fbpx

> RÁDIO ADRENALINA <

BRASIL EVENTOS DA NATUREZA MATO GROSSO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eclipse Solar | Veja os melhores pontos para acompanhar o eclipse deste Sábado (14/10), em MT

(Last Updated On: 14 de outubro de 2023)

Esse evento astronômico ocorre quando a Lua fica alinhada entre a Terra e o Sol, cobrindo sua luz que chega ao nosso planeta.

Um eclipse solar anular poderá ser visto do Brasil neste Sábado (14/10). Quem mora em Mato Grosso conseguirá ter uma boa observação do fenômeno, que será parcial e que estará melhor visível para quem estiver mais ao norte do estado.

Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, ela não o esconde totalmente e forma-se o que se chama de “anel de fogo” no céu.

Para quem está em Cuiabá, o horário do início do eclipse está marcado para as 13h48 e o fim para as 16h54, no horário local. Esse será o principal evento astronômico do ano no Brasil.

Em Cuiabá, o ponto máximo do eclipse, momento em que a maior parte do Sol estará encoberta pela sombra da Lua, será as 15h38. Quem estiver na capital mato-grossense poderá ver a lua cobrindo 61,2% do astro.

O município de Mato Grosso que melhor conseguirá observar o fenômeno será Apiacás. A cidade, que é a mais ao norte do estado, conseguirá observar 81,2% do Sol encoberto.

Cidades como Rondonópolis, Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço devem ser as cidades com menor visão no Estado, com menos de 60% do Sol encoberto.

Já municípios como Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde e Juína devem ter a visão de mais de 70% do Sol encoberto pela Lua.

Apesar da possibilidade de ver o eclipse, as cidades que tiverem com nebulosidade ou com chuva durante a tarde de sábado terão a visão afetada.

Time and Date

Eclipse em MT

Visão do eclipse nos estados brasileiros

 

Cuidados ao observar Eclipse

Olhar a olho nu para o Sol sem o uso de equipamentos adequados pode trazer sérios danos à visão. De acordo com a Fiocruz, além de nunca olhar diretamente para o Sol sem os equipamentos adequados, não se deve utilizar óculos escuros comuns, películas ou negativos fotográficos, chapas de radiografia, câmeras ou celulares.

Nunca se deve usar um telescópio comum para observar o fenômeno, somente telescópios específicos, com filtros apropriados e sob a supervisão de especialistas. Além dos cuidados com os olhos, cuide também do seu corpo como um todo e durante a atividade, se hidrate e use protetor solar para a pele.

Caso não disponha desses itens observacionais, a dica é procurar em sua região por instituições ou grupos de divulgação e popularização de astronomia com atividades para o evento. Por fim, o Observatório Nacional também fará a transmissão do eclipse ao vivo pela internet a partir das 11h30 (horário de Brasília).

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 1.243 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook