POLÍTICA EM FOCO

Manifestação “Acorda, Brasil” ocorre domingo na Paulista

O movimento batizado de “Acorda, Brasil” promete levar oposicionistas às ruas neste domingo, 1º de outubro, em várias capitais do país. O principal ato está agendado para as 14h, na avenida Paulista, em São Paulo, com críticas direcionadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.

Convocação e lideranças

A mobilização foi convocada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por meio de vídeo divulgado nas redes sociais em 25 de setembro. No material, o parlamentar defende o slogan “Fora Lula” e denuncia, segundo suas palavras, aumento de impostos, crescimento da criminalidade e piora em serviços públicos como saúde, educação e saneamento. Ele afirma que a manifestação será a primeira de uma série de atos nacionais “para unir o Brasil em defesa da liberdade”.

Além de Nikolas, estão confirmados na Paulista o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e os governadores Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (PSD-GO), todos apontados como possíveis candidatos à Presidência em 2026. Já o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não participará por encontrar-se em viagem internacional.

Pautas contra STF e caso Banco Master

Entre as bandeiras do protesto estão os pedidos de “Fora Moraes” e “Fora Toffoli”, em alusão aos ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. Nikolas acusa Moraes de perseguição política ao conduzir investigações e prisões ligadas aos atos de 8 de Janeiro, que resultaram em centenas de detidos. Sobre Toffoli, o deputado menciona o case Banco Master como exemplo de supostos privilégios ou condutas incompatíveis com o cargo.

Histórico de mobilizações

No final de janeiro, Nikolas liderou a “Caminhada pela Liberdade”, percorrendo cerca de 250 quilômetros entre Paracatu (MG) e Brasília. O trajeto levou seis dias e culminou em um ato contra uma eventual prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante o encerramento, 72 participantes foram atingidos por um raio na região central da capital federal, sem registro oficial de mortes, mas com vários feridos.

No novo chamamento, o deputado afirma que Bolsonaro “acordou” milhões de brasileiros para a política e sustenta que o ex-chefe do Executivo é alvo de perseguição. Nikolas conclama os apoiadores a comparecerem “vestidos de verde e amarelo” para, segundo ele, mostrar que “o país não aceita ser tratado como massa eleitoral”.

Programação nacional

Além de São Paulo, estão previstas concentrações em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e outras capitais, sempre no domingo à tarde. Organizadores locais replicaram o conteúdo oficial nas redes, reforçando a pauta contra o governo federal, o STF e o que classificam como “gastos excessivos com luxos e mordomias”.

Até a publicação desta reportagem, não havia estimativa oficial de público. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que acompanhará o ato com reforço de policiamento, mas não detalhou efetivo. A manifestação será monitorada também pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que avaliará necessidade de bloqueios na avenida Paulista e vias adjacentes.

Em nota divulgada pela assessoria, Nikolas Ferreira afirmou esperar “uma grande demonstração de força” contra o que chama de “agenda de aumento de impostos e aparelhamento das instituições”. O deputado disse ainda que novas datas de protesto serão anunciadas após a avaliação dos resultados deste domingo.

Com presença de figuras ligadas à direita e pauta crítica ao governo, o ato deste 1º de outubro deverá medir o poder de mobilização da oposição no início da discussão sobre as eleições municipais de 2024 e, indiretamente, da corrida presidencial de 2026.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de Conexão Política

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 26 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nossos leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil e do mundo. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um APP de Rádio/TV online (Rádio Adrenalina - em IOS e Android), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 323 days 12 hours 24 minutes 15 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com