Com a intensificação das chuvas em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMMT) reforçou um conjunto de recomendações práticas para reduzir ocorrências como acidentes de trânsito, choques elétricos e quedas de árvores.
Prevenção dentro de casa
O diretor operacional adjunto do CBMMT, major Felipe Mançano Saboia, destaca que a primeira medida de segurança é permanecer em ambientes fechados durante temporais. O oficial orienta desligar eletrodomésticos da tomada para prevenir curto-circuitos, manter portas e janelas fechadas e afastar-se de vidros, evitando ferimentos causados por estilhaços caso galhos ou objetos sejam arremessados pelo vento.
Objetos soltos e risco de ventanias
Antes das chuvas, o major recomenda vistoriar quintais e áreas externas, retirando materiais que possam ser carregados por rajadas de vento, como vasos, ferramentas e brinquedos. Esses itens, se lançados, podem atingir pessoas, veículos ou fiações elétricas.
Segurança em vias públicas
Para quem é surpreendido por tempestades na rua, o Corpo de Bombeiros aconselha procurar abrigo em edificações de alvenaria. Deve-se evitar permanência sob árvores, perto de placas, postes ou estruturas metálicas, todas suscetíveis a quedas e descargas atmosféricas. O órgão reforça que áreas alagadas não devem ser atravessadas, pois escondem buracos e bueiros abertos.
Outro alerta é nunca tocar em cabos caídos, inclusive de telefonia ou internet, porque podem estar energizados. Ao identificar fios rompidos, o cidadão deve isolar o local e acionar a concessionária de energia, a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Queda de árvores
Após chuvas fortes, galhos e árvores inteiras podem ceder sobre vias, residências ou veículos. Nesses casos, a orientação é solicitar avaliação das equipes do CBMMT, que podem efetuar o corte controlado. O pedido de atendimento também é feito pelo número de emergência 193.
Orientações para motoristas e motociclistas
O órgão recomenda não estacionar sob árvores e, durante aguaceiros, permanecer dentro do veículo, já que a carroceria age como gaiola de Faraday, oferecendo proteção contra raios. Em caso de granizo, deve-se buscar local coberto.
Nas rodovias, a combinação de água, óleo e sujeira deixa o asfalto escorregadio. Por isso, motoristas devem reduzir a velocidade e aumentar a distância do veículo à frente. Motociclistas precisam usar capacete e redobrar a atenção em curvas. Todos os ocupantes de automóveis devem utilizar cinto de segurança, e crianças precisam ser acomodadas em dispositivos adequados, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro.
Emergências
Em qualquer situação de risco, o contato imediato com o Corpo de Bombeiros via 193 ou com a Defesa Civil pelo 199 garante resposta rápida das equipes especializadas.
Segundo o major Saboia, seguir essas orientações simples contribui para diminuir incidentes típicos da estação, preservando vidas e patrimônio.
Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de Notícia Exata
- Nilson Leitão volta a defender menos parlamentares e melhor uso do dinheiro público - 10 de setembro de 2026
- Wellington acusa governo de pressionar prefeitos por apoio político e fala em uso de convênios como moeda eleitoral - 6 de setembro de 2026
- Wavemax participa de ação conjunta para retirada de fios em Alta Floresta - 4 de setembro de 2026
↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓
↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓
Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) -








Assine o Canal










Adicionar comentário