PUBLICIDADES
EM DESTAQUE GOVERNO MAURO MENDES MATO GROSSO POLÊMICA POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Mato Grosso estuda substituir delegados por escrivães e investigadores para chefiar delegacias

(Last Updated On: 30 de julho de 2019)

A proposta partiu dos sindicatos dos policiais civis do Estado de Mato Grosso, que sugeriu ao governo do Estado, como forma proporcionar de economia aos cofres público, enquadrando como aproveitamento de pessoal profissionais qualificados que já atuam na Polícia Judiciária Civil do Estado.

Governo de Mato Grosso estuda substituir delegados por escrivães e investigadores para chefiar delegacias 58
Para a presidente do Sinpol-MT, Edleusa Mesquita, esta Lei está defasada, tendo em vista o nível dos investigadores que se encontram na ativa: pós graduados, mestres e doutores em várias áreas.

A reunião, realizada com o governador Mauro Mendes, na sede do governo do estadual, o Palácio Paiaguás, em Cuiabá, no último dia 24 de julho (Quarta), contou com a presença dos representantes do Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso (Sindepol), Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil (Sindepojuc) e Sindicato dos Investigadores (Sinpol-MT). 

VEJA AQUI A MATÉRIA NO SITE DO SINDICATO

A pauta foi apresentar meios para reduzir os custos com o aproveitamento da mão de obra qualificada existente na instituição. Segundo a presidente do Sinpol, Maria Alice Amorim, uma das sugestões feitas na reunião com o Poder Executivo foi a de que o cargos ocupados por delegados possam ser exercidos por outros policiais com formação acadêmica adequada à posição.

Anteriormente, a informação divulgada era de que os policiais poderiam ocupar cargos de delegado, o que foi corrigido posteriormente. 

“Na verdade, isto foi destorcido, não é uma proposta do governo. A proposta que gerou confusão versa que na Policia Civil os cargos de chefia são ocupados exclusivamente por delegados. Porém, em alguns não há necessidade de ser ocupado por delegado, como é o caso do Recursos Humanos (RH). Não há necessidade de formação do curso de direito para ocupar esta função”, disse o presidente do Sindicato dos Escrivães, Davi Nogueira.

Segundo Davi, seria interessante pegar um policial da área para exercer o cargo de chefia, já que seria mais barato para o estado e possibilitaria que os delegados fossem colocados para exercer suas funções para qual fizeram concurso público. 

“A Acadepol não precisa também. Porque é um lugar de ensino, que é mais usada em épocas de concurso. Hoje, temos dois delegados à disposição lá. Seria muito melhor colocar um polciial formado nesta área de educação, que seria menos custoso. Se alterar esta lei, com certeza o estado terá economia muito grande”, disse Davi.

Porém, Maria Alice discorda da proposta. “A polícia no Brasil inteiro tem o princípio da hierarquia, chefiada por delegados. Se a polícia é chefiada por delegado de polícia, constitucionalmente, as decisões são todas validadas no Conselho Superior de Polícia Judiciária Civil, e os conselhos (nove membros), os diretores da polícia, assim como os diretores da academia, fazem parte do conselho. Se você tira essa hierarquia, piora a situação”, afirma.

 
O governador estabeleceu prazo de 15 dias para que cada sindicato apresente proposta a ser discutida em relação ao estatuto da categoria em busca de se obter um acordo entre as partes.

“A atualização do estatuto não compreende uma guerra de poder e, sim, uma decisão que você considera para melhorias na instituição. As alterações necessárias deverão ser em comum acordo com os sindicatos”, ponderou a presidente.

 
Uma das sugestões dadas por Maria Alice foi sobre contar com um assessor em uma delegacia que apoiaria o delegado de polícia. De acordo com o secretário de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, esta seria uma boa sugestão já que este assessor poderia ter uma contratação temporária por até cinco anos, desde que atendesse os requisitos para ocupação da vaga, como, por exemplo, ser bacharel em Direito e com contratação direta pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

“De forma alguma estamos querendo que investigadores e escrivães atuem como delegados. A proposta é para que os cargos de chefia possam ser ocupados por eles. Claro que, por parte da direção da Polícia Civil, há uma resistência. São cargos de chefia, por isso levamos até o governador. Se ele quer economizar, tem que partir dele”, finalizou Davi.
 
Em dezembro do ano passado, 15 delegados de polícia que passaram no concurso público realizado em 2017 foram empossados. 

Os delegados foram os primeiros chamados após a homologação do resultado final do concurso público, realizado em 2017, para formação de cadastro de reserva.

Com informações do Olhar Direto – Wesley Santiago.

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Seguir:

Danny Bueno

Diretor de Jornalismo em MatoGrossoAoVivo
Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É filiado à ABRAJI -Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)
Governo de Mato Grosso estuda substituir delegados por escrivães e investigadores para chefiar delegacias 59
Seguir:
(Visited 484 times, 1 visits today)
Anúncios
APOIE A INDEPENDÊNCIA DO SITE! DOANDO QUALQUER VALOR.
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Última chance de comentar!

“RAPIDINHAS”

Eu não posso mais ver um jovem de 14 , 15 anos assaltando e sendo violentado pela polícia. As vezes só por que roubou um celular

Condenado solto – Luiz Inácio Lula da Silva

“Eu não sou aliado do executivo, eu sou aliado da população que me confiaram.. vou estar aqui trabalhando para o bem população, para o bem do nosso município…”

Reinaldo de Souza (Lau – PSD) – Vereador de AF

“Com efeito, devidamente instruídos os autos, verifica-se a existência de irregularidades gravíssimas caracterizadoras de atos de improbidade administrativa, arquitetadas pelos acionados, que causaram prejuízo ao erário, bem assim engendraram ofensa aos princípios da administração pública…”

Antônio Fábio da Silva Marquezini – Juiz da 6ª Vara de Justiça/Alta Floresta

“Audiência Pública já… o caminho é esse, não tem outro, eu gostaria de contar com o nosso presidente… nós precisamos acabar com essa falta de respeito que essa empresa (Águas Alta Floresta), está tendo com essa Casa de leis e em especial com a população”

Luiz Carlos de Queiroz (MDB) – Vereador de AF.

Tem que fechar mesmo, por que não vemos por parte do município interesse em resolver a questão da poeira e do asfaltamento que nunca foi concluído”.

Mequiel Zacarias (PT) – Vereador de Alta Floresta

 

” A Prefeitura não tem condições de fiscalizar, vocês foram lá e filmaram a casa… Já determinei as providências ao Controle Interno do município, pra apurar por meio de uma auditoria e suspendi a licitação…”

Asiel Bezerra – Pref. de Alta Floresta

“Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder …”

Abraham Lincoln

PREVISÃO DO CLIMA

Tempo, 20 Setembro
Tempo em Alta Floresta booked.net
+45

Máx.: +46° Mín.: +28°

Humidade: 21%

Vento: NNE - 8 KPH

Tempo em Cuiabá
+40

Máx.: +42° Mín.: +31°

Humidade: 18%

Vento: NNW - 16 KPH

Tempo em Sinop
+48

Máx.: +48° Mín.: +26°

Humidade: 17%

Vento: NNW - 7 KPH

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

PUBLICIDADE

APOIAMOS ESTA CAUSA:

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

“BOMBANDO” NO TWITTER

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2020/1/21
09 11 13 21 29 44
Dupla Sena 2
2020/1/21
10 15 16 30 31 46
Quina
2020/1/22
33 37 46 74 77
LotoMania
2020/1/21
11 20 31 41 44 55 60 61 64 68 69 70 74 81 83 84 85 86 90 94
LotoFacil
2020/1/22
01 02 03 05 06 09 10 11 15 19 20 21 22 23 24
TimeMania
2020/1/21
02 08 15 22 39 52 73
error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */