fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

AGRONEGÓCIO DESTAQUE EMPRESARIAL ECONOMIA MATO GROSSO PREJUÍZOS FINANCEIROS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em 100 dias de embargo, Mato Grosso deixou de exportar US$ 117 milhões

(Last Updated On: 20 de dezembro de 2021)

Sem a China, as exportações nacionais de carne bovina registram perda de US $ 762,3 milhões entre os meses de outubro e novembro deste ano.

O Instituto Mato-grossense da Carne – Imac, recebe com expectativa de recuperação, em um curto espaço de tempo, o fim do embargo chinês às exportações da carne bovina brasileira, comunicado na madrugada desta Quarta (15/12) pela Administração Geral de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês).

Para a entidade, a recuperação do mercado é fruto da diplomacia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e, principalmente, da confiança no serviço sanitário do país.

Desde ontem, os chineses voltam a importar produtos de carne bovina desossada de animais com menos de 30 meses, depois de 100 dias de restrição.

Sem a China, as exportações nacionais de carne bovina registram perda de US $ 762,3 milhões entre os meses de outubro e novembro deste ano. Em Mato Grosso, uma suspensão provocou uma frustração de receita de 117,3 milhões para a indústria da carne. Os valores são calculados com base na receita referente aos mesmos meses de 2020.

Distância os dados gerais das exportações de carne bovina, porém, os resultados restantes positivos mesmo com o embargo. De Janeiro a Novembro de 2021, o faturamento do Brasil com exportações de carne bovina e derivados para a China totalizaram US $ 3,9 bilhões. Este valor é 6,8% superior ao observado entre Janeiro e Novembro de 2020.

“Importante lembrar que desde Outubro não vendemos carne bovina para a China, portanto, esse resultado preliminar positivo se deve ao período de Janeiro a Setembro de 2021 basicamente, responsável por 98,7% da receita no período”, analisa do diretor de operações do Imac, Bruno de Jesus Andrade.

Ainda segundo Bruno Andrade, a estimativa é que, sob o ponto de vista dos pecuaristas, o impacto na comercialização seja de pouco mais de 750 mil animais. “Estes animais combinam como destino a China em Outubro e Novembro, o equivalente a uma receita de R $ 4,5 bilhões em faturamento que pecuaristas precisaram renegociar”.

Em Mato Grosso, o faturamento das exportações de carne bovina e derivados para a China totalizaram US $ 814,2 milhões, 21% do total do Brasil. Este valor é 15,9% superior ao observado entre Janeiro e Novembro de 2020

HISTÓRICO – Em 4 de Setembro deste ano, o Mapa suspendeu voluntariamente os embarques aos chineses, por causa de dois casos atípicos do “mal da vaca louca“. Os casos foram identificados em frigoríficos de Nova Canaã do Norte (MT) e de Belo Horizonte (MG).

A ministra da Agricultura e Abastecimento, Tereza Cristina, disse que esperava uma retomada das exportações porque o Brasil repassou todas as informações sobre os casos atípicos da doença registrada no país.

O Mapa, no entanto, não acredita que uma queda nas condições básicas quatro meses tenha maiores impactos na Balança Comercial, nenhum volume acumulado em 2021. Entre janeiro e novembro, o Brasil faturou com as exportações de carne bovina e produtos derivados para a China EUA $ 3,9 bilhões, 6,8% a mais que no mesmo período em 2020.

O Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) é um Serviço Social Autônomo que tem como missão promover a carne bovina de Mato Grosso, valorizando toda a cadeia produtiva a partir de ações de pesquisa e desenvolvimento, informação e marketing. Em seu conselho deliberativo, estão representantes do Governo do Estado, do setor pecuário e de indústrias frigoríficas.

Fonte: DIÁRIO DE CUIABÁ

LEIA TAMBÉM …

 

 

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 1.139 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook