A marca supera o recorde anterior, alcançado em 2025, quando o queijo pesou 3.005 quilos.
A marca supera o recorde anterior, alcançado em 2025, quando o queijo pesou 3.005 quilos.
O maior queijo frescal do Brasil é de Curvelândia, Mato Grosso. Com 3.247 quilos e produzido a partir de 28,6 mil litros de leite, o queijo gigante fabricado pelo Laticínios Rovigo bateu um novo recorde nacional durante a 16ª Festa do Queijo, realizada neste fim de semana em Curvelândia, no sudoeste do estado.
A marca supera o recorde anterior, alcançado em 2025, quando o queijo pesou 3.005 quilos.
A produção começou na manhã de sábado (13) e mobilizou trabalhadores, produtores rurais e a população local. Já o corte foi realizado na tarde de domingo (14), quando milhares de pessoas se organizaram em filas para receber uma fatia do produto, elaborado sob rigorosos padrões de qualidade e segurança alimentar.
A produção ocorreu nas instalações do Laticínios Rovigo, empresa instalada em Curvelândia que gera emprego para cerca de 60 famílias e industrializa leite proveniente de 11 municípios da região. O processo envolveu planejamento logístico, acompanhamento técnico e cuidados especiais para garantir a qualidade do alimento distribuído gratuitamente à população.
O presidente do Sindilat MT e responsável pela produção do queijo gigante, Antônio Bornelli, destacou que o recorde representa o trabalho coletivo de toda a região, fruto do esforço conjunto de produtores rurais, trabalhadores da indústria e parceiros que contribuem para o fortalecimento da cadeia leiteira regional.
Bornelli ressaltou ainda que a indústria láctea alavanca cerca de 31 mil pequenos produtores de leite de Mato Grosso e que essa produção pode aumentar com investimentos em políticas de Estado e no fortalecimento da nutrição animal.
“Temos 31 mil pequenos produtores e, por sermos o maior produtor de grãos do país, podemos aumentar essa produção. O que precisamos é investir na produção para crescermos, pois temos o mais importante, que é a nutrição para os animais. Precisamos de políticas de Estado” , defendeu o representante do setor.
Já o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, destacou que o setor conta com 86 indústrias e gera mais de 1,5 mil empregos formais no estado, conforme informações do Observatório de Mato Grosso, da Federação das Indústrias.
Rangel pontuou ainda que a cadeia do leite possui papel estratégico para o desenvolvimento regional por conectar a produção rural à transformação industrial.
“É uma atividade que une o campo e a indústria. O leite produzido nas propriedades rurais é transformado em alimentos de qualidade, gerando emprego, renda e desenvolvimento. Estamos falando de uma cadeia que sustenta milhares de famílias e que ainda tem um enorme potencial de crescimento” , afirmou.
O prefeito de Curvelândia, Jadilson Alves de Souza, agradeceu o empenho dos produtores rurais, do Laticínios Rovigo, do Sistema Fiemt, do Sesi, do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e dos demais apoiadores da festa. Ele também destacou a participação da população no evento.
“Sou grato a Deus por mais esse evento de sucesso, mais uma vez quebrando o recorde do maior queijo frescal do Brasil. A gente vê com muita alegria a população participando e vindo ao corte do queijo para degustar conosco uma fatia desse delicioso produto” , disse.
Criada a partir de uma mobilização de produtores de leite da região, a Festa do Queijo consolidou-se ao longo dos anos como uma das principais celebrações do setor lácteo mato-grossense. Além da tradição gastronômica, o evento contribui para divulgar a atividade leiteira, valorizar os produtores rurais e destacar o potencial da agroindústria instalada no interior do estado.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Morre ex-presidente do TJMS e pai de procurador do Ministério Público de MT
Padre Tony vira xodó da torcida após comemorar vitória do Cuiabá na Arena Pantanal
Curvelândia bate novo recorde nacional com queijo de 3.247 kg
Prefeitura de Cuiabá dará figurinhas para quem plantar árvores em mutirões
Disputa por vaga de desembargador do TJMT tem 25 juízes; veja quem são os candidatos
Morre ex-presidente do TJMS e pai de procurador do Ministério Público de MT
Padre Tony vira xodó da torcida após comemorar vitória do Cuiabá na Arena Pantanal; vídeo
Faissal diz que atuou como advogado agrário e nega envolvimento em esquema de venda de sentenças
Gabarito preliminar da prova objetiva é divulgado pelo Ministério Público de MT
Investigado por furtar armas de CACs reage à abordagem e é morto pela polícia
STF decide se Eduardo Bolsonaro será condenado no processo do tarifaço
1. MTI abre seletivo com 54 vagas e salários de até R$ 15 mil em Mato Grosso
2. Ferrari destruída em batida com Tesla é do empresário do agro Samuel Maggi
3. Homens de 70 e 79 anos são flagrados transando dentro de banheiro público
4. Policial aposentado que bateu em homem no elevador já foi acusado de cortar os pneus do carro de vizinho
5. Jovem lançada de 40 metros em salto sem corda respirava e tinha pulsação após a queda, diz enfermeira
Créditos da imagem: Reprodução/ Assessoria
- Câmara vota em julho novo Código de Trânsito com PPD aos 16 e formação simplificada - 18 de junho de 2026
- Queima de arquivo? Vereador de VG aponta suspeita após incêndio na Educação. - 17 de junho de 2026
- Incêndio de grandes proporções consome anexo da Secretaria de Educação em Várzea Grande - 17 de junho de 2026
↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓
↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓
Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) -













Assine o Canal










Adicionar comentário