NOTÍCIA EM DESTAQUE

Tre-mt aceita denúncia e torna vice-prefeita de Jauru ré por suspeita de compra de votos

Tre-mt aceita denúncia e torna vice-prefeita de Jauru ré por suspeita de compra de votos
TRE-MT aceita denúncia contra vice-prefeita de Jauru, Enércia Monteiro dos Santos, por suspeita de compra de votos nas eleições de 2024.

Decisão do TRE-MT reverte arquivamento anterior

A vice-prefeita de Jauru, Enércia Monteiro dos Santos (PSB), tornou-se ré em uma ação penal que investiga suposta prática de compra de votos durante o pleito municipal de 2024. A decisão foi proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) nesta quarta-feira (08), após o colegiado acolher um recurso apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra a rejeição inicial da denúncia.

eleições: cenário e impactos

Em outubro de 2025, a 41ª Zona Eleitoral havia decidido pelo arquivamento do caso, sob o argumento de que não existiam elementos probatórios suficientes para sustentar a acusação de abuso de poder econômico ou compra de sufrágio. Contudo, o cenário jurídico mudou após a análise do relator, o juiz-membro Jean Garcia de Freitas Bezerra, que identificou indícios robustos para a continuidade do processo.

Flagrante e provas materiais

O caso teve origem em 3 de outubro de 2024, quando policiais civis realizaram monitoramento na residência de Enércia Monteiro dos Santos. A ação foi motivada por denúncias de que dinheiro estaria sendo distribuído a eleitores. Durante a diligência, uma mulher foi abordada ao deixar o imóvel portando R$ 500 em espécie, além de materiais de campanha de diversos candidatos, incluindo o então postulante à prefeitura, Valdeci José de Souza, conhecido como “Passarinho” (União Brasil).

Segundo os autos, a eleitora afirmou às autoridades que o valor recebido seria uma contrapartida por seu apoio político, pela presença em um comício e por sua atuação na campanha na comunidade onde residia. A testemunha relatou ainda a promessa de pagamentos adicionais após o evento político. Além do dinheiro, a polícia apreendeu quatro folhas de cheque assinadas em branco na residência da vice-prefeita e cerca de R$ 5 mil em posse de assessores e secretários municipais que estavam no local.

Andamento da ação penal

Ao votar pelo recebimento da denúncia, o relator Jean Garcia de Freitas Bezerra enfatizou que a fase atual do processo não exige a comprovação definitiva da culpa, mas a existência de elementos que justifiquem a persecução penal. O magistrado destacou que o inquérito reúne um conjunto probatório composto por depoimentos, registros telefônicos, vídeos e materiais apreendidos que sustentam a acusação.

Com a abertura da ação penal, o processo segue agora para a fase de instrução. Nesta etapa, a Justiça Eleitoral procederá com a oitiva de testemunhas e a produção de novas provas, visando esclarecer os fatos e determinar as responsabilidades dos envolvidos no suposto esquema de negociação de votos em Jauru.

Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de RepórterMT

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Diretor de Jornalismo
Siga-me
(Visited 4 times, 1 visits today)

↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓

↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓



Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) - Canal Whatsapp

Danny Bueno - Diretor de Jornalismo

Especializado em jornalismo investigativo e político.
Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia.
É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, consultor e analista de política e marketing social.
É associado à ABI - Associação Brasileira de Imprensa, membro da FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas e filiado ao SINDJOR/MT - Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso e membro da FIJ - Federação Internacional de Jornalismo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online: RÁDIO ADRENALINA.
Disponível tanto em IOS quanto em ANDROID, que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

BOLSONARO LIVRE !

- DIAS DE PRISÃO POLÍTICA E HORAS DE TORTURA: 309 days 1 hour 57 minutes 7 seconds

RAPIDINHAS

PALAVRA DO EDITOR

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em jornalismo investigativo e político. Está radicado nos Estados de Mato...

DENÚNCIAS ONLINE

COTAÇÃO DE MOEDAS

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

VITRINE DE CLIENTES

CLIMA & TEMPO

MERCADO IMOBILIÁRIO

GRUPO GAMA

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CRIPTOS EM ALTA

Desenvolvido por Investing.com