federação”, explica.

Para resolver o problema, o IBGE lança periodicamente editais de processos seletivos complementares, uma rotina administrativa prevista em todos os Censos. O último processo seletivo complementar, sem taxa nem prova, encerrou as inscrições em 29 de Agosto, com 6.514 vagas de recenseador e 251 vagas de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) em todo o Brasil.

Em Mato Grosso, foram oferecidas 819 vagas temporárias para recenseador em 85 municípios e 18 oportunidades para Agente Censitário Supervisor (ACS) em nove municípios: Aripuanã (2), Campo Novo do Parecis (2), Colniza (1), Lucas do Rio Verde (2), Nova Mutum (3), Paranatinga (1), Primavera do Leste (1), Rondonópolis (4) e Sorriso (2). Acompanhe aqui os processos seletivos do IBGE.

De acordo com o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, a meta do órgão é atingir, em cada unidade estadual, o percentual de pelo menos 85% dos recenseadores contratados em relação ao número de vagas disponíveis.

“Tradicionalmente, a gente não contrata 100% das vagas que a gente abre por dois motivos: primeiro porque de fato é uma dificuldade enorme conseguir realizar essa contratação em todos os municípios do país e segundo porque aqueles melhores recenseadores, aqueles que são mais ágeis e que começam o trabalho bem no início da coleta, eles vão pegando um segundo setor, um terceiro setor, um quarto setor. Daí a gente acaba não tendo a necessidade de contratar outras pessoas. Isso aconteceu também no Censo de 2010, no Censo de 2000. Esse é um processo natural”, acrescenta.

Ao analisar os números de recenseadores contratados e também os que estão em treinamento ou já estão aptos para contratação com pendência de entrega de documento, por exemplo, o percentual de Mato Grosso passa para 77,9% das vagas disponíveis inicialmente.

O resultado final do processo seletivo complementar cuja inscrição acabou na última segunda-feira será divulgado no dia 9 de Setembro. “A ideia é conseguir preencher o máximo de vagas nesse processo seletivo atual”, explica Malheiros, que não descartou abrir novos processos seletivos em breve.

“Na verdade, é certo que abriremos, assim que encerrar esse e divulgar a gente já vai estar abrindo um novo processo seletivo, o que também é muito comum nas operações censitárias. A gente vai realizando processos seletivos complementares o tempo inteiro para ir repondo aquelas vagas que ou a gente não conseguiu preencher ou que estavam preenchidas e por algum motivo saiu, seja porque o contrato dele terminou seja porque não tem mais setor próximo para ele realizar.”

Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer matrícula, RG ou CPF do recenseador.

 Fonte: Assessoria
 
@matgrossoaovivo
 
COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 1.225 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook