fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

MATO GROSSO POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério da Pesca rejeita projeto “Transporte Zero” em MT do Governo do Estado, protestos continuam

(Last Updated On: 16 de junho de 2023)

O prazo do recadastramento se encerra no final de Junho.

O Ministério da Pesca e Aquicultura manifestou sua oposição à proibição da pesca no estado do Mato Grosso, conforme proposto em um projeto de lei estadual com votação agendada para o próximo dia 28/6.

Essa posição foi comunicada em uma audiência realizada na tarde de quinta-feira (15), a pedido do deputado estadual Wilson Santos (PSD-MT), juntamente com os presidentes da Confederação Nacional da Pesca e Aquicultura (CNPA), Edivando Soares de Araújo, e da Associação Segmentos da Pesca, Nilma Silva.

De acordo com eles, há muita preocupação entre os pescadores artesanais de Mato Grosso em relação ao projeto proposto pelo Governo do Estado.

Conforme o texto, a pesca seria permitida apenas para fins recreativos e esportivos, em que os peixes são capturados e devolvidos ao rio. Além disso, somente a pesca de subsistência, em que o pescador pode retirar peixes da água apenas para consumo próprio em pequena quantidade, seria permitida.

Fora dessas condições, o transporte, armazenamento e venda de pescado seriam proibidos no estado por um período de cinco anos. Durante esse período, o governo estadual propõe fornecer assistência financeira aos pescadores artesanais e oferecer cursos de capacitação.

Como o Ministro André de Paula estava em reunião no Palácio do Planalto, o secretário-executivo da pasta, Carlos Mello, presidiu a reunião.

A comitiva de Mato Grosso informou que enviará um pedido formal para que o Ministério da Pesca e Aquicultura emita um parecer técnico sobre o assunto.

“Nossa posição em relação à regulação pesqueira é pública. Nosso ministro abordou esse assunto em uma audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados ontem, e quando recebermos o pedido, confirmaremos nossa posição por escrito, com base em argumentos técnicos”, disse Carlos Mello.

O Secretário Nacional de Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, ao ler as informações sobre a proposta, inicialmente achou que fossem notícias falsas. “Imagine se você dissesse aos advogados que estão proibidos de exercer a advocacia nos próximos cinco anos e que, durante esse período, receberão assistência financeira e cursos para mudarem de profissão. Seria um absurdo completo. Da mesma forma, é absurdo fazer isso com os pescadores”, ressaltou.

O diretor do Departamento de Pesca Industrial, Armadora e Esportiva, Édipo Cruz, informou que o cerne do projeto de lei estadual viola a Lei da Pesca, Lei nº 11.959/2009.

De acordo com o artigo 3º dessa lei:

“Compete ao poder público a regulamentação da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Atividade Pesqueira, conciliando o equilíbrio entre o princípio da sustentabilidade dos recursos pesqueiros e a obtenção de melhores resultados econômicos e sociais, calculando, autorizando ou estabelecendo, em cada caso”.

O parágrafo primeiro do mesmo artigo, por seu lado, é explícito:

  • “O ordenamento pesqueiro deve considerar as peculiaridades e as necessidades dos pescadores artesanais, de subsistência e da aquicultura familiar, visando a garantir sua permanência e sua continuidade.”
  • Ou seja, preterir a pesca artesanal em prol da pesca amadora e esportiva, como quer o governo do Mato Grosso, é uma infração à Lei da Pesca.
  • “Nossa posição é muito clara”, diz o diretor Édipo Cruz, “a água é um ambiente de uso múltiplo, dá para todas as modalidades pescarem conjuntamente e ordeiramente”, opinou.
  • O argumento dos defensores do projeto, batizado de Transporte Zero, seria a necessidade de preservar as espécies nativas das bacias mato-grossenses – notadamente o dourado, o pintado e o cachara. A “moratória” de cinco anos na pesca seria o prazo para que essas espécies se reproduzissem e criassem populações maiores.
  • A delegação que se encontrou com o MPA, no entanto, apresentou estudos científicos que indicam que o esforço de pesca não é responsável pela diminuição das populações de peixes nos rios. De acordo com esses estudos, o principal responsável pela morte dos peixes é a construção de barragens de usinas hidrelétricas ao longo dos rios.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 1.341 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook