Segundo o SINDTANQUE o setor de transporte de combustíveis e cargas no Brasil está à beira do colapso.
O presidente do Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG), Irani Gomes, alerta que uma decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em plenário virtual no dia 30 de Junho, por 8 votos a 3, ficou estabelecido que todo o tempo em que os caminhoneiros permanecerem à disposição da empresa transportadora será considerado como jornada de trabalho, incluindo o tempo de espera para carga e descarga.
Segundo Gomes, essa medida pode resultar em um aumento significativo nos preços do frete em todo o país, o que poderia inviabilizar o transporte de cargas.
“Atualmente, já enfrentamos atrasos no frete de cerca de 25% a 30%, juntamente com aumentos nos custos que não foram repassados. Essa mudança na lei aumenta, no mínimo, 40% o valor do frete, prolongando o tempo de viagem de caminhão de 2 a 3 dias para até 6 dias”, afirma Gomes.
Ele destaca que a decisão do STF tem uma grande importância para o setor produtivo brasileiro, pois pode causar um impacto bilionário no transporte de combustíveis, produtos agropecuários e bens de consumo.
Gomes ressalta que o país não possui infraestrutura logística adequada para cumprir as exigências de descanso, o que resultaria em atrasos nas entregas de cargas. Isso não só aumentaria o custo, mas também o tempo necessário para a entrega dos produtos.
Diante do estado de greve dos transportadores e uma reunião marcada para esta Quarta-feira (05/7) para decidir os próximos passos, Gomes adverte que estão aguardando uma mobilização de toda a categoria. Caso nenhuma medida seja tomada nos próximos dias, eles podem suspender as atividades em todo o país por tempo indeterminado a qualquer momento.
Conforme a decisão do STF, os intervalos para refeição, repouso e descanso não são considerados como parte da jornada de trabalho dos caminhoneiros. Não será mais permitido o repouso com o veículo em movimento, sendo necessário um descanso ininterrupto de 11 horas dentro de um período de 24 horas de trabalho, com o veículo estacionado e sem fracionamento.
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Os donos de caminhão forem dormir deite-se nu. Caminhão em movimento pra ver o que e bom. Ipocritas.
Boa Noite, isso vai acabar com o ganho dos motoristas que trabalham por comissão pois diminuirá o faturamento, mas para motoristas que trabalham assalariados não influencia, as maiorias das transportadoras vão ter que pagar salários se não vão ficar sem motoristas. Ou seja é ruim para todos.
Quando a lei favorece o motorista as empresas começam a se retorcer igual uma lagartixa. Se não for assim o motorista de transportes de cargas nunca serão valorizados, e sempre terão que trabalhar a mais com muito pouco descanso sem liberdade na cabine do caminhão por causa das câmeras e sem receber horas extras justas , isso quando não fica tudo em banco de horas. Pra mim a justiça está certinha na decisão e não tem que arredar o pé não, o martelo já foi batido e agora os patrões que segurem o B.Ó .
Enquanto a lei favorecia os empresários eles não queriam greve, agora vai favorecer os motoristas eles querem parar o setor.
Não é possível que os caminhoneiros, sejam burros pra tanto!
Fazer greve pra trabalhar mais e ganhar menos sem contar que deixa suas famílias pra servir uma nação e não ter nenhum reconhecimento
Quando e pra pagar o correto para os profissionais aí não dá só estão pensando em seus lucros paguem os motoristas o que e certo e cobrem no frete
Parem de explorar os motoristas.
Quando e pra pagar o correto para os profissionais aí não dá só estão pensando em seus lucros paguem os motoristas o que e certo e cobrem no frete
Parem de explorar os motoristas.
Esse Irani Gomes está falando besteira na visão dele o motorista tem que trabalhar de graça.em qualquer categoria de trabalho apartir do momento que vc abre sua jornada de trabalho seja em um escritório ou num caminhão vc está a disposição da empresa.outra coisa absurda que esse cara defende é que o motorista não tenha jornada de descanso de 11 horas,na visão dele motorista descansando 2 ou 3 horas já está bom.
A única explicação pra tantos acidentes com caminhão é a falta de descanso do motoristas que muitas vezes trabalha até 20 horas sem descanso.