fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

ALTA FLORESTA COLUNA AF - ANÁLISE DOS FATOS DESTAQUE EMPRESARIAL MATO GROSSO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Associados ao CDL de Alta Floresta colocam intervenção do FCDL sob suspeita e ameaçam acionar a Justiça

(Last Updated On: 9 de fevereiro de 2024)

A entidade comercial está sob intervenção da FCDL desde o dia 1º de janeiro de 2024, que na tarde de ontem, lançou um “Comunicado Oficial” em tom de esclarecimentos.

Os membros filiados da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Alta Floresta estão preparando uma ação judicial para exigir mais transparência nas informações e a realização de eleições para a diretoria da organização. Um documento está sendo elaborado e já foi assinado por mais de 60 empresários.

ENTENDA O CASO

O empresário Alex Fabiano Cavalheiro, um dos principais coordenadores do grupo de empresários, afirmou a nossa reportagem que, desde a primeira convocação para a assembleia pelos ex-diretores em 2023, houve uma tentativa de evitar a realização das eleições e prorrogar os mandatos. A intervenção ocorreu quando 95% dos associados presentes na assembleia rejeitaram a prorrogação dos mandatos.

Estes empresários, que se opõem à prorrogação de mandatos dos mesmos nomes com alternâncias de cargos, agora observam que os antigos diretores continuam influenciando nas decisões da entidade de forma sub-reptícia (ainda conduzindo assuntos administrativos no interior da entidade), os quais foram denominados de “junta-governativa”, em desacordo com o estabelecido e em assembleia pela FCDL, que assumiu compromissos com o grupo, bem como um processo de afastamento total da gestão passada e a manutenção da lisura por meio de uma intervenção eleitoral justa em Alta Floresta.

Porém, segundo o grupo de empresários, a entidade federativa (FCDL), não cumpriu com a palavra e estaria “sonegando informações preciosas”, solicitadas pelo grupo, como por exemplo, o nome de todos os nomeados no processo de intervenção. Se sabe apenas é que, Odair Nunes Bezerra, ex-presidente da FCDL, que reside em Cuiabá, foi o nomeado como interventor titular, sem que fosse divulgado os nomes dos demais envolvidos na intervenção, que necessariamente precisam ser de foram do âmbito empresarial no município.

Para Alex Fabiano, como resultado dessa confusão administrativa a entidade acaba promovendo a si mesma uma quebra de confiança institucional, além de afirmar que a CDL de Alta Floresta se encontra praticamente “abandonada” pelos responsáveis pela intervenção.

Desta forma, de acordo com ele, está evidente que a FCDL não tem interesse em resolver a situação, e grupo de associados tomou a decisão de entrar na justiça.

“Vamos acionar juridicamente a CDL e a FCDL. Queremos que eles apresentem os documentos da intervenção, que são os interventores e quando vai ser a eleição, que deve ser realizada o mais breve possível para deixar a CDL nas mãos dos alta-florestenses”, afirma.

Para ele, “a eleição tem que ser realizada porque a intervenção não está fazendo a investigação prometida, para apurar as questões levantadas pelos empresários que apontam uma perpetuação de poder nas mãos de um grupo seleto de algumas pessoas, que “sequestraram” a diretoria para si, e se mantém a frente da entidade há mais de 20 anos”, a exemplo da atual da 1ª Secretária, Elza Maria Lopes, que reveza-se na presidência há pelo menos 10 anos”.

 

Após a intervenção, esperava-se que houvesse eleições limpas e democráticas, mas isso não aconteceu. Mesmo após diálogos com a FCDL, nenhuma das informações expressamente solicitadas foi fornecida aos empresários, sobre os nomes dos interventores, ou sobre a documentação da intervenção. “Isso nos leva a decidir por buscar a justiça para exigir transparência e a realização de eleições o mais rápido possível”.

“Não existe prestação de contas do Mérito Lojista para os associados e nenhuma outra, mas o erro que resultou na intervenção é não ter feito a eleição. Então, a intervenção deveria vir para organizar e fazer a eleição. O que não pode é a FCDL vir para Alta Floresta assumir de qualquer forma, ficar em Cuiabá e a CDL estar abandonada. Os associados de Alta Floresta precisam da CDL funcionando, mas não respondem nem e-mail e apenas cobram a mensalidade”, rechaça (Em entrevista concedida ao Jornal Mato Grosso do Norte).

Segundo Alex, a falta de eleições não é justificativa suficiente para a intervenção, como  a FCDL quer aparentar ser o problema, em vez de focar especialmente, na falta de transparência na prestação de contas aos associados nos últimos anos e priorizar a organização de processo eleitoral isento de contaminações internas, em vez disso, deixa a entidade, já há mais de 40 dias, praticamente “abandonada”, sem definir quem assumirá o comando da entidade.

Conforme Alex, a CDL não é mais uma entidade representativa de classe há muitos anos, e se a justiça não tomar uma decisão favorável ao consenso da maioria dos empresários, fazendo a FCDL não cumprir a promessa de realizar eleições, os associados consideram buscar alternativas, como abrir um novo canal de pesquisa de clientes ou se filiar à antiga Associação Comercial de Alta Floresta, mantendo apenas a taxa mínima de associação à CDL, até que a entidade tenha novamente sua imagem e confiança restaurada.

COMUNICADO DA FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE DIRIGENTES LOJISTAS DE MATO GROSSO:

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 1.381 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook