NOTÍCIA EM DESTAQUE

Falta de apoio trava CPI sobre CS Mobi na Câmara de Cuiabá

O vereador Tenente-coronel Dias (Cidadania) ainda não reuniu as nove assinaturas exigidas para instaurar uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar suposto direcionamento na licitação da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Prefeitura de Cuiabá e a empresa CS Mobi, responsável pelo estacionamento rotativo da capital por 30 anos.

Até o momento, o requerimento de Dias soma seis apoios. Além do próprio autor, assinaram a proposta os vereadores Dilemário Alencar (União Brasil), líder do prefeito na Casa; Samantha Iris (PL), que também é primeira-dama; e os parlamentares da base Cezinha Nascimento (União Brasil), Drª Mara (Podemos) e Baixinha Giraldelli (Solidariedade).

O vereador chegou a conquistar oito adesões, mas Marcus Brito (PV) e Daniel Monteiro (Republicanos) recuaram e retiraram seus nomes, reduzindo o número de assinaturas e travando a abertura da investigação.

Contrato contestado

O contrato da PPP foi firmado durante a gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (PSD) e prevê, como contrapartida, a revitalização do Centro Histórico e a reconstrução do Mercado Miguel Sutil. Caso a parceria seja rompida de maneira unilateral, a multa estipulada chega a R$ 139 milhões.

O atual prefeito, Abilio Brunini (PL), um dos principais críticos do acordo, entregou um dossiê à Câmara apontando indícios de direcionamento na concorrência pública. Brunini apoia a criação da CPI e mantém divergências sobre a modulação contratual.

Histórico de suspeitas

A possibilidade de irregularidades já havia sido levantada na CPI anterior que analisou o contrato entre o Executivo municipal e a CS Mobi. Na ocasião, o relatório final pediu o indiciamento de Emanuel Pinheiro e do ex-secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Antônio Vuolo, por improbidade administrativa. O texto apontou uso do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como garantia contratual, o que permitiria o confisco de recursos em caso de inadimplência dos usuários do estacionamento rotativo.

Próximos passos

Para viabilizar a nova CPI, Dias precisa convencer mais três parlamentares a subscreverem o pedido. Sem o número mínimo previsto no regimento interno da Câmara Municipal, o processo de instalação da investigação segue parado.

A articulação deve continuar nos próximos dias, mas, enquanto não houver consenso, a análise sobre eventuais irregularidades na PPP permanece apenas no campo político, sem a abertura formal de inquérito legislativo.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de RDNews

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 35 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 343 days 11 hours 54 minutes 54 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com