fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

CARLINDA ELEIÇÕES 2020 MATO GROSSO MUNDO JURÍDICO POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça rejeita danos morais pedido por prefeita de Carlinda contra ex-adversário político-partidário

(Last Updated On: 21 de julho de 2022)

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A ação foi motivada por supostos ataques pessoais dirigidos contra a prefeita  Carmen Martines nas últimas eleições.

A juíza Milena Ramos de Lima e Souza Paro, da 4ª Vara cível de Alta Floresta, indeferiu em decisão preliminar, no último dia 27 de Junho de 2022, quanto ao Processo: 1000028-15.2021.8.11.0007, onde a prefeita do município de Carlinda, Carmelinda Leal Martines Coelho, acusava o ex-candidato a prefeito no último pleito eleitoral, Francisco André do Prado, suposta prática de calúnia e difamação, feitas através de redes sociais o qual foi seu adversário ao cargo em 2020.

A prefeita Carmen Martines requeria em seu favor uma indenização por danos morais, alegando que: “…no dia 12/12/2020 o requerido proferiu diversas acusações em suas redes sociais, atribuindo à administração pública municipal a prática de atividades fraudulentas.” 

Na época, o ex-candidato postou em sua rede social:

“Só lembrando q o projeto q contempla a lei Aldir Blanc está sendo uma Fraude em Carlinda, pq a grande maioria dos beneficiados do auxílio q a lei propõe já foram contemplados com o auxílio emergencial. E a maioria dos questão recebendo esse auxílio de forma fraudulenta estiveram dias atráz criticando os candidatos a vereadores que foram citados em redes sociais”.

Em sua defesa o acusado alegou que: …“agiu dentro do limite de sua liberdade de expressão, sendo que efetuou os comentários anexados à petição inicial e neles não houve menção ao nome da autora, de forma que não é possível identificá-la, estando apenas expressando sua opinião”. 

Em sua decisão a juíza Milena Ramos de Lima e Souza Paro, concluiu que: …“a opinião emitida pelo requerido não demonstra a presença do elemento subjetivo do crime de calúnia, pois não se constata a vontade livre e dirigida de imputar falsamente à autora a prática de um crime, além de não se evidenciar a prática de difamação, pois a simples propagação de um conceito ou opinião pessoal sobre a atuação da administração municipal não se enquadra ao tipo penal da difamação”. 

“Por fim, é sabido que a liberdade de pensamento e a liberdade de expressão são direitos assegurados pela Constituição Federal, em seu artigo 5º, incisos IV e IX, contudo, tais direitos devem ser exercidos de forma que não lesionem outros de igual importância, como os direitos da personalidade de terceiros, no caso, a imagem e honra subjetiva, assim o é também com o direito à liberdade de imprensa e informação, nos termos do artigo 5º, IV e XIV, e artigo 220, todos da Constituição Federal”.

A prefeita pedia a título de indenização por danos morais a quantia de R$ 44.000,00, além da concessão de:

“…tutela de urgência inibitória no sentido de fazer com que o Requerido se abstenha imediatamente de difamar, caluniar e/ou injuriar a Requerente, em qualquer meio de comunicação, incluindo-se grupos de aplicativos de mensagens e redes sociais, proibindo-o de direta ou indiretamente, citar ou vincular o nome da Requerente ou qualquer notícia que lhe disser respeito, sob pena de condenação deste ao pagamento de multa pecuniária diária no valor a ser arbitrado por este r. juízo, pelo eventual descumprimento da ordem judicial.”

Estivemos contato com a prefeita Carmem Martines, no último dia 28 de Junho, ela afirmou que iria recorrer da decisão, e não quis se manifestar quanto a decisão da justiça fora do processo, porém, passados todos os prazos de recursos não houve por parte dos advogados da prefeita, na pessoa do advogado Rony de Abreu Munhoz, qualquer manifestação ou contestação contrária a decisão da juíza de Alta Floresta.

A defesa do ex-candidato Francisco André do Prado, ficou por conta da advogada Maria Luiza Borges Santos.

 VEJA ABAIXO A ÍNTEGRA DA DECISÃO:

Sentença (6)DA DECISÃO:

 

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 1.160 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook