NOTÍCIA EM DESTAQUE

Câmara avança em projeto que garante acompanhante a autistas em prova de direção

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1240/25, que modifica o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para permitir que candidatos com transtorno do espectro autista (TEA) ou síndrome de Down realizem o exame de direção veicular acompanhados por uma pessoa de sua escolha, destinada a oferecer apoio emocional e psicológico durante a avaliação.

O texto é de autoria do deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB) e teve parecer favorável do relator, deputado Amom Mandel (Cidadania-AM). Para Mandel, a presença de um acompanhante não interfere na medição das habilidades do candidato nem coloca em risco a integridade do teste. “Trata-se pura e simplesmente da diferença entre ser e não ser aprovado”, observou o relator ao defender a proposta em seu parecer.

Alteração no Código de Trânsito

Atualmente, o CTB não prevê a possibilidade de apoio presencial extra para candidatos com deficiência intelectual ou psicossocial durante o exame prático de direção. Caso seja sancionado, o PL 1240/25 incluirá no texto legal o direito ao acompanhante, a ser indicado pelo próprio candidato, garantindo mais segurança emocional e igualdade de condições no processo de habilitação.

Tramitação

Antes de chegar à Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o projeto já havia obtido parecer positivo na Comissão de Viação e Transportes. Com a nova aprovação, a matéria segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo. Isso significa que, se também for aprovada pela CCJ, a proposta pode seguir diretamente para o Senado, sem necessitar de votação em plenário na Câmara, a menos que haja recurso de 52 deputados para apreciação pelo conjunto da Casa.

Para se transformar em lei, o projeto precisará ser aprovado pelos senadores e, em seguida, sancionado pela Presidência da República. Se entrar em vigor, a medida passará a valer em todo o território nacional, obrigando os departamentos estaduais de trânsito (Detrans) a oferecerem essa opção nos exames práticos de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Parlamentares favoráveis ao texto argumentam que a mudança garante mais autonomia a pessoas com TEA ou síndrome de Down, ao passo que não provoca alterações técnicas na avaliação de capacidade de direção. A oposição ao projeto, até o momento, não apresentou emendas nem questionamentos formais sobre eventuais impactos operacionais.

O relator Amom Mandel reforçou que a iniciativa busca equiparar oportunidades: “A proibição do acompanhamento pode facilmente se transformar em vedação de acesso a um instrumento de suma importância para que uma pessoa disponha de autonomia no mundo contemporâneo”, destacou.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de Câmara dos Deputados

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 23 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 343 days 21 hours 51 minutes 16 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com