fbpx
ADVOCACIA ARTIGOS COLUNISTAS EM DESTAQUE POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Partidos Políticos no Brasil – Francisco Faiad

Francisco Anis Faiad
(Last Updated On: 23 de dezembro de 2019)

Nestes dias, a imprensa vem noticiando o interesse do presidente Jair Bolsonaro em constituir um novo partido político, a Aliança pelo Brasil.

Francisco Faiad

Ressurge uma discussão perene do excessivo número de partidos políticos no Brasil.

O país possui hoje 32 partidos regularizados e aptos para disputar as eleições municipais de 2020. Existem no TSE, 75 pedidos de regularização de partidos. Com o de Bolsonaro, esse número subirá para 76. Realmente um número assustador.

A Resolução 23571/2018 do TSE, em seu artigo 10, dispõe sobre os requisitos para a formação e constituição de um partido político no Brasil: são necessários 101 fundadores em 1/3 dos Estados, ou seja, 9 estados, com ata registrada em Cartório de Registro Civil e constituição de pessoas jurídicas. Além disso, são necessárias 491.967 assinaturas de eleitores de 9 estados.

Tais assinaturas, segundo recente decisão do TSE, podem ser digitais. Note-se, portanto, que não é difícil se constituir um partido político no Brasil. Mas, essa situação não é uma peculiaridade do Brasil.

Nos Estados Unidos, por exemplo, apesar da preponderância dos Partido Democrata e Partido Republicano, existentes, desde 1790, inúmeros outros partidos, como o Partido Verde, Partido da Justiça, Partido Libertário, Partido da Constituição, dentre outros, que vez ou outra conseguem alguma cadeira nos parlamentos.

Mas há outras situações interessantes. Nossa vizinha Argentina possui 710 partidos em atividade. Na Alemanha são 18 partidos. Em Portugal quase 100 partidos.

Na vigência de um regime democrático é indispensável a existência de partidos políticos, que representem os diversos ideários da população. No Brasil pré-ditadura de 64 tínhamos o PTB, o PSD, a UDN, o PSP, o PR, o PDC, o PRP e o PCB, além de alguns outros partidos de menor porte.

Após a ditadura, tais partidos foram extintos por medida governamental e em 1966 foram criados dois partidos (a ARENA e o MDB). Somente com o início da abertura política, em 1979, é que se liberou a constituição de outros partidos.

Hoje, no país apenas sete partidos possuem mais de um milhão de filiados, na seguinte ordem: MDB (2,3 mi); PT (1,5 mi); PSDB (1,45 mi); PP (1,44 mi); PDT (1,2 mi); PTB (1,1 mi) e DEM (1,05 mi).

Há muita descrença nos partidos pela população que diz não confiar em políticos e muito menos em partidos. É certo que a pulverização gera esse descrédito, especialmente em razão do desconhecimento de seus programas, por vezes apenas burocraticamente constituídos, além da ausência de uma relação de fidelidade dos eleitos com os partidos que os elegeram.

Mas, a existência do partido, como local adequado para as discussões políticas, e retirada de conclusões a serem seguidas por seus membros é fundamental para a organização social e o avanço democrático de um país.

Fortalecer os partidos políticos é dever de todo cidadão, para fortalecimento do Estado Democrático de Direito e dos entes federativos.

Francisco Anis Faiad é advogado e professor universitário.  E-mail: advocaciafaiad@terra.com.br

 

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 147 times, 1 visits today)
Tags

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook