ARTIGOS COLUNISTAS ECONOMIA EDUCAÇÃO INTERNET POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaro libera R$ 3,5 bi para internet nas escolas brasileiras

Last Updated on: 3 de janeiro de 2022

 

O governo federal irá repassar R$ 3,5 bilhões aos estados e ao Distrito Federal para promover acesso à internet aos alunos e professores da educação básica de escolas públicas.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a vetar projeto que previa este recurso para melhorar a internet e a conectividade nas unidades de ensino durante a pandemia da Covid-19. Em junho, o Congresso derrubou o veto.

A liberação da verba, por meio de MP (medida provisória), foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União de quarta-feira (29).

O dinheiro pode ser utilizado na compra de terminais, cedidos aos alunos e professores, e na aquisição de soluções de conectividade móvel.

“Cabe esclarecer que a abertura do crédito extraordinário em questão não afeta o cumprimento da meta de resultado primário, bem como trata-se de ação emergencial e temporária de caráter socioeconômico”, afirma nota da Secretaria-Geral da Presidência.

Ao vetar o projeto, em março, Bolsonaro argumentou que a medida não apresentava estimativa de impacto orçamentário e financeiro e provocaria rigidez orçamentária, “dificultando o cumprimento da meta fiscal e da regra de ouro”.

O governo afirmou ainda que já contava com iniciativas para ampliar o acesso à internet nas escolas.

Pelo texto aprovado no Congresso, Bolsonaro deveria liberar o recurso em até 30 dias, mas o presidente adiou o pagamento por meio de uma medida provisória, que perdeu validade no começo de dezembro.

De acordo com o texto da lei que levou o governo a liberar o auxílio, a fonte de recursos para a iniciativa será o Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações).

Os investimentos deverão ser feitos para beneficiar alunos da rede pública das famílias que estão no cadastro único do governo para programas sociais, matriculados em escolas de comunidades indígenas e quilombolas e os professores.

Por Mateus Vargas 

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 432 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 261 days 6 hours 8 minutes 51 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com

RÁDIO ADRENALINA

DÊ O PLAY NA FITA CASSETE


SIGA NAS REDES:

Isso vai fechar em 30 segundos