fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

ALTA FLORESTA EM DESTAQUE MATO GROSSO MULHER & FAMÍLIA SAÚDE ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Outubro Rosa: Câncer de mama e do Colo do útero, saiba como reduzir os risco de desenvolver a doença

(Last Updated On: 21 de setembro de 2022)

Detectar o câncer no início permite um tratamento menos agressivo e com menores taxas de mortalidade.

No mês internacional de conscientização feminina sobre prevenção e importância do exame preventivo para o diagnóstico precoce do câncer de mama (mamografia) e do colo do útero preventivo (Papanicolau).

Alta Floresta e região pode ficar tranquila com a presença de um laboratório altamente especializado, que é o Laboratório Atual, que conta com maior estrutura de equipamentos e tecnologia na região norte de Mato Grosso, e que periodicamente vem a público divulgar orientações e informações, especialmente às mulheres, que pode diminuir o risco de desenvolver essas doenças, como é o caso do Outubro Rosa e Novembro Azul, relacionados aos cuidados e prevenções contra manifestação câncer em homens e mulheres.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama ainda é o que mais acomete as mulheres brasileiras, sendo também o que mais mata. Raramente a doença pode ser diagnosticada, também, entre homens. Sempre que se sentir confortável é importante fazer o autoexame (toque) e observar se as mamas estão com aspecto normal.

A hereditariedade representa, segundo o instituto, apenas cerca de 10% dos fatores de risco para desenvolver a doença.

Obesidade, sobrepeso, falta de atividade física, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, além da exposição frequente à radiações ionizantes (radioterapia ou exames de diagnósticos) e histórico familiar, aumentam as chances de ter este tipo de câncer.

Estima-se que aproximadamente 28% dos casos de câncer poderiam ser prevenidos através de mudanças alimentares e inclusão de atividades físicas no cotidiano. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as possibilidades de cura.

O exame preventivo de rastreamento da mamografia é realizada em mulheres de 50 a 69 anos. Nos casos em que a mulher, ou o médico, percebe alguma alteração, ou sinal de alerta para câncer de mama, um exame diagnóstico também pode ser solicitado. A recomendação às mulheres com menos de 50 anos, é realizar o exame de ecografia da mama.

Algumas dúvidas sobre exames, diagnósticos, e tratamentos, podem ser esclarecidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência.

Na fase inicial, o câncer de mama pode ser percebido através de sintomas e sinais como a presença de nódulo (caroço) que não se move e geralmente é indolor, em pequenos nódulos nas axilas e/ou pescoço, na pele da mama avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja; em alterações nos mamilos como a saída espontânea de líquido anormal.

Por isso, manter uma vida saudável, com atividade física e acompanhamento médico, é fundamental.

Após os exames preventivos, as pacientes são orientadas a buscar os cuidados clínico das mamas (mamografia), quanto o preventivo de câncer do colo do útero, estão disponíveis durante todo ano no Laboratório Atual, situado na Avenida Ludovico da Riva, nº 1956 (ao lado do Santander).

Do colo do útero
Causado pela infecção persistente de alguns tipos de HPV (vírus do papiloma humano), o câncer do colo do útero, conhecido também como câncer cervical, é – de acordo com o INCA – o 3º (terceiro) mais frequente na população feminina e ocupa a 3ª (terceira) posição nas causas de mortes de mulheres, por câncer, no país.

O início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros são apontados como fatores de risco para desenvolver a doença, além do tabagismo e do uso prolongado de anticoncepcionais.

O câncer do colo do útero é lento e pode não apresentar sintomas visíveis na fase inicial. A detecção precoce, através do exame preventivo, é crucial para identificar os primeiros sinais da doença.

No estágio mais avançado, segundo o INCA, a mulher apresenta sangramento vaginal intermitente ou após ter relações sexuais, além de secreção anormal e dor abdominal associada a problemas urinários e intestinais.

As vacinações contra o HPV e a realização do exame preventivo se complementam na prevenção desse tipo de câncer e reduzem o risco de ter a doença. No SUS, a vacinação está disponível gratuitamente às meninas de 9 a 14 anos, e aos meninos de 11 a 14 anos.

A imunização dos meninos é importante para prevenir o aparecimento do vírus e evitar a transmissão para futuros parceiros. Mulheres imunossuprimidas também podem ser vacinadas até os 45 anos.

Usar preservativos nas relações sexuais, além de prevenirem a transmissão e contágio do HPV, evitam também outras doenças sexualmente transmissíveis. O uso de preservativo também diminui os riscos de desenvolver esta doença.

FONTE ASSESSORIA

@matogrossoaovivo

#LaboratórioAtual #AltaFloresta #MatoGrosso #câncerdemama #câncerdecolodoútero #OutubroRosa

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 1.372 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook