ÚLTIMAS

Cinema negro ganha força no Festival de Brasília

(Last Updated On: 11 de agosto de 2018)
Cinema negro ganha força no Festival de Brasília

O Festival de Brasília recebeu este ano inscrições de maior número de filmes dirigidos por negros e conta com nova premiação, específica para contemplar a temática negra no cinema. O Prêmio Zózimo Bulbul foi anunciado durante a apresentação dos selecionados para a edição deste ano, que acontece entre os dias 14 e 23 de setembro na capital federal.

Cena do filme Eu, minha Mãe e Wallace – (Divulgação/Festival de Brasília do Cinema Brasileiro)

“O prêmio vai destacar um filme dentro da programação, a partir de critérios da presença e força da representação das personagens, da história e de uma série de questões que serão discutidas pelo júri para buscar esse destaque do filme a partir das questões negras, presentes na tela das produções que serão exibidas”, anunciou o diretor artístico do festival, Eduardo Valente, na última quarta-feira (8).

Este ano foram inscritos mais filmes sobre a temática ,e eles aparecem também com um percentual maior entre os filmes selecionados, segundo o diretor. Dos filmes inscritos para esta edição do festival, 68% foram dirigidos por brancos e 11% por negros. Com relação aos filmes selecionados para a mostra competitiva, os percentuais ficam em 61% de brancos, 28% de negros e 9% que não quiseram declarar.

Debate

A edição anterior  do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foi marcada por forte discussão sobre a representação de pessoas negras nas telas de cinema, assim como sua participação nas diferentes etapas da realização de uma obra audiovisual, em especial no roteiro e direção.

O debate aumentou com o longa-metragem Vazante, de Daniela Thomas, criticado pelo papel secundário atribuído aos personagens negros, em uma trama com recorte histórico que aborda o período da escravidão no Brasil.

Valente acredita que a discussão específica sobre o filme de Thomas ganhou dimensão maior por uma série de circunstâncias, mas considera que o debate dessa questão já se desenhava pelo menos desde a edição anterior, de 2016, que contou com uma mesa de discussão sobre a produção das minorias étnicas e raciais.

“A dimensão principal, que nos chamou a atenção positivamente e que acho que teve a ver um pouco com o que aconteceu no ano passado – não quero superdimensionar por entender que aquilo é parte de um processo -, foi o aumento realmente percentual, a força e de qualidade inclusive da produção apresentada por profissionais negros atrás das câmeras”, afirmou Valente.

Prêmios

O diretor artístico relaciona o aumento das produções inscritas por diretores negros este ano ao fato de filmes com essa temática terem sido premiados na edição do ano anterior e considera essencial que esses trabalhos estejam em primeiro plano nos festivais de cinema.

“A gente acha que isso tem uma força simbólica de representação da autoimagem, de possibilidade de quebrar esse quadro histórico de invisibilidade.O festival não pode estar distante dessa dimensão essencial, que é uma demanda do próprio criador negro, interessado em mudar essa capacidade de se perceber capaz ou em igualdade de condições no sentido criativo”, acrescentou.

O diretor Marcos Carvalho acredita que a nova premiação proporciona maior confiança aos profissionais negros e incentiva a inscrição desses filmes nos festivais. “Isso aumenta a crença no realizador negro, de que é possível inscrever e ver seu filme selecionado, porque sempre existe uma desconfiança muito grande de eventuais panelas. É uma iniciativa que combina com o atual contexto, tanto de filmes que estão sendo exibidos em Brasília, o debate que aconteceu no ano passado, e essa efervescência do cinema e da cultura negra de forma geral”.

Ao lado de seu irmão gêmeo Eduardo Carvalho, ele recebeu o prêmio de melhor direção no ano anterior com o curta-metragem Chico (2016-RJ). Os irmãos Carvalho participam novamente desta edição com outro curta, o filme Eu, Minha Mãe e Wallace.

“A gente participou no ano passado e saiu de lá extremamente animado, foi uma experiência muito enriquecedora. A gente estava sem nenhum projeto, e desenvolvemos esse curta com o objetivo de tentar chegar em Brasília novamente, vimos as datas e traçamos esse objetivo com a equipe”, contou Marcos Carvalho à Agência Brasil.

A exibição de Chico na mostra competitiva do ano anterior marcou a estreia dos irmãos Carvalho no Festival de Brasília. Com 25 anos, eles  estão começando a trajetória nos festivais de cinema. “A gente tá começando a entender esse clima agora, vai ser interessante entender melhor as reverberações do que aconteceu no ano passado. Estamos começando a entender esse circuito de festivais”, disse Carvalho.

Momento atual

Para a diretora Glenda Nicácio, as discussões que ocorreram na edição anterior do festival eram urgentes e representam o momento atual dos negros no país, com políticas públicas de acesso a universidades e de regionalização da produção cinematográfica, assim com o barateamento dos equipamentos e acesso às tecnologias digitais.

“São vários fatores que fizeram com que esse público fosse se modificando e mudando de lugar. Quem antes era apenas público, hoje também é produtor, também pensa cinema, tem acesso e pode fazer. Isso é transformador, porque faz com que coisas que aparentemente eram muito naturais comecem a ser questionadas”, afirmou à Agência Brasil.

Ela acredita que esses fatores possibilitam uma diversidade de voz e conteúdo na produção audiovisual brasileira e que o prêmio Zózimo Bulbul demarca esse momento de discussão sobre o papel do negro no cinema brasileiro, além da discussão que permeou a última edição do festival.

“É um posicionamento político do festival e das pessoas que, de certa forma, passam por ele e o cercam. Esses temas não podem ficar como discussões de um filme ou demarcadas por um debate específico. Eles precisam ser cotidianos, incorporados em nossa prática de pensar cinema, questionar, fazer curadoria, assistir e avaliar os filmes, seja você espectador, produtor ou jornalista”, observou.

Café com Canela

Ao lado de  Ary Rosa, Nicácio dirigiu o longa-metragem Café com Canela, escolhido o melhor longa-metragem pelo júri popular na edição de 2017. O filme tem, além da diretora, todo o elenco formado por negros. Eles estão de volta este ano na mostra competitiva, com um novo longa-metragem, Ilha, que já estava sendo filmado durante o festival passado.

A equipe, parte dela presente em Café com Canela, esperou no set de filmagem, no interior da Bahia, o retorno dos diretores que estavam em Brasília participando do festival para concluir as gravações. Para a diretora, a estreia em Brasília, com uma premiação do júri popular, deu mais segurança à equipe e contagiou as filmagens do novo longa.

“Estar em Brasília com Café era uma possibilidade de reconhecimento e, por estar em processo de outro filme, uma possibilidade também de segurança e de generosidade com a equipe. A gravação do Ilha ficou contagiada por esse espírito de muita celebração e certeza de que caminhamos juntos em uma direção e sendo vistos”, afirmou Glenda.

Formados em cinema pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, os diretores fundaram a produtora independente Rosza Filmes, em Cachoeira (BA), em 2011, e estrearam na direção de longa-metragem com Café com Canela. A primeira exibição nacional do filme ocorreu no Festival de Brasília.

“Partindo de uma produtora do interior da Bahia, totalmente fora do eixo principal, participar do festival nos deu um ânimo com certeza. Brasília trouxe esse recorte de com que público a gente dialoga. Esse cinema que nós estamos fazendo não funciona com todo mundo, funciona pra quem, com quem, quem é que se interessa, quem é que é tocado?. Eu acho que essa é a maior coisa que Brasília trouxe nesse processo do Ilha”, afirmou Glenda.

Apan

Viviane Ferreira, presidente da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan), considera que houve muito esforço em discutir os equívocos de Vazante, em detrimento de outras produções como Café com Canela (BA) e Nó do Diabo (PB), de  Ramon Porto Mota, Gabriel Martins, Ian Abé e Jhésus Tribuz, que apresentaram contribuições positivas sobre o papel do negro no cinema.

“É nítido que tratar as personagens negras da forma como o Vazante tratou, sem profundidade, já não cabe no tempo histórico que a gente vive. Hoje, vivemos um momento muito especial de estar compartilhando com uma geração que tem produzido de maneira estética e narrativa, com muita qualidade e sem disposição de dar um passo atrás. São coisas que deixam a gente muito feliz, na perspectiva de integrantes do movimento de cinema negro’, disse ela.

A Apan e o Centro Afrocarioca de Cinema foram as entidades que propuseram ao Festival de Brasília a criação do prêmio Zózimo Bulbul. “No curso dos debates, no ao passado, sobre ações afirmativas e representatividade, o Festival de Brasília se mostrou como um palco potente e corajoso para o enfrentamento dos debates raciais no audiovisual”, acrescentou Viviane.

A Apan surgiu em 2016, após uma série de diálogos e debates entre realizadores que frequentavam o Encontro de Cinema Negro, África Brasil e Caribe – criado por Zózimo Bulbul em 2007 no Rio de Janeiro – para atuar frente à desigualdade racial no setor audiovisual brasileiro.

“Zózimo foi um pioneiro nessa história toda, nesse movimento que está acontecendo hoje da juventude negra e dessa necessidade que, não só essa juventude, mas acho que o povo brasileiro está tendo de ver o negro representado na tela, ele por ele mesmo”, considerou Biza Vianna, companheira de Zózimo.

Diretora do Centro Afro Carioca de Cinema, ela lembrou que as principais referências de Zózimo eram os diretores do Cinema Novo, todos brancos, e considera que a militância do cineasta pelo cinema negro deixou como legado um referencial para as novas gerações. “Essa geração tem uma referência que não é a partir do olhar eurocêntrico, é a partir da valorização do seu próprio olhar. Então fico muito feliz com esse prêmio porque é a própria juventude reconhecendo esse protagonismo dele nele mesmo e por eles mesmos’, afirma.

Zózimo Bulbul (1937-2013) é autor de filmes como Alma no Olho (1973) – sua estréia como diretor –  e Abolição (1988), ganhador dos prêmio de melhor roteiro e fotografia do Festival de Brasília daquele ano. O produtor atuou em mais de 30 filmes incluindo Cinco Vezes Favela (1962) e Terra em Transe (1968), dirigiu nove, sendo o último deles Renascimento Africano, feito a convite do governo do Senegal por ocasião dos 50 anos de independência daquele país. O Encontro do Cinema Negro Brasil, África e Caribe, criado por Zózimo, completou 10 anos no ano passado, com mais de 80 produções brasileiras e internacionais de cineastas negros premiados e de jovens revelações.

Fonte: Agência Brasil

O post Cinema negro ganha força no Festival de Brasília apareceu primeiro em Folha do Estado.


Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 65
___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Cinema negro ganha força no Festival de Brasília
FONTE: FOLHA DO ESTADO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 66 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 67 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 68 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 69 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 70 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 71 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 72 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 73 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 74 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 75 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 76 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 77 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 78 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 79 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 80 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 81 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 82 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 83 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 84 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 85 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 86 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 87 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 88 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 89 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 90 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 91 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 92 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 93 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 94 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 95 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 96 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 97 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 98 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 99 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 100 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 101 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 102 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 103 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 104 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 105 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 106 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 107 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 108 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 109 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 110 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 111 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 112 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 113 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 114 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 115 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 116 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 117 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 118 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 119 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 120 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 121 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 122 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 123 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 124 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 125 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 126 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 127 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 128 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 129 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 130 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 131 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 132 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 133 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 134 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 135 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 136 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 137 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 138 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 139 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 140 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 141 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 142 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 143 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 144 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 145 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 146 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 147 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 148 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 149 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 150 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 151 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 152 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 153


Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 154 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 155 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 156 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 157 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 158 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 159 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 160 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 161 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 162 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 163 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 164 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 165 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 166 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 167 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 168 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 169 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 170 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 171 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 172 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 173 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 174 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 175 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 176 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 177 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 178 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 179 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 180 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 181 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 182 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 183 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 184 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 185 ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 186 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 187 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 188 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 189 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 190 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 191 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 192 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 193 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 194 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 195 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 196 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 197 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 198 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 199 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 200 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 201 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 202 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 203 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 204 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 205 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 206 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 207 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 208 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 209 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 210 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 211 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 212 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 213 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 214 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 215 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 216 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 217 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 218 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 219 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 220 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 221 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 222 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 223 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 224 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 225

Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 226 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 227 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 228 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 229 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 230 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 231 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 232 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 233 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 234 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 235 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 236 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 237 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 238 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 239 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 240 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 241 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 242 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 243 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 244 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 245 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 246 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 247 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 248 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 249 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 250 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 251 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 252 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 253 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 254 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 255 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 256 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 257 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 258 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 259 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 260 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 261 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 262 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 263 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 264 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 265 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 266 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 267 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 268 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 269 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 270 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 271 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 272 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 273 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 274 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 275 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 276 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 277 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 278 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 279 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 280 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 281 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 282 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 283 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 284 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 285 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 286 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 287 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 288 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 289 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 290 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 291 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 292 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 293 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 294 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 295 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 296 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 297 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 298 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 299 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 300 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 301 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 302 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 303 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 304 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 305 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 306 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 307 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 308 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 309 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 310 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 311 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 312 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 313 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 314 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 315 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 316 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 317 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 318 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 319 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 320 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 321 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 322 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 323 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 324 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 325 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 326 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 327 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 328 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 329 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 330 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 331 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 332 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 333 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 334 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 335 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 336 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 337 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 338 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 339 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 340 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 341 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 342 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 343 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 344 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 345 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 346 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 347 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 348 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 349 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 350 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 351 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 352 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 353 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 354 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 355 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 356

Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 357 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 358 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 359 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 360 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 361 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 362 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 363 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 364 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 365 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 366 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 367 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 368 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 369 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 370 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 371 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 372 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 373 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 374 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 375 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 376 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 377 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 378 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 379 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 380 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 381 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 382 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 383 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 384 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 385 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 386 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 387 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 388 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 389 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 390 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 391 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 392 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 393 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 394 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 395 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 396 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 397 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 398 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 399 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 400 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 401 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 402 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 403 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 404 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 405 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 406 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 407 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 408 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 409 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 410 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 411 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 412 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 413 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 414 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 415 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 416 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 417 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 418 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 419 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 420 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 421 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 422 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 423 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 424 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 425 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 426 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 427 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 428 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 429 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 430 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 431 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 432 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 433 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 434 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 435 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 436 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 437 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 438 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 439 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 440 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 441 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 442 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 443 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 444 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 445 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 446 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 447 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 448 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 449 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 450 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 451 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 452 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 453 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 454 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 455 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 456 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 457 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 458 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 459 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 460 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 461 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 462 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 463 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 464 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 465 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 466 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 467 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 468 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 469 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 470 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 471 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 472 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 473 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 474 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 475 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 476 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 477 Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 478


Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.
Cinema negro ganha força no Festival de Brasília 479
(Visited 1 times, 1 visits today)
Anúncios
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

Traduza para o seu idioma

PUBLICIDADE

PERGUNTINHA DO MÊS:

 

Recentemente a Câmara de Vereadores de Alta Floresta rejeitou uma Moção de Repúdio destinada ao Prefeito Asiel Bezerra. Na sua opinião de eleitor, a gestão do prefeito Asiel está satisfatória e não merecia a moção, ou está de abaixo da sua expectativa e merecia receber o repúdio da população ?

A) - Satisfatória
1 Vote
B) - Abaixo das expectativas
20 Vote

OPÇÕES 2020

Quais dos 14 nomes abaixo seriam potenciais vencedores nas urnas em 2020? (Refizemos a lista e zeramos os resultados, para uma disputa mais justa).

1) - Oliveira Dias
13 Vote
2) - Maria Izaura
3 Vote
3) - Edinho Paiva
1 Vote
4) - Rose Rampazio
2 Vote
5) - Dr. Charles
1 Vote
6) - Dida Pires
0 Vote
7) - Dr. Cleber
1 Vote
8) - Marinéia Munhoz
0 Vote
9) - Ademir Bruneto
3 Vote
10) - Rodrigo Arpini
1 Vote
11) - Jairo De Carli
4 Vote
12) - Moisés Prado
2 Vote
13) - Robson Silva
1 Vote
14) - Emerson Machado
0 Vote

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

ÚLTIMAS DO TWITTER

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2019/7/20
07 10 18 21 30 31
Dupla Sena 2
2019/7/20
11 18 29 30 34 46
Quina
2019/7/20
06 19 46 59 61
LotoMania
2019/7/19
01 03 05 08 24 51 54 65 71 76 78 82 83 84 86 88 90 91 93 99
LotoFacil
2019/7/19
03 04 05 06 09 11 12 13 14 16 17 19 20 21 23
TimeMania
2019/7/20
01 41 43 53 69 71 72
error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */