Últimas

Cefapros recebem mais de mil livros sobre temáticas indígenas

Gestores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros), que participaram de um encontro realizado em Cuiabá, receberam da Faculdade Intercultural da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Barra do Bugres, mais de mil livros de temáticas indígenas. Foram entregues três exemplares de 23 títulos para cada um dos Cefapros, num total de 1035 livros, que irão contribuir para otimizar o trabalho dos professores formadores.

Segundo o diretor da faculdade, Adailton Alves da Silva, são títulos que vão desde a temática de mitos, histórias e práticas de sala de aula e inclui quase toda as etnias do Estado. “Os autores são nossos alunos da Faculdade Indígena. Conseguimos 23 títulos com essas temáticas e que inclui experiência com alunos indígenas”, destaca.

Silva lembra que os Cefapros têm professores formadores que acompanham as escolas indígenas e não possui material com a temática, tendo somente livros sobre as escolas da cidade. “O material doado fará com que os formadores desenvolvam um trabalho próximo da realidade indígena”, frisa.

Para Mirta Grisel Garcia de Kehler, da Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), os títulos são essenciais para o bom trabalho dos professores formadores, uma vez que existem poucos livros dessa temática nos Cefapros. “É uma oportunidade para trabalhar com a realidade dessas etnias”, ressalta.

Além disso, os Centros podem cumprir a lei sobre relações etnicorraciais, uma vez que os alunos da cidade também precisam conhecer a história dos indígenas.

O coordenador da educação escolar indígena da Seduc, Sebastião Ferreira de Souza, explica que é preciso também o aluno indígena dispor de um livro didático, mas de acordo com a realidade. “Uma necessidade para a qualidade de ensino para as escolas indígenas”, frisa. Ele exemplifica caso como a ema onde nem sempre existe uma contextualização ambiental e biológica.

Conforme o secretário adjunto de Política Educacional Edinaldo Gomes de Sousa, a Seduc orienta as escolas através de documentação legal – Lei Diretrizes e Base (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), orientação curricular nacional, e orientação do Estado de Mato Grosso para a diversidade educacional publicada pela própria Seduc. (Assessoria SEDUC-MT)



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Cefapros recebem mais de mil livros sobre temáticas indígenas
FONTE: DIÁRIONEWS
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PERGUNTINHA DO MÊS:

Os votos que foram distribuídos aos 6 candidatos em condições de representar Alta Floresta, que poderia ter elegido pelo menos um deputado estadual, você acha que a região mereceu ficar sem nenhum representante local na Assembleia Legislativa?

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

SIGA-ME OS BONS…

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: