Com uma área de 8,9 mil quilômetros quadrados e uma população de aproximadamente 3,2 milhões de habitantes, a ilha de Porto Rico, terra natal do renomado cantor Bad Bunny, possui um status político peculiar. Oficialmente classificado como um território pertencente aos Estados Unidos no Caribe, o local se destaca pelo predomínio do idioma espanhol e de uma rica cultura latino-americana, apesar de sua vinculação com Washington.
Debate sobre o Status Colonial
A situação política de Porto Rico é marcada por ambivalências significativas. Enquanto os porto-riquenhos gozam de livre trânsito nos Estados Unidos e podem eleger o governador da ilha, eles não têm o direito de votar para presidente estadunidense nem possuem representantes com poder de voto no Congresso dos EUA. Contudo, o território está sujeito às leis federais americanas, seus residentes servem às Forças Armadas dos EUA e a ilha abriga bases militares de Washington, mas não participa ativamente das relações internacionais.
Essa conjuntura leva especialistas e movimentos políticos a considerarem Porto Rico uma colônia de Washington, embora o termo oficial seja “Estado livre associado”. Gustavo Menon, professor de relações internacionais da Universidade Católica de Brasília (UCB), explicou que, para as Nações Unidas (ONU), a autonomia administrativa impede a classificação como uma colônia clássica. No entanto, Menon avalia que a ilha, apesar de possuir mecanismos de governo autônomo, está subordinada às decisões de Washington sem que seus habitantes usufruam de todos os direitos dos demais cidadãos dos EUA. Ele descreve a situação como uma “espécie de colônia dos EUA”, um “resquício neocolonial” que persiste no século XXI.
Manifestação Cultural de Bad Bunny no Super Bowl
No dia 9 de fevereiro, o artista porto-riquenho Bad Bunny se apresentou no show do intervalo do Super Bowl, em São Francisco, nos EUA. Pela primeira vez na história do evento, o show foi cantado em espanhol, servindo como uma celebração das culturas latino-americanas e um tributo aos imigrantes.
Conhecido por suas críticas à política anti-imigração do ex-presidente Donald Trump, Bad Bunny utilizou o slogan “Deus abençoe a América”, presente nas notas de dólar, e em seguida citou os nomes de todos os países latino-americanos, transformando a mensagem em um desejo de benção para todas as nações do continente. Durante a apresentação, bandeiras de Porto Rico, Cuba, Brasil, Venezuela e outros países das Américas tremularam no estádio, ao lado da bandeira dos Estados Unidos.
A performance gerou forte reação de Donald Trump, que a classificou como “absolutamente terrível” em uma rede social. Ele declarou que a apresentação era “uma afronta à grandeza da América” e que não representava os “padrões de sucesso, criatividade ou excelência”, criticando ainda a incompreensão da letra e a dança como “repugnante”.
A defesa da cultura latina de Porto Rico e a denúncia da influência estadunidense são temas recorrentes na obra de Bad Bunny. Em uma canção interpretada no Super Bowl, o artista fez uma analogia com o Havaí, que, ao se tornar um estado dos EUA, teria, em sua visão, perdido parte de sua identidade indígena. A letra diz: “Eles querem tirar meu rio e minha praia também. Eles querem meu bairro e que a vovó vá embora. Não, não solte a bandeira nem se esqueça do lelolai [técnica de canto da música folclórica porto-riquenha]. Porque eu não quero que façam com vocês o que aconteceu com o Havaí”.
História: De Colônia Espanhola a Território dos EUA
A trajetória de Porto Rico como território remonta ao final do século XIX. Com o declínio do Império Espanhol e as guerras de independência na América Latina, Espanha encerrou o século com apenas Cuba e Porto Rico como suas últimas colônias no continente americano.
Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de Google Notícias
- TRE-MT nega liminar e mantém publicações sobre suposta violência doméstica envolvendo Pivetta - 9 de abril de 2026
- Justiça determina penhora de 30% do salário de ex-prefeito de Várzea Grande por dívida de R$ 5,6 milhões - 8 de abril de 2026
- Oficiais questionam nomeação de sargento na Casa Militar; cabos e soldados defendem nova - 8 de abril de 2026
↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓
↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓
Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) -
















Assine o Canal










Adicionar comentário