fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

EM DESTAQUE GEOPOLÍTICA MUNDO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SAÍDA A LÁ PT | Lula se “esconde” de Zelensky em cúpula no Japão

(Last Updated On: 20 de maio de 2023)

Foto: Ricardo Stuckert/PR.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, solicitou ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a cúpula dos líderes do G7, realizada em Hiroshima, Japão.

No entanto, Lula, que já se encontrou com um homem de confiança do presidente russo Vladimir Putin, afirmou que ainda não decidiu se irá se encontrar com o presidente ucraniano durante sua estadia no Japão.

Ao deixar o hotel onde está hospedado, Lula preferiu não se alongar em suas palavras ao ser questionado sobre a possibilidade da reunião, limitando-se a responder apenas “não sei”.

Na semana passada, Zelensky recebeu o assessor para assuntos internacionais da Presidência, Celso Amorim, em uma reunião na capital ucraniana, Kiev.

Durante o encontro, Amorim ressaltou a importância de formar um grupo de países que possam liderar a proposta de um acordo de paz entre Ucrânia e Rússia, países que estão em guerra desde fevereiro de 2022.

“Chegar a um consenso não será fácil. Será necessário que ambas as partes concluam que o custo da guerra é maior do que o custo de fazer certas concessões”, afirmou Amorim na ocasião.

Nas redes sociais, o presidente ucraniano afirmou ter dito a Amorim que o único plano de paz viável para pôr fim à guerra provocada pela invasão russa em seu país é o plano ucraniano. Ele também mencionou a “possibilidade de realizar uma cúpula Ucrânia-América Latina”.

Além disso, expressou sua expectativa de receber o presidente Lula na Ucrânia e dar continuidade ao diálogo com o governo brasileiro.

Zelensky chegou ao Japão no início da noite deste sábado, 20 de maio, buscando apoio dos líderes das nações mais ricas para conter o avanço russo em seu país.

Logo após sua chegada, o presidente ucraniano publicou uma mensagem no Twitter mencionando “reuniões importantes com parceiros e amigos da Ucrânia”.

Em seguida, agradeceu a “decisão histórica dos Estados Unidos e do presidente Joe Biden de apoiar uma coalizão internacional de caças”, referindo-se à autorização dos EUA para o uso do jato militar F16 pela Ucrânia.

Ao entrar em uma reunião no âmbito da cúpula, Zelensky expressou sua satisfação em relação aos caças, afirmando: “Estou muito feliz. Muito obrigado. Agradeço aos nossos parceiros. Isso realmente ajudará nossa sociedade, nosso povo, a salvar lares e famílias”.

Apesar das recentes declarações de Lula sobre a possibilidade de o Brasil mediar um acordo de paz no leste europeu, o líder do Partido dos Trabalhadores iniciou seu mandato presidencial com uma série de declarações polêmicas sobre o assunto. Lula já afirmou que os EUA e a União Europeia deveriam “falar sobre paz”, recusou-se a enviar armas para o povo.

Mesmo com os posicionamentos recentes de Lula sobre a possibilidade do Brasil mediar um acordo de paz no leste europeu, o líder petista iniciou seu mandato presidencial com uma série de declarações polêmicas sobre o tema. Lula já se recusou a enviar armas ao povo ucraniano e pediu para que os líderes mundiais parassem de “incentivar a guerra”. 

As falas de Lula atribuindo responsabilidade pela guerra também à Ucrânia geraram críticas de países, entre os quais os Estados Unidos. Com as reações contrarias do bloco europeu e da Casa Branca, Lula recuou e reforçou o pedido por paz.

Com informações do: Diário do Poder.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 2.438 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook