fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

ALTA FLORESTA EDUCAÇÃO MATO GROSSO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alta Floresta: 300 crianças da Educação Infantil não tem acesso a educação em Alta Floresta

(Last Updated On: 5 de junho de 2023)

O município de Alta Floresta está com déficit absurdo em vagas na Educação Infantil.

Apesar de ser obrigatório que todas as crianças na faixa etária da pré-escola, não podem ficar de fora da sala de aula, as escolas do municípios destinadas a este público, não tem capacidade para atender toda a demanda.

Em entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte, nesta quinta-feira, 1, em sua sala na sede do Conselho, Mônica Gonzaga Marques Benetti, presidente do Conselho Municipal de Educação, afirmou que há uma lista de espera de 300 crianças que estão sem estudar por falta de vagas.

Conforme ela, o Conselho tem acompanhado esta situação, e recebe quase que diariamente denúncias de pais, que buscam vagas para seus filhos para a Educação Infantil.

“Na pré-escola é obrigatório e não poderia ter crianças, de 4 a 5 anos, fora da escola. E ainda temos crianças esperando porque não tem vaga, principalmente aqui no centro da cidade. E no Ensino Fundamental, estamos com uma sobrecarga também aqui na região do centro”, declara Mônica.

O problema, na Educação Fundamental, decorre, conforme ela, devido ao Redimensionamento na Educação, que estabeleceu novas regras para a matricula de alunos.

Na região Central da cidade, apenas as escolas Benjamim, Vilma Dias [antiga Manoel Bandeira] e a Vicente Francisco, no bairro São José Operário, atendem a alunos do Ensino Fundamental.

Na pré-escola é obrigatório e não poderia ter crianças, de 4 a 5 anos, fora da escola “Todas as crianças da entrada da cidade até no setor Industrial, a única escola que está atendendo do 1º ao 5º ano e a Escola Benjamim, que está com mais de 600 alunos e não tem vagas. Se hoje chegar alguém para morar em algum bairro no Centro da cidade, não terá vaga. Terá que procurar uma vaga na Cidade Alta e Cidade Bela. A Escola Marines, que é Estadual, não atende mais crianças do 1º ao 5º ano”.

De acordo com Mônica, é necessário que a Secretaria de Educação Municipal, converse com o Estado para verificar qual a capacidade de atendimento enquanto município. No Ensino Fundamental, ela diz que não tem acesso a lista de espera, se há crianças que estão sem estudar.

Porém, as adequações acabam resultando em dificuldades e transtornos para os pais, porque uma criança que mora no setor G e E tem que ir estudar no São José Operário ou Cidade Bela.

“Estamos em tratativa com a secretaria de Educação Municipal, para que haja esta reunião para organizar o próximo ano letivo. O que o município não conseguir atender, porque não tem escola e não tem sala, o Estado terá que assumir”, enfatiza.

Ela cita como exemplo as crianças do bairro Boa Nova. Alunos do 1º e 2º ano não são atendidos e crianças, de 6 e 7 anos, tem que entrarem no ônibus e vir para a Escola Vilma Dias, porque a Escola Estadual 19 de Maio não atende mais. Esta falta de organização pode resultar em crianças fora da sala de aula.

“É uma preocupação e isto causa transtorno. Recebemos várias reclamações dos pais. Por isto, estamos dialogando com a Secretaria de Educação, para fazer um planejamento para 2024, para o município atender o que está de acordo com sua capacidade. Não podemos pegar demanda da Estado e não conseguir atender”, assevera.

A presidente do Conselho observa que foi lançada a obra de uma escola para atender este público no bairro Almeida Prado. Porém, até agora a obra não avançou.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 2.279 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook