NOTÍCIA EM DESTAQUE

Prefeito Abilio acusa desfile de atacar evangélicos e ferir lei eleitoral

Cuiabá – O prefeito da capital mato-grossense, Abilio Brunini (PL), afirmou em vídeo publicado nas redes sociais que o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, realizado neste fim de semana, demonstrou “ódio aos evangélicos” e configurou propaganda eleitoral antecipada em favor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Evangélico e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre pena em regime fechado, Abilio criticou o samba-enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, dedicado ao chefe do Executivo federal. Segundo o prefeito, a apresentação mostra incoerência com declarações recentes de Lula de que buscaria aproximação com o segmento religioso. “Dias atrás ele disse que precisava correr atrás dos votos dos evangélicos. No desfile, a máscara caiu: eles odeiam o povo cristão e não têm vergonha de se manifestar”, declarou.

O prefeito também atacou o carro alegórico intitulado “Neoconservadores em conserva”, onde integrantes usavam fantasias que simulavam latas com o rótulo de uma família. Para políticos de direita, a alegoria faz referência direta aos evangélicos, que compõem grande parte do eleitorado de Bolsonaro. “Ali não é lugar de quem ama a Deus. Estão servindo a outros deuses”, disse Abilio, acrescentando que o ato já era “esperado da esquerda”.

Acusações de ilegalidade

Abilio sustentou que o desfile violou a legislação eleitoral por promover a imagem de Lula antes do período permitido para campanha de 2026. Ao mesmo tempo, previu que não haverá punição. “Há uma proteção. Lula tudo pode. Vamos ver quem terá coragem de julgar e buscar a inelegibilidade dele”, provocou.

O prefeito ainda classificou a apresentação como “pré-campanha descarada” e comemorou o que chamou de exposição da “verdadeira face” do governo petista. “Parabéns à escola por revelar a máscara da esquerda”, concluiu.

Repercussão na base bolsonarista

A fala de Abilio repercutiu entre lideranças conservadoras de Mato Grosso. O presidente estadual do PL, Ananias Filho, anunciou que a executiva nacional do partido pretende acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apurar eventual crime de propaganda extemporânea. O senador Wellington Fagundes (PL) avaliou que houve “deboche aos evangélicos”, e o deputado federal Coronel Assis (PL) classificou o episódio como “flagrante desrespeito à lei eleitoral”, acusando Lula de usar o Carnaval para “zombar de Bolsonaro e se autopromover”.

No mesmo tom, o deputado estadual Elizeu Nascimento (Novo) defendeu a declaração de inelegibilidade do presidente. Já o vereador cuiabano Rafael Ranalli, aliado de Abilio, gravou vídeo chamando a homenagem de “ódio travestido de festa” e disse ser “escroto zombar de, no mínimo, metade da população brasileira”.

Entre os opositores, até o momento não houve manifestação pública respondendo às críticas. A Acadêmicos de Niterói não se pronunciou oficialmente sobre as acusações de cunho religioso ou eleitoral.

O debate ocorre a menos de oito meses do início oficial da campanha, na qual Lula deve buscar a reeleição e ter, entre os principais adversários, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A possível ação do PL no TSE ainda não tem data para ser protocolada.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de RDNews

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 19 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 302 days 13 hours 31 minutes 16 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com