fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

ALTA FLORESTA ARTIGOS COLUNA AF - ANÁLISE DOS FATOS COVID-19 MATO GROSSO SAÚDE PÚBLICA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morte de mulher com Covid em posto de saúde de Alta Floresta levanta dúvidas quanto ao atendimento médico aplicado

(Last Updated On: 12 de dezembro de 2021)

QUEM VAI RESPONDER POR ISSO? – 

Responsável pela pasta da Saúde no município, o secretário Lauriano Barella, em recente entrevista afirmo que só estariam sendo atendidos pacientes até o estado moderado.

A morte de uma paciente idosa, Sra. M.A.S., 76 anos, que se segundo a secretaria de Saúde, “se dirigiu” a Unidade de Saúde Básica – Ana Nery, na manhã desta Quinta-feira (19/03), já com parada cardio-respiratória, mas, infelizmente veio a falecer na mesa de ressuscitação, levantou um debate acirrado nas redes sociais e até mesmo entre a classe médica que está na linha de frente do combate a pandemia.

Em conversa com médicos e enfermeiros, que pediram para não serem citados, os protocolos adotados atualmente não vão conseguir frear a avalanche de casos que estão surgindo todos os dias, ainda mais sem um plano de ação eficaz no sentido de prevenir a contaminação da doença por meio de um tratamento precoce.

Tal medida (prevenção), se aplicada de forma consistente e imediata traria um grande impacto considerável nas filas que estão se formando na porta do único centro de atendimento no município, que centraliza todo e qualquer caso de suspeita ou já em fase inicial, e muitas vezes só conseguem atender aos que chegam ao local quando já é tarde da noite, depois de horas de espera durante o dia todo.

Se não aplicada, já no ato da consulta acaba por colocar em xeque o protocolo aplicado pela secretaria de Saúde, no controle e combate a pandemia, pois ao aguardar a análise do médico os pacientes acabam piorando em casa, além de estarem contaminando terceiros no meio social na incerteza de que estão ou não com o vírus no organismo.

A prefeitura emitiu uma breve Nota Oficial, assim que o assunto começou a circular em redes sociais, para tentar esclarecer a morte inusitada da paciente, mas, não soube explicar com clareza as condições em que a paciente chegou ao posto de saúde e o por que ela não teria sido encaminhado diretamente para o Hospital Regional Albert Sabin – HRAS, sendo do conhecimento de todos que é a única unidade de saúde em Alta Floresta habilitada para atender situações de emergências como esta.

Na Nota, a prefeitura afirma que a paciente “se dirigiu”, mas, ao mesmo tempo diz que ela estava com parada cardio-respiratória, o que levanta dúvidas severas sobre o real estado em que a paciente adentrou o posto de saúde.

Caso ela tenha sido levada por familiares, os próprios profissionais do posto deveriam indicar, ou até mesmo recusar a recebê-la, pois tem consciência de que não são a unidade de saúde adequada para tal atendimento de emergência, e caso tenha sido levada pelo Corpo de Bombeiros, obviamente, os servidores terão que explicar o por que não encaminharam a idosa ao Hospital Regional Albert Sabin – HRAS, como de praxe o fazem nesses casos extremos.

Reforçamos esses questionamentos por meio de conversa no Whatsapp com o secretário Lauriano Barella, e o mesmo se limitou a mostrar a Nota Oficial como esclarecimento final para o assunto.

Além disso, o secretário encaminhou um extenso áudio a toda imprensa para explanar as dificuldades que a crise na saúde pública municipal e nacional vem atravessando, bem como apresentar a contratação de um novo médico e como nova medida de enfrentamento a transferência de todas as atividades do UBS Ana Nery, para a Policlínica na Cidade Alta, que passará a funcionar a partir de Segunda- feira (22/03), como a Central de Atendimento de casos suspeitos de Covid-19, mas, não respondeu os demais pontos da morte da paciente dentro do Posto de saúde, tais como:

  1. Qual foi especificamente a cirurgia a que essa paciente foi submetida ?
  2. Porque deram alta tão rapidamente? Para ter mais leito disponível ?
  3. Quando essa paciente positivou quando ?
  4. Se o teste foi feito hoje, e com resultado positivo? Pois, quando se chega no posto com 1 dia de sintoma, o teste não é realizado.
  5. Se ela já era portadora do Covid por que foi mandada pra casa? Ainda mais com quadro pós-operatório, sendo retirada já morta do posto de saúde com confirmação de Covid, conforme informou a família?
  6. Como uma paciente, com 76 anos realizou uma cirurgia há 6 dias atrás e já estava em casa?
  7. Quem vai responder direta ou indiretamente pela morte desta Senhora?

A familiares que perdem seu ente querido só resta a dor sem medida e a mais completa falta de informação sobre as falhas cometidas com a Mãe, que foi enviada de volta ao lar, em pleno estado pós-operatório, contaminada por Covid e se quer teve tempo de ser socorrida no local apropriado.

 

 

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 694 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook