Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Colômbia, Gustavo Petro, confirmaram sua participação na quarta edição do evento “Em Defesa da Democracia”. O encontro, organizado pelo governo da Espanha, está programado para o dia 18 de abril e ocorrerá na cidade de Barcelona. A adesão dos líderes sul-americanos a esta iniciativa ressalta o compromisso com a pauta democrática em um cenário global complexo, que atualmente enfrenta desafios intensificados, como a guerra no Oriente Médio.
Lançada no ano passado, a iniciativa “Em Defesa da Democracia” congrega uma série de nações em torno da discussão e do fortalecimento dos princípios democráticos. Além de Brasil e Espanha, os governos da Colômbia, Chile e Uruguai são parte ativa deste esforço conjunto, que busca articular ações e promover o debate sobre a resiliência e a evolução dos sistemas democráticos em nível internacional. A realização de sua quarta reunião demonstra a continuidade e a relevância que os países envolvidos atribuem a essa agenda.
Diálogo Bilateral e Integração Regional
A confirmação da participação de Lula e Petro no evento de Barcelona segue um diálogo telefônico entre os dois chefes de estado. A conversa ocorreu na manhã da última quarta-feira, 11 de março, conforme divulgado pelo Palácio do Planalto. O foco principal do intercâmbio foi a agenda de integração regional, um tema de grande importância para o desenvolvimento e a estabilidade da América Latina.
Este contato direto entre os presidentes faz parte dos preparativos para a próxima Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que está marcada para o dia 21 de março na capital colombiana, Bogotá. A cúpula da Celac é um fórum crucial para a coordenação política e a cooperação entre os países da região. Durante a chamada, o presidente Gustavo Petro enfatizou que, na mesma data do evento principal, a Celac também promoverá uma reunião estratégica com representantes de países africanos, sinalizando uma ampliação das pontes de diálogo e cooperação para além do continente americano.
Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de MatoGrossoAoVivo
- Banco Central confirma retirada de dinheiro físico com o avanço do Pix - 24 de maio de 2026
- Deolane Bezerra é presa por suposta ligação com o PCC e investigação expõe conexões financeiras com o crime organizado - 21 de maio de 2026
- Nova denúncia contra OSS de hospital em Diamantino amplia pressão sobre modelo de terceirização - 20 de maio de 2026
↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓
↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓
Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) -















Assine o Canal










Adicionar comentário