O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou, nesta quinta-feira (12), que mais de 4 mil cidadãos brasileiros retornaram do Oriente Médio desde o dia 28 de fevereiro. Os repatriamentos ocorreram após o início de um novo conflito envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã, com os embarques sendo realizados principalmente nos aeroportos de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), e de Doha, no Catar.
De acordo com a pasta, que monitora a situação de crise na região, os voos regulares da companhia Emirates de Dubai para os aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ) foram restabelecidos em 4 de março. Até o momento, 14 operações foram concluídas, possibilitando o retorno de aproximadamente 3,8 mil brasileiros por essa rota.
Em Doha, as operações foram retomadas em 7 de março, e até esta quinta-feira, 278 brasileiros conseguiram retornar ao país. O voo direto entre Doha e São Paulo, operado pela Qatar Airways, foi reiniciado nesta mesma quinta-feira, com a próxima viagem programada para o dia 15.
Desde 28 de fevereiro, o Itamaraty desaconselha viagens para 12 países na região afetada. Para aqueles que já se encontram no Oriente Médio, a orientação é seguir rigorosamente as recomendações de segurança das autoridades locais. Em caso de cancelamento de voos, os viajantes devem contatar a companhia aérea para a remarcação dos bilhetes.
O governo brasileiro mantém plantões consulares em todos os países afetados pelo conflito. Devido a possíveis restrições locais, o Ministério recomenda o uso de mensagens de texto se as chamadas de WhatsApp não forem completadas, e garante que os canais oficiais estão em constante atualização. Além disso, o Itamaraty negocia o transporte terrestre seguro de brasileiros de Doha, Kuwait e Manama (Bahrein) até o Aeroporto de Riade, na Arábia Saudita, para posterior embarque em voos comerciais com destino ao Brasil. Para esse traslado, é exigido passaporte com validade mínima de seis meses e o cumprimento dos requisitos de entrada na Arábia Saudita. O auxílio prioriza não residentes e grupos preferenciais, conforme a Lei 10.048/2000, e há esforços em andamento para o transporte de animais domésticos retidos nos Emirados.
O conflito desencadeado por Estados Unidos e Israel contra o Irã, que se aproxima de duas semanas, já resultou na morte de cerca de 2 mil pessoas, em sua maioria iranianos e libaneses. A capacidade de resistência do Irã frente às forças bélicas dos EUA e Israel, além das retaliações contra nações do Golfo Pérsico, têm gerado impactos significativos no comércio mundial de petróleo.
O governo iraniano, que tem atacado navios cargueiros no Estreito de Ormuz – principal rota mundial de petróleo no Oriente Médio –, alertou para a possibilidade de o preço do barril atingir US$ 200 nas próximas semanas. Em resposta a possíveis reflexos na escalada dos preços no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto zerando as alíquotas de PIS e Cofins sobre a importação e comercialização de diesel. Uma medida provisória (MP) também foi assinada, concedendo subvenção ao diesel para produtores e importadores.
- TRE-MT nega liminar e mantém publicações sobre suposta violência doméstica envolvendo Pivetta - 9 de abril de 2026
- Justiça determina penhora de 30% do salário de ex-prefeito de Várzea Grande por dívida de R$ 5,6 milhões - 8 de abril de 2026
- Oficiais questionam nomeação de sargento na Casa Militar; cabos e soldados defendem nova - 8 de abril de 2026
↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓
↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓
Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) -


















Assine o Canal










Adicionar comentário