EM DESTAQUE

Lula faz aceno ao PSD e avalia ceder candidatura do PT na Bahia

Last Updated on: 16 de fevereiro de 2022

Em uma articulação para trazer o PSD para o palanque do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no primeiro turno da eleição presidencial, o PT avalia abrir mão da candidatura própria na Bahia, maior estado governado pelo partido.

No novo arranjo, o senador Jaques Wagner (PT) abriria mão de sua candidatura para apoiar o também senador Otto Alencar (PSD) para o governo do estado, tendo o governador Rui Costa (PT) como candidato ao Senado. Em meio de mandato, Wagner ainda tem mais quatro anos no Senado.

O assunto esteve na mesa de uma reunião em São Paulo nesta terça-feira (15). Participaram Lula, Jaques Wagner, Rui Costa, Otto Alencar, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, além do vice-governador da Bahia, João Leão (PP), que assumiria o governo em caso de renúncia de Rui Costa em abril para disputar as eleições.

googletag.cmd.push(function() {
googletag.defineSlot(‘/176290677/maisbrasilia.com/Maisbrasilia_Content1’, [
[250, 250],
[336, 280],
[1, 1],
[300, 250] ], ‘Content1’).addService(googletag.pubads());
googletag.pubads().enableSingleRequest();
googletag.enableServices();
});

googletag.cmd.push(function() {
googletag.display(‘Content1’);
});

Ao sair do encontro, o senador Jaques Wagner confirmou uma rede social que discutiu com Lula o cenário eleitoral na Bahia, mas destacou que o quadro permanece o mesmo, com sua candidatura ao governo do estado e a de Otto Alencar ao Senado.

“Nosso objetivo é fortalecer a unidade do grupo para ganharmos mais uma vez na Bahia e com Lula. O quadro continua o mesmo, com minha pré-candidatura ao governo e o desejo de Otto e Leão de disputarem o Senado. Política é assim: se conversa muito até se chegar a um consenso”, afirmou.

Em privado, dirigentes e líderes do PT afirmam que a reunião teve como objetivo sinalizar o nome de Otto Alencar como uma opção real da base aliada para a disputa do governo do estado.

googletag.cmd.push(function() {
googletag.defineSlot(‘/176290677/maisbrasilia.com/Maisbrasilia_Content2’, [
[250, 250],
[336, 280],
[1, 1],
[300, 250] ], ‘Content2’).addService(googletag.pubads());
googletag.pubads().enableSingleRequest();
googletag.enableServices();
});

googletag.cmd.push(function() {
googletag.display(‘Content2’);
});

A possibilidade de abrir mão da candidatura própria na Bahia, estado governado pelo PT há 16 anos, serviria como um aceno para atrair o PSD de Gilberto Kassab -partido que está na mira de Lula.
O PT também discute um possível apoio a candidatos do PSD em outros estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Sergipe.

Com origem política no carlismo, grupo político liderado pelo senador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007), Otto Alencar é aliado ao PT desse 2010, quando foi eleito vice-governador de Jaques Wagner. Em 2014, foi eleito para o Senado com o apoio e Lula.

O passado político do senador, contudo, não é considerado um problema. Petistas destacam Otto Alencar é conhecido pelo perfil de cumpridor de acordos e ficou ao lado do partido nos momentos mais difíceis, tendo votado contra o impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2015.
A atuação firme de Otto Alencar na CPI da Covid, onde foi um forte crítico à atuação do governo Jair Bolsonaro (PL) na pandemia também contou pontos a favor do senador.

googletag.cmd.push(function() {
googletag.defineSlot(‘/176290677/maisbrasilia.com/Maisbrasilia_Content3’, [
[250, 250],
[336, 280],
[1, 1],
[300, 250] ], ‘Content3’).addService(googletag.pubads());
googletag.pubads().enableSingleRequest();
googletag.enableServices();
});

googletag.cmd.push(function() {
googletag.display(‘Content3’);
});

Petistas destacam ainda que a candidatura de Rui Costa ao Senado também atenderia aos anseios de Lula de formar uma bancada forte no Congresso Nacional a partir de 2023. O petista é encarado como favorito para a única vaga em disputa na Bahia este ano.

O nome de Otto Alencar para governo do estado também desataria o nó na articulação do grupo governistas para atender os três principais partidos da base aliada: PP, PSD e PT.

Já reeleito para o cargo, o vice-governador João Leão não poderia concorrer a um novo mandato para o cargo. Mas aliados dizem que ele se sentiria contemplado assumindo um mandato de nove meses como governador.

googletag.cmd.push(function() {
googletag.defineSlot(‘/176290677/maisbrasilia.com/Maisbrasilia_Content4’, [
[250, 250],
[336, 280],
[1, 1],
[300, 250] ], ‘Content4’).addService(googletag.pubads());
googletag.pubads().enableSingleRequest();
googletag.enableServices();
});

googletag.cmd.push(function() {
googletag.display(‘Content4’);
});

No campo da oposição, são pré-candidatos ao governo da Bahia o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) e o ministro da Cidadania João Roma (Republicanos).

Por João Pedro Pitombo

googletag.cmd.push(function() {
googletag.defineSlot(‘/176290677/maisbrasilia.com/Maisbrasilia_Content5’, [
[250, 250],
[336, 280],
[1, 1],
[300, 250] ], ‘Content5’).addService(googletag.pubads());
googletag.pubads().enableSingleRequest();
googletag.enableServices();
});

googletag.cmd.push(function() {
googletag.display(‘Content5’);
});

O post Lula faz aceno ao PSD e avalia ceder candidatura do PT na Bahia apareceu primeiro em Mais Brasília.



FONTE: AGÊNCIA BRASIL / TERRA BRASIL
__________________________________________





COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 6 times, 1 visits today)
Tags

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 341 days 10 hours 22 minutes 24 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com