MUNDO JURÍDICO NOTÍCIA EM DESTAQUE POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente do TCE/MT acusa Estado de negligência com deslizamentos na estrada da Chapada

Segundo Sérgio Ricardo falta transparência sobre a real situação do trecho.

Presidente do Tribunal de Contas (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, disse que a culpa dos deslizamentos de terras na MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães (65 km ao sul), é totalmente do governo do Estado por não ter nenhum projeto naquela região, que é utilizada há décadas. Para ele, as telas que estão sendo colocadas “não evitam absolutamente” nada.

“Aquela situação já é emergencial há décadas. É uma obra feita em 1978. Essa obra que estão fazendo não vai resolver. Na minha opinião, está abrindo mais o buraco do Portão do Inferno. Estado falhou por não fazer um projeto, qual é a obra que resiste desde 1978? Não existe projeto nenhum. Nenhum do Governo”, disse em entrevista ao programa Tribuna de Segunda-feira (15/1).

O presidente do TCE disse que o Executivo estadual coloca a culpa no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) por não estar com “poder” para administrar obras na região “mas o instituto não proíbe nada, desde que tenha um projeto”, afirmou. “Porém, não existem projetos do governo para o trecho do Portão do Inferno, na MT-251″, alegou.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT) já encaminhou um pedido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) solicitando a administração naquela região.

Segundo Sérgio Ricardo falta transparência sobre a real situação do trecho. Por isso decidiu reunir todas as autoridades de Cuiabá e Chapada dos Guimarães “para dar solução ao problema”.

O TCE reuniu com o governador Mauro Mendes (União), políticos, prefeito de Chapada Osmar Froner, empresários da cidade, etc., na última sexta-feira (12/1), para mostrar a real situação do local. Deslizamentos de terras chamam atenção desde Dezembro de 2023, quando até mesmo o asfalto começou a rachar.

Os desmoronamentos não ocorrem apenas na parte superior, mas também embaixo do asfalto. Acontece que, segundo o presidente, o que parece uma formação rochosa, na verdade, é material de arenito. Portanto, quando chove, a terra suga a água e causa a desintegração do material.

“Na minha modesta opinião, realmente aquela obra não vai resolver, aquela tela é fixada na parede de uma barra de 3 metros, mas não tem pedra, aquilo é uma areia. Logo então essas barras não estão sendo fixados, porque estão enfiando uma barra de ferro em um material de arenito. A solução imediata para a situação, se possível fazer amanhã, é fazer um desvio, cortar aquele monte de areia, tirar o monte que está colocado no pontilhão, fazer outro pontilhão ao lado fora do buraco, porque o pontilhão está feito em cima do buraco do Portão do Inferno. Esse buraco aumentou e está totalmente com erosão por baixo e você vê até rachadura no asfalto”, explicou.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 1.208 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 294 days 21 hours 12 minutes 35 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com