Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, iniciou o ano eleitoral com uma mensagem direcionada ao eleitorado de direita. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele aparece segurando uma lousa onde escreveu a frase: “A fórmula é simples! Feliz 2026 = Fora PT”. Ao final, conclama: “Juntos, vamos mudar o Brasil”.
A publicação foi feita um dia depois de a revista britânica The Economist publicar editorial no qual classifica o ex-ministro da Infraestrutura como o político conservador mais competitivo para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima eleição presidencial, marcada para 2026. O periódico argumentou que Tarcísio reúne credenciais técnicas e trânsito no Congresso, além de não enfrentar os mesmos índices de rejeição atribuídos ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
O vídeo de pouco mais de 30 segundos foi postado em todas as principais plataformas do governador, incluindo X (antigo Twitter), Instagram e Facebook. Sem citar Lula nominalmente, Tarcísio emprega a sigla PT como alvo, reforçando a polarização que marcou o último pleito nacional.
Nos comentários, aliados e parlamentares do Republicanos repetiram a hashtag #ForaPT. Entre eles, figuram deputados estaduais de São Paulo e integrantes da bancada governista na Assembleia Legislativa. A equipe de comunicação do Palácio dos Bandeirantes informou que se trata de “manifestação pessoal” do governador e que não houve uso de recursos públicos para a produção do material.
Mesmo sem assumir publicamente a intenção de disputar o Planalto, Tarcísio tem mantido agenda nacional, participando de eventos em outros estados e recebendo prefeitos e parlamentares de diferentes partidos em São Paulo. Interlocutores avaliam que a gravação é o primeiro movimento explícito visando à construção de uma candidatura de direita que não dependa exclusivamente de Bolsonaro.
Procurado, o diretório estadual do PT classificou a mensagem como “ato de campanha antecipada” e afirmou que estudará eventuais representações na Justiça Eleitoral. Até o momento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não se manifestou sobre o caso.
No Congresso, líderes do Republicanos argumentam que o vídeo está amparado na liberdade de expressão e não caracteriza pedido de voto, requisito para configurar propaganda irregular. Eles também lembram que Tarcísio ainda não declarou pré-candidatura, condição que só deve ocorrer no ano anterior à eleição.
Especialistas em direito eleitoral destacam que o conteúdo pode ser analisado sob a ótica do artigo 36 da Lei 9.504/1997, que proíbe propaganda extemporânea, mas admitem que a jurisprudência recente do TSE tem sido mais flexível com publicações genéricas ou críticas de caráter político.
Até o fechamento desta reportagem, o vídeo acumulava mais de um milhão de visualizações no X e ultrapassava 200 mil curtidas no Instagram, indicando forte engajamento entre simpatizantes do governador.
Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de No Centro do Poder
- Banco Central confirma retirada de dinheiro físico com o avanço do Pix - 24 de maio de 2026
- Deolane Bezerra é presa por suposta ligação com o PCC e investigação expõe conexões financeiras com o crime organizado - 21 de maio de 2026
- Nova denúncia contra OSS de hospital em Diamantino amplia pressão sobre modelo de terceirização - 20 de maio de 2026
↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓
↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓
Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) -














Assine o Canal










Adicionar comentário