ALTA FLORESTA LEGISLATIVO EM AÇÃO NOTÍCIA EM DESTAQUE POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lei que proíbe fogos de estampidos e de artifícios está em vigor desde abril de 2023

Aprovada por unanimidade pelos vereadores e sancionada pelo prefeito Valdemar Gamba (PSD), a Lei Municipal 2.755/2022 está em vigor no município de Alta Floresta desde o mês de abril de 2023.

De autoria dos vereadores Darli Luciano da Silva, José Vaz Neto (Zé Eskiva), Douglas Pereira Teixeira de Carvalho e Francisca Ilmarli Teixeira, a Lei proíbe a comercialização, o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em todo o território do Município de Alta Floresta, com potencial de produzir danos à saúde e a vida de pessoas e animais. A única exceção da proibição são os fogos de vista, assim denominados aqueles que produzem efeitos visuais sem estampido.

A proibição a que se refere a Lei estende-se a todo o município, em recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados, exceto a zona rural. No alvará expedido deverá constar obrigatoriamente que “somente será permitido o uso de fogos silenciosos durante eventos”.

Conforme a Lei, a desobediência implicará na apreensão dos produtos e aplicação de multa no montante de 10 UPFM (Unidade Padrão Fiscal Municipal) para pessoa física e 100 UPFM para pessoa jurídica. O valor será dobrado na hipótese de reincidência cometida em um período igual ou inferior a 60 dias corridos.

A lei também prevê que os recursos provenientes da multa poderão ser revertidos para o custeio de programas e ações de prevenção e conscientização sobre o tema e apoio a projetos voltados para o bem-estar de pessoas e animais.

Já a fiscalização e a aplicação de multas em caso de descumprimento da Lei são de responsabilidade do município, através de órgãos determinados pelo Poder Executivo.

O início da aplicação das penalidades será precedido de campanha educativa, realizada pelo município, por meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, televisão e redes sociais, para esclarecimento sobre as proibições e sanções impostas pela Lei, além da nocividade dos artefatos explosivos à saúde humana e animal.

FONTE: Assessoria de comunicação da Câmara Municipal

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Diretor de Jornalismo
Siga-me
(Visited 1.259 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

Danny Bueno - Diretor de Jornalismo

Especializado em jornalismo investigativo e político.
Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia.
É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, consultor e analista de política e marketing social.
É associado à ABI - Associação Brasileira de Imprensa, membro da FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas e filiado ao SINDJOR/MT - Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso e membro da FIJ - Federação Internacional de Jornalismo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online: RÁDIO ADRENALINA.
Disponível tanto em IOS quanto em ANDROID, que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 302 days 6 hours 20 minutes 22 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com