fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

BRASIL ECONOMIA EM DESTAQUE ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Decisão do STF sobre Lei dos Caminhoneiros pode desencadear greve nacional

(Last Updated On: 6 de julho de 2023)

Segundo o SINDTANQUE o setor de transporte de combustíveis e cargas no Brasil está à beira do colapso.

O presidente do Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG), Irani Gomes, alerta que uma decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em plenário virtual no dia 30 de Junho, por 8 votos a 3, ficou estabelecido que todo o tempo em que os caminhoneiros permanecerem à disposição da empresa transportadora será considerado como jornada de trabalho, incluindo o tempo de espera para carga e descarga.

Segundo Gomes, essa medida pode resultar em um aumento significativo nos preços do frete em todo o país, o que poderia inviabilizar o transporte de cargas.

“Atualmente, já enfrentamos atrasos no frete de cerca de 25% a 30%, juntamente com aumentos nos custos que não foram repassados. Essa mudança na lei aumenta, no mínimo, 40% o valor do frete, prolongando o tempo de viagem de caminhão de 2 a 3 dias para até 6 dias”, afirma Gomes.

Ele destaca que a decisão do STF tem uma grande importância para o setor produtivo brasileiro, pois pode causar um impacto bilionário no transporte de combustíveis, produtos agropecuários e bens de consumo.

Gomes ressalta que o país não possui infraestrutura logística adequada para cumprir as exigências de descanso, o que resultaria em atrasos nas entregas de cargas. Isso não só aumentaria o custo, mas também o tempo necessário para a entrega dos produtos.

Diante do estado de greve dos transportadores e uma reunião marcada para esta Quarta-feira (05/7) para decidir os próximos passos, Gomes adverte que estão aguardando uma mobilização de toda a categoria. Caso nenhuma medida seja tomada nos próximos dias, eles podem suspender as atividades em todo o país por tempo indeterminado a qualquer momento.

Conforme a decisão do STF, os intervalos para refeição, repouso e descanso não são considerados como parte da jornada de trabalho dos caminhoneiros. Não será mais permitido o repouso com o veículo em movimento, sendo necessário um descanso ininterrupto de 11 horas dentro de um período de 24 horas de trabalho, com o veículo estacionado e sem fracionamento.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 2.561 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

8 Comentários

Click here to post a comment

  • Boa Noite, isso vai acabar com o ganho dos motoristas que trabalham por comissão pois diminuirá o faturamento, mas para motoristas que trabalham assalariados não influencia, as maiorias das transportadoras vão ter que pagar salários se não vão ficar sem motoristas. Ou seja é ruim para todos.

  • Quando a lei favorece o motorista as empresas começam a se retorcer igual uma lagartixa. Se não for assim o motorista de transportes de cargas nunca serão valorizados, e sempre terão que trabalhar a mais com muito pouco descanso sem liberdade na cabine do caminhão por causa das câmeras e sem receber horas extras justas , isso quando não fica tudo em banco de horas. Pra mim a justiça está certinha na decisão e não tem que arredar o pé não, o martelo já foi batido e agora os patrões que segurem o B.Ó .

  • Enquanto a lei favorecia os empresários eles não queriam greve, agora vai favorecer os motoristas eles querem parar o setor.

  • Não é possível que os caminhoneiros, sejam burros pra tanto!
    Fazer greve pra trabalhar mais e ganhar menos sem contar que deixa suas famílias pra servir uma nação e não ter nenhum reconhecimento

  • Quando e pra pagar o correto para os profissionais aí não dá só estão pensando em seus lucros paguem os motoristas o que e certo e cobrem no frete
    Parem de explorar os motoristas.

  • Quando e pra pagar o correto para os profissionais aí não dá só estão pensando em seus lucros paguem os motoristas o que e certo e cobrem no frete
    Parem de explorar os motoristas.

  • Esse Irani Gomes está falando besteira na visão dele o motorista tem que trabalhar de graça.em qualquer categoria de trabalho apartir do momento que vc abre sua jornada de trabalho seja em um escritório ou num caminhão vc está a disposição da empresa.outra coisa absurda que esse cara defende é que o motorista não tenha jornada de descanso de 11 horas,na visão dele motorista descansando 2 ou 3 horas já está bom.
    A única explicação pra tantos acidentes com caminhão é a falta de descanso do motoristas que muitas vezes trabalha até 20 horas sem descanso.

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook